Publicidade:

7 filmes de Natal para ver com toda a família

Trazemos uma lista de 7 filmes de Natal, especialmente indicada para todas as famílias que gostam de celebrar o espírito natalício com uma sessão de cinema.

7 filmes de Natal para ver com toda a família
7 sugestões de filmes que valem a pena ver

Nesta época de Natal, é frequente termos a possibilidade de reunir a família para uma sessão de cinema em casa. Grandes blockbusters como Harry Potter, Star Wars, Senhor dos Anéis e Avatar ocupam as emissões das nossas televisões, nesta quadra.

A temática do Natal, propriamente dita, não tem que ser necessariamente explorada nestes filmes de Natal que são escolhidos para serem vistos em família ou entre o grupo de amigos. O espírito natalício representa também uma abertura maior para a visualização de filmes de Natal onde valores como a amizade, a solidariedade e o companheirismo surjam, sendo esta uma época especial para ver cinema em família e filmes de Natal nos quais sejam exploradas temáticos como: as conquistas, os sonhos, a fantasia e a magia.

7 filmes de Natal para rir… e emocionar-se


1. Sozinho em Casa (1990)

Este filme tem como nome original: Home Alone. Ele tem quase sempre lugar marcado nas nossas televisões, durante a época natalícia, ano após ano. Esta película realizada por Chris Columbus tem como estrela principal um jovem ator chamado Macaulay Culkin. O elenco é composto por muitos outros nomes, nomeadamente Joe Pesci e Daniel Stern.

A história centra-se nos McCalisters, uma família bastante numerosa que se prepara para ir de férias de Natal. No dia da viagem, a família McCalister revela-se extremamente stressada e desorientada, acabando por deixar Kevin, um dos seus filhos menores, sozinho em casa, enquanto todos os outros seguem viagem. Esta criança é especialmente traquina, mas também muito esperta e criativa quando se vê confrontada com a possibilidade de dois ladrões assaltarem a sua casa. Nessa altura, Kevin monta várias armadilhas na casa e lida de forma brilhante com a presença dos dois larápios.

2. Grinch (2000)

Um irreconhecível Jim Carrey encarna o papel de Grinch. Ron Howard é o realizador que dirige um elenco que possui muitas outras estrelas conhecidas do grande ecrã, nomeadamente: Anthony Hopkins (que dá voz ao narrador), Taylor Momsen, Jeffrey Tambor, Christine Baranski, Molly Shannon, entre muitas outras personalidades.

Theodor Seuss Geisel, mais conhecido por Dr. Seuss, é o autor do livro homónimo que inspira o filme Grinch. Esta película tem como título original How the Grinch Stole Christmas, mas a personagem verde, mal humorada e rabugenta tem, atualmente, nos cinemas, uma versão animada, na qual Benedict Cumberbatch empresta voz ao protagonista peludo.

3. Bad Santa – O anti-Pai Natal (2003)

Terry Zwigoff é o realizador deste filme que tem Billy Bob Thornton como protagonista. Lauren Graham, Bernie Mac e Tony Cox são outros nomes que colocam o seu talento à disposição de Terry Zwigoff.

Thornton interpreta o papel de Willie, um vigarista antipático que abusa da bebida e que se veste de Pai Natal nas grandes superfícies. Willie tem em Marcus, um anão que se veste de elfo, um parceiro do crime para a época natalícia e ambos vão percorrendo diferentes cidades para perpetrar os roubos. Willie nega a existência do Pai Natal às crianças que vão ao seu encontro, afirmando ainda que lhe é indiferente se se portam bem ou mal. Contudo, quando um menino de oito anos vê em Willie o verdadeiro Pai Natal, algo se modifica e a determinação desta criança irá complicar a vida ao ladrão.

4. O Amor Acontece (2003)

Este filme realizado por Richard Curtis tem como título original Love Actually. Esta película integra a temática do Natal no seu roteiro e desenvolve de forma brilhante muitas histórias e peripécias que nos prendem ao ecrã do início ao fim do filme, tais como a paixão de um primeiro-ministro (Hugh Grant) recentemente eleito, um escritor (Colin Firth) que se sente atraído pela empregada portuguesa com a qual não consegue comunicar, um menino que pretende criar impacto na menina mais popular na escola, entre muitas outras histórias cativantes.

Há vários nomes relevantes no elenco, como os de: Hugh Grant, Martine McCutcheon, Liam Neeson, Colin Firth, Emma Thompson, Keira Knightley, Alan Rickman, Billy Bob Thornton, Rowan Atkinson, Rodrigo Santoro e, ainda, o da atriz portuguesa Lúcia Moniz.

5. The Polar Express (2004)

Robert Zemeckis é o realizador desta película que tem em Tom Hanks o seu protagonista. A viagem de um menino num comboio mágico até à terra do Pai Natal, durante a quadra festiva, é o início de uma aventura que leva à auto-descoberta e à constatação que a força de acreditar pode levar a grandes conquistas. Leslie Zemeckis, Gordon Hart, Nona Gaye e Eddie Deezen são alguns dos nomes envolvidos nesta produção cinematográfica.

6. Um Conto de Natal (2009)

Este é outro filme com espírito natalício interpretado por Jim Carrey e que é merecedor de integrar a nossa lista. Desta vez, ele interpreta a personagem Scrooge. A Christmas Carol é o título original deste filme que é inspirado no conto clássico de Charles Dickens.

Robert Zemeckis volta a merecer destaque na nossa lista de sugestões para o serão natalício. Zemeckis é o realizador que lidera um leque de notáveis atores que cedem a sua voz às diferentes personagens do filme de animação. Entre eles estão: Gary Oldman, Colin Firth e Robin Wright.

7. Arthur Christmas (2011)

Arthur Christmas é um filme de animação que tem vários atores conhecidos no seu elenco, nomeadamente James McAvoy, Hugh Laurie, Eva Longoria, Andy Serkis, entre muitos outros. Em Arthur Christmas é respondida a questão que perturba muitas crianças: como é que o Pai Natal consegue entregar os presentes a todas as crianças do mundo?

Neste filme, ficamos a conhecer toda a magia e alta tecnologia que são necessárias para que nenhum menino ou menina fique sem o presente que merece. Na azáfama natural, própria da véspera de Natal, um presente fica para trás e cabe ao elemento mais improvável da família do Pai Natural ser o herói que salva o Natal da criança, destinatária daquele presente que ficou para trás. James McAvoy dá voz a Arthur, filho do Pai Natal.

Esta listagem de filmes de Natal representa uma proposta para passar esta época de festividades bem disposto e com grandes histórias. Os filmes de Natal aqui elencados podem ser uma ótima opção para se divertir em família, sendo que o mais importante nesta quadra é que consiga criar um momento de convívio familiar, onde valores como a amizade, a fraternidade e a solidariedade falem mais alto.

Veja também: