Publicidade:

Feriado de 5 de outubro: já sabe o que fazer no fim de semana prolongado?

Daqui a nada temos um dos últimos fins de semana prolongados do ano, com o feriado de 5 de outubro. Já sabe o que vai fazer?

Feriado de 5 de outubro: já sabe o que fazer no fim de semana prolongado?
Fim de semana prolongado é sinónimo de viajar!

Para relaxar e conhecer novos destinos há sempre tempo, principalmente neste feriado de 5 de outubro, que, coladinho a um fim de semana dá direito a três dias de puro lazer.

“Fim de semana prolongado” é música para os nossos ouvidos, verdade? Por isso mesmo resolvemos sugerir-lhe 5 viagens para aproveitar o feriado de 5 de outubro a descobrir novas cidades portuguesas ou a regressar a locais onde já foi feliz – sim deve sempre fazê-lo.

Feriado de 5 de outubro: para onde ir?


Neste feriado de 5 de outubro “vá para fora cá dentro” – um clichê que fica sempre bem e, afinal, Portugal tem tantos locais incríveis para desfrutar, que decidimos eleger 5 cidades de Norte a Sul, para que se deixe levar pelos encantos de cada região.

Ponte de Lima

ponte de lima
Em pleno coração do Vale do Lima, encontra a vila mais antiga de Portugal: Ponte de Lima, que esconde raízes profundas e lendas ancestrais, que estão protegidas por um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres. Dessas, atualmente apenas restam duas, além de vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então. O acesso à vila é feito através de seis portas que foram resistindo aos sinais dos tempos e que nos dão a sensação de estar a entrar num mundo muito diferente do que conhecemos.

A partir do séc. XVIII, começa a ser mais óbvia a construção de opulentas casas senhoriais, que ainda hoje se mantêm e às quais se juntam inúmeros pontos de beleza natural magníficas, góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico de cada referência.

Coimbra

coimbraFonte: Max Pixel

A capital medieval de Portugal é a sede da maior universidade do país, o que faz com que Coimbra tenha uma importância importante na história portuguesa e isso reflete-se em cada canto do seu imponente centro histórico bonito. Parece que desce em cascata por uma encosta num cenário encantador na margem leste do Rio Mondego, perfazendo uma colagem multicolorida de edifícios centenários.

Durante o ano letivo, a influência da universidade é evidente na cidade. Os estudantes e as suas capas negras enchem os bares e cafés, e calcorreiam cada rua e ruela, quase a tomando de assalto. Mas há uma outra Coimbra, uma cidade moderna, com um parque contemporâneo à beira do rio, cheio de bares e restaurantes no terraço que lhe conferem uma “cool vibe”, bem como uma elegante ponte pedonal sobre o Mondego e várias zonas comerciais.

Sintra

sintra

Com as montanhas ondulantes, florestas repletas, jardins exóticos e palácios cintilantes, o encanto de Sintra parece uma página perdida de um conto de fadas. De tal forma que o centro da cidade foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco.

Não é surpreendente que tal aconteça, dado que por toda a região de vêm mansões em tons pastéis, que se estendem por colinas luxuriantes até ao azul e vasto Oceano Atlântico.

Historicamente, a vila foi procurada por diferentes povos, que encontraram diferentes motivos para se apaixonarem pela região e por lá foram ficando e deixando a sua marca: os celtas elegeram-no como local ideal para fazer a adoração ao Deus da Lua; os mouros construíram um castelo íngreme; e a realeza portuguesa do séc. XVIII suspirou e viveu pelos seus jardins de sonho.

Évora

évora

A cidade de Évora é um lugar encantador para mergulhar no passado. Por isso, aventure-se pelas muralhas do século XIV, pelas ruas estreitas e sinuosas que levam a impressionantes obras arquitetónicas.

Por entre esses destaques, encontramos uma elaborada catedral medieval e claustros; as colunas cinematográficas do Templo Romano perto dos intrigantes banhos romanos; e uma pitoresca praça da cidade, que foi outrora o local de alguns episódios horripilantes, cortesia da Inquisição.

Pelos encantos de Évora, temos também o facto de ser uma cidade universitária animada e de estar bem preenchida com muitos restaurantes atraentes, que servem uma cozinha alentejana saudável.

Albufeira

albufeiraFonte: Max Pixel

Albufeira é um dos locais mais concorridos em Portugal, porém em outubro, as multidões já são bem menores, mas ainda poderá aproveitar um pouco do sol algarvio e três dias são perfeitos para ajudar a prolongar aquele moreno de verão que não quer perder.

Nem só de praia vive a região. É, aliás, um local carregado de história com indícios de presença humana que remontam já ao período neolítico e à idade do bronze, o que se reflete num património histórico e cultural que representa o espírito e força de um povo lutador e cheio de fé.

Veja também: