Publicidade:

Ferrari SP38 Deborah: novo super carro da marca

O novo Ferrari SP38 Deborah é o novo super carro da Ferrari. Um exemplar único, feito à medida de um cliente muito especial da marca.

Ferrari SP38 Deborah: novo super carro da marca
O SP38 Deborah é novo "Special Project" da Ferrari

Ferrari SP38 Deborah. Este é o nome do novo carro mais exclusivo da marca italiana. Um carro (literalmente) único, não fizesse ele parte do projeto “SP one-off”. Este é o 38º carro deste “Special Project” da Ferrari (SP é o acrónimo de projeto especial), e o seu comprador apenas terá escolhido o nome Deborah para acrescentar ao seu novo bólide.

O Ferrari SP38 Deborah

ferrari sp38 deborahFonte: Ferrari

Conheçamos este carro ao pormenor. O chassis do Ferrari SP38 Deborah é baseado no Ferrari 488 GTB, mas uma vez que este é um projeto único e totalmente customizado pelo cliente, este quis adicionar alguns detalhes únicos ao seu Ferrari especial.

Desenhou-o com “slats” sob a cobertura do motor do carro e uma asa traseira, inspiradas no icónico Ferrari F40, que é de resto um dos melhores Ferrari de sempre, e com uma parte frontal bastante fluida e suave, com os faróis incorporados no capot para uma melhor aerodinâmica. As luzes diurnas incorporadas no pára-choques dianteiro, fazem lembrar o também icónico Ferrari 288 GTO, também ele um dos melhores carros de sempre da marca italiana.

Este carro é tão exclusivo que até a sua pintura é diferente de qualquer outra aplicada noutros carros da marca do “cavalino rampante”. Este vermelho metalizado de três camadas foi denominado Rosso Deborah.

Ainda não foram reveladas fotos do interior do habitáculo, nem tão pouco pormenores sobre a potência deste Ferrari SP38 Deborah, mas certamente estará equipado também ele com o motor V8 de 3.9L, debitando os mesmos 661 cavalos do 488 GTB, ou então os 720 cavalos do Ferrari 488 Pista, apresentado este ano no salão automóvel de Genebra.

Mas afinal, quem compra estes projetos especiais da Ferrari?

A marca de Maranello não revelou quem foi o sortudo que adquiriu este carro exclusivo, mas adianta que o proprietário deste Ferrari SP38 Deborah é um “profundo entusiasta de competição automóvel e um amante da Ferrari”, pelo que este carro deverá ser tanto uma máquina na estrada como em circuitos.

Para que possa ser convidado pela Ferrari para desenhar e criar o seu próprio carro feito à sua própria medida, em primeiro lugar terá que ser um cliente fiel da marca, tendo vários carros da Ferrari na sua posse, entre eles alguns dos carros mais especiais da marca, nomeadamente o Ferrari 288 GTO, o Ferrari F40, F40, o Enzo ou o Ferrari LaFerrari, ou até mesmo exemplares de carros de Fórmula 1, e quem sabe até mesmo ser um cliente que faça parte do Ferrari Racing Program, ou seja, clientes que pagam à Ferrari para participarem em campeonatos com os seus carros de corridas.

Isto significa que, para que possa sequer estar habilitado a ser convidado pela Ferrari para comprar um dos seus carros, já terá dado vários milhões de euros à marca de Maranello.

Os preços destes carros não são revelados pela Ferrari, mas estima-se que este Ferrari SP38 Deborah poderá ter custado qualquer coisa entre 4.000.000 e 8.000.000€ ao novo proprietário, e que no contrato de venda dos projetos especiais da Ferrari consta uma clausula que impede os milionários que compram estes carros de os venderem em segunda mão, tendo que os guardar para sempre na sua posse.

Até hoje, daquele que mais se soube sobre um dos projetos especiais da Ferrari foi o Ferrari SP12 EC, onde as siglas EC significam Eric Clapton, o famoso cantor britânico, que devido à sua popularidade não conseguiu passar despercebido quando adquiriu o seu exemplar único da marca italiana. Sabe-se que Eric Clapton terá pago à Ferrari 4.700.000€, e este carro, registado no Reino Unido, é fotografado e reconhecido onde quer que vá.

Veja também: 

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: