Publicidade:

As 3 melhores festas dos Santos Populares de Portugal

Conheça as melhores festas dos Santos Populares de Portugal e descubra onde se realizam os melhores arraiais deste país à beira mar plantado.

As 3 melhores festas dos Santos Populares de Portugal
Arraiais por todo o país

O mês de junho traz imensas coisas boas: sol, calor e… arraiais. Descubra as melhores festas dos Santos Populares de Portugal e saiba onde se realizam os melhores arraiais deste país, recheados de uma folia e de uma alegria contagiantes. Arraiais que permitem conhecer o país de lés-a-lés através de um país engalanado para os Santos Populares.

Vá às 3 melhores Festas dos Santos Populares de Portugal


santos populares

Santo António em Lisboa

De 12 para 13 de junho, Lisboa celebra o dia de Santo António. É com a ajuda deste santo que a capital portuguesa se veste a rigor para as conhecidas marchas populares onde cada bairro desfila pela Avenida da Liberdade, enchendo-a de figurantes, música e colorido. Uma folia e animação contagiantes que acabam por se estender aos mais conhecidos bairros da cidade, locais onde não falta um bom caldo verde e uma boa sardinha assada juntamente com música para bailar. Destaque ainda para o aromático vaso de manjerico onde se colocam quadras de amor e que deve ser oferecido a alguém especial.

Ver mais sobre as festas de Lisboa >>

São João no Porto

O São João é uma festa quase idêntica à de Santo António, em Lisboa. Pelo menos no que diz respeito à diversão, à animação e à folia que perdura pela noite dentro, claro. No Porto há, contudo, alguns costumes como os martelinhos de plástico com que os portuenses – e todos aqueles que visitam a cidade de 23 para 24 de junho – batem nas cabeças uns dos outros. Para além disso, são ainda lançados coloridos balões de ar quente criando-se um cenário idílico e verdadeiramente belo. A tradição manda terminar a noite com um bom banho matinal na praia.

Ver mais sobre o São João no Porto >>

São Pedro em Évora ou Sintra

A noite de São Pedro, comemorada a 29 de junho, é outra das noites de Santos Populares de referência em Portugal. E é comemorada um pouco por todo o país, nomeadamente em Évora ou Sintra, cidades onde, como manda a tradição, se salta à fogueira.

Veja também: