Feromonas para gatos: saiba o que são e para que servem

Tem um gato, ou mais, aí em casa e não sabe o que são as feromonas para gatos? Fique a saber tudo sobre este tema.

“sponsored by fidelidade”
Feromonas para gatos: saiba o que são e para que servem
Fique a par das feromonas para gatos

Antes de falarmos sobre as feromonas para gatos é importante que perceba o que são feromonas.

As feromonas são substâncias formadas principalmente por ácidos gordos, que se produzem dentro do corpo dos animais e que, posteriormente, são excretadas pelas várias glândulas presentes ao longo de todo o corpo do animal.

Estas substâncias são lançadas e captadas por outros animais da mesma espécie e influenciam assim o seu comportamento reprodutivo e social.

Não se assuste: tratam-se de substâncias que são naturalmente lançadas em horários e lugares específicos e é normal que o seu gato as capte.

Feromonas para gatos: o que são?


feromonas para gatos

Os gatos estão a tornar-se o animal de estimação mais popular entre a população em geral. Para além de nos fazerem companhia, são sempre uma mais valia para qualquer lar.

Se tem gatos em casa, deve compreender o que são as feromonas para gatos e para que servem.

As feromonas para gatos são substâncias que se originam nas glândulas situadas nas diversas partes do corpo do próprio animal. Ou seja, as feromonas podem ser encontradas nas glândulas periorais, nas glândulas temporais, nas glândulas caudais, anais, nas glândulas que se situam nas almofadas das patas e ainda na urina, saliva e nas fezes do seu gato.

Sabia que as feromonas para gatos mais conhecidas são as que se destinam à atração sexual? Pois é, as fêmeas emitem esta substância para conseguirem informar do seu estado de cio. Desta forma, o odor lançado pode ser cheirado a alguns quilómetros de distância pelos machos.

Para que servem as feromonas e onde se utilizam?

As feromonas, como já referimos, são substâncias químicas produzidas pelos gatos para comunicarem entre eles. É importante dizer ainda que, quer sejam feromonas naturais ou sintéticas, elas não irão representar qualquer tipo de perigo ou efeito secundário nem para o gato nem para o dono.

Nos gatos utiliza-se frequentemente a feromona sintética, através de um spray ou em difusor, com o intuito de lhes proporcionar uma sensação de confiança no seu território. Esta feromona deve sempre ser adquirida só depois de conversar com o veterinário e explicar alguns comportamentos que o seu gato tem.

Para além disto, deve saber que existem 5 tipos de feromonas que os gatos utilizam para comunicarem entre eles, sendo elas denominadas por F1, F2, F3, F4 e F5.

Não existem ainda estudos que comprovem qual é a verdadeira mensagem que cada uma desta feromonas emite, no entanto podem-se destacar as seguintes funções dos componentes químicos:

  • atração sexual;
  • situações de alarme – isto é, os gatos tal como os humanos, também sentem medo e stress e, por isso, quando observar o seu gato a arranhar algum objeto com força, saiba que ele está a libertar as feromonas das patas;
  • relações sociais e territoriais – tratam-se das feromonas que fazem com que os gatos sintam a necessidade de marcar o seu território, um objeto ou até mesmo uma pessoa.

Como pode verificar, estas feromonas estão associadas ao comportamento da marcação territorial e em certos comportamentos sociais complexos.

Por exemplo, quando o seu gato esfrega a cara em algum objeto ou até mesmo em si, ele está a marcar o seu território depositando algumas feromonas que o ajudam a sentir-se mais calmo, e identificando assim os objetos conhecidos e os objetos desconhecidos.

Para além destes, existem também outras feromonas para gatos com finalidades um pouco mais específicas. Tome nota.

Feromona para a urina: se percebe de gatos, sabe que a urina dos machos tem um odor muito característico. Isto deve-se ao facto de a urina deles conter uma feromona diferente das fêmeas. A marcação da urina é sem qualquer dúvida o comportamento mais conhecido do gato e é considerado o principal problema comportamental dos gatos que convivem com as pessoas.

Para além disto, a posição que os gatos adotam durante a marcação é muito típica. Eles levantam-se e pulverizam pequenas quantidades de urina nas superfícies verticais. Esta hormona está relacionada com a procura de um parceiro. As fêmeas, durante o período de cio costumam marcar também o seu território.

Feromonas para gatos com comportamentos agressivos: é comum a existência de comportamentos agressivos entre os felinos. Normalmente os gatos dentro de casa conseguem alcançar um alto bem-estar através da partilha de espaço entre o próprio animal e os donos. Contudo, por vezes na presença de outros animais, os gatos podem manifestar alguns comportamentos um pouco diferentes. Habitualmente são menos tolerantes na presença de outros gatos em espaços fechados (como em casa).

É muito importante que dois gatos dentro da mesma casa, consigam manter uma boa relação de partilha do espaço para que não existam comportamentos agressivos.

No caso do seu gato ter comportamentos agressivos, existem feromonas denominadas por “apaziguadoras” que pode utilizar. Existem difusores que provocam um ambiente calmo e relaxado que o poderão ajudar nesta batalha.

 

Exemplo: feromona para controlo de stress em gatos. Preço: 21,99€. Ver produto >>

Antes de utilizar qualquer tipo de feromonas para gatos, deve sempre consultar o veterinário para que seja realizado um diagnóstico adequado ao seu animal.

Existem vários tipos de feromonas para os gatos no mercado, é importante que antes de os adquirir, observe durante algumas semanas o comportamento que o seu gato tem para que tenha a certeza da finalidade das feromonas.

Veja também: