Publicidade:

Feriado de 5 de outubro: 6 sugestões de escapadinhas

Parece que as férias de verão foram há uma eternidade e já está a precisar de uns dias de descanso. Veja as melhores sugestões para passear no feriado de 5 de outubro.

Feriado de 5 de outubro: 6 sugestões de escapadinhas
Fim de semana prolongado é sinónimo de viajar!

Já reparou que o próximo feriado de 5 de outubro calha a uma quinta-feira e com isso poderá fazer umas miniférias, aproveitando o fim de semana prolongado? Se esta foi realmente a melhor notícia que recebeu durante o dia de hoje, então fique a par dos melhores destinos para conhecer e poder relaxar um pouco para ganhar energia.

Oferecemos destinos dentro e fora de Portugal para que tenha mais opções de escolha, possa decidir melhor quanto quer gastar e veja qual o local que mais o atrai neste momento.

Vá para fora cá dentro: 6 ideias para o feriado

A frase pode ser bem antiga, mas a ideia que transmite será sempre atual. Portugal tem locais incríveis para descobrir e o feriado de 5 de outubro é uma excelente altura para encontrar um destino que ainda não conheça e deixar-se levar pelos seus encantos.

1. Gerês

gerês

O Gerês é uma verdadeira dádiva da Natureza, onde cada canto tem uma magia e encanto que deixam qualquer pessoa boquiaberta. Rica em vegetação e vida animal, o Gerês tem tudo que se possa assemelhar a um paraíso, onde perfeição bem pode ser a palavra ideal para caracterizar toda a região. Aliás, toda essa área está protegida atualmente pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, que foi criado com o objetivo de preservar todos os recursos naturais aí existentes.

2. Ponte da Barca

ponte da barca

Localizada no norte de Portugal, Ponte da Barca é um dos locais que merece uma visita bem atenta para se descobrir a sua história e a sua cultura e este feriado de 5 de outubro bem pode ser a altura ideal para descobrir a região. Os seus encantos naturais valeram-lhe o título de Reserva Natural da Biosfera e é uma região perfeita para caminhar, pela existência de vários trilhos interpretativos, com percursos pedestres assinalados.

Em Ponte da Barca, os turistas apaixonam-se pela autenticidade das paisagens. Aqui, a tradição tem-se juntado, de forma equilibrada, à modernidade, principalmente ao nível da gastronomia, hotelaria e atividades ao ar livre.

3. Albufeira

albufeira

Albufeira é um dos locais mais concorridos em Portugal, porém em outubro as multidões já são bem menores, mas ainda poderá aproveitar um pouco do sol algarvio.

É um local carregado de história com indícios de presença humana que remontam já ao período neolítico e à idade do bronze, o que se reflete num património histórico e cultural que representa o espírito e força de um povo lutador e cheio de fé.

Uma das melhores coisas a fazer nesta região, além de aproveitar o bom tempo, claro, é desfrutar de boa comida, pautada pela intensa atividade piscatória. Nos tradicionais pratos algarvios constam variedades de peixe e marisco, dos quais se destacam a Cataplana à Algarvia e a sardinha assada.

Ou então, conhecer um novo país

Se desejar aproveitar o feriado de 5 de outubro para uma viagem ao exterior, confira as melhores opções.

1. Marraquexe

marrakech

A beleza única de Marraquexe transmite um sentido de exotismo enorme aos seus visitantes. Conhecida como a “cidade vermelha”, pela tonalidade predominante nos seus elementos arquitetónicos, Marraquexe tem como monumentos mais conhecidos a Mesquita da Koutoubia, os Jardins da Menara, o Palácio Bahia, o Palácio Badii e os Túmulos Saadis.

Quando visitar esta cidade, não pode perder a experiência de poder explorar os imensos mercados, denominados de souks, onde pode comprar um pouco de tudo, incluindo o variado artesanato marroquino, roupa e lenços, comidas e especiarias. Apenas não se esqueça de negociar os preços – é uma tradição no mundo árabe!

2. Circuito Praga e Berlim

praga

A capital da República Checa é um dos destinos mais populares da Europa e considerada uma das mais belas cidades do mundo. Também conhecida como “a cidade das 100 cúpulas”, Praga é o lugar perfeito para um fim-de-semana numa atmosfera romântica, histórica e cosmopolita.

Depois é altura de rumar a Berlim e visitar o Portão de Brandemburgo, o Memorial ao Muro de Berlim na Bernauer Straße, entre outras atrações de uma cidade moderna, cosmopolita, mas ainda marcada pelo seu passado.

3. Circuito Innsbruck e Munique

munique

Innsbruck é uma cidade pequena, com pouco mais de 120 mil habitantes e com um centro turístico pequeno, charmoso e encantador. Toda esta região pode facilmente ser percorrida a pé e recomendamos a visita ao Schwarze Mander, na igreja Hofkirche, um conjunto de vinte e oito impressionantes esculturas em bronze, que servem de homenagem ao imperador Maximiliano e ao Palácio Imperial.

Depois é altura de visitar Munique, cujo núcleo turístico está situado entre a estação central, a Hauptbahnhof, e o rio Isar. Entre estes dois locais há um tipo de anel, que compreende o centro histórico da cidade. Tudo pode ser conhecido a pé. Conheça a igreja Frauenkirche, onde está a tumba do imperador Ludwig da Bavária e ande no elevador aí existente para uma vista magnífica sobre a cidade.

Veja também: