Inês Silva
Inês Silva
17 Out, 2019 - 11:48

Plano Nacional de Cinema: conheça a lista de filmes para alunos

Inês Silva

O cinema é também uma ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. Saiba que filmes para alunos estão indicados.

filmes para alunos

Tal como existe um Plano Nacional de leitura, também há um Plano Nacional de Cinema (PNC) que apresenta uma lista de filmes para alunos dos diferentes ciclos de estudo da escolaridade obrigatória.

Trata-se de um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.

A lista de filmes do PNC é anual e, no final do ano letivo, é atualizada, admitindo novas propostas de inserção de obras cinematográficas e integrando as sugestões provenientes de entidades diversas ligadas ao cinema.

A importância dos filmes para alunos

O aproveitamento de filmes, curtas, médias e longas-metragens ou documentários, pode ser um elemento motivador porque, além do entretenimento, promovem o espírito crítico, permitem a observação atenta de comportamentos, gestos ou atitudes e contribuem para uma compreensão mais aprofundada de determinados temas se a escolha for orientada, relevante, adequada ao público-alvo e aos conteúdos programáticos.

A lista geral dos filmes indicados pelo PNC serve como referência para a concretização autónoma de atividades por parte das escolas e insere-se numa estratégia de divulgação cultural que visa:

  • Respeitar critérios de abrangência, garantindo opções possíveis num quadro do estudo de produções cinematográficas diversificadas;
  • Fornecer aos professores uma linha orientadora que inclui um conjunto diversificado de filmes considerados significativos para serem conhecidos nível nacional;
  • Divulgar junto das escolas obras marcantes e representativas de diversas fases da história do cinema;
  • Possibilitar o desenvolvimento da análise fílmica a partir das potencialidades intrínsecas da linguagem cinematográfica;
  • Constituir-se como um ponto de partida de um plano mais vasto de literacia fílmica;
  • Ampliar o leque de possibilidades de cruzamento e integração de conteúdos entre disciplinas das diversas áreas científicas do currículo;
  • Garantir a divulgação de obras de produção nacional.

PNC 2019-2020: LISTA DE FILMES PARA ALUNOS

Educação Pré-Escolar

Baile até à meia-noite

  • Georges Méliès
  • França, 1899
  • Curta-metragem, Ficção, 5’
  • Sinopse: Cinderela é maltratada pela madrasta, mas consegue ir para o baile real com a ajuda da fada madrinha. Trata-se de uma das primeiras versões do célebre conto de fadas adaptado ao cinema.

Papageno

  • Lotte Reiniger
  • Alemanha, 1935
  • Curta-metragem, Animação, 11’
  • Sinopse: Uma pequena fantasia que parte da história de Papageno, personagem da ópera “A Flauta Mágica” de W. A. Mozart.

O Velho Moinho

  • Walt Disney, Wifred Jackson
  • EUA, 1937
  • Curta-metragem, Animação, 9’
  • Sinopse: O filme retrata uma comunidade de animais que povoam um antigo moinho abandonado no campo.

Hen – Hop

  • Norman McLaren
  • Canadá, 1942
  • Curta-metragem, Animação, 3’36
  • Sinopse: Nesta obra de Norman McLaren, a reflexão livre sobre cores e formas dominam a pequena narrativa. Uma galinha dança, libertando-se de partes suas até se transformar num movimento de linhas abstratas.

1º Ciclo do Ensino Básico

O Pesadelo do Fantoche

  • Émile Cohl
  • França, 1908
  • Curta-metragem, Animação, 2’12”
  • Sinopse: Uma das primeiras fantasias animadas de Émile Cohl.

Sherlock Holmes Jr

  • Buster Keaton
  • Eua, 1924
  • Curta-metragem Ficção, 50’
  • Sinopse: Um projecionista e homem de limpeza do cinema estuda para ser detetive, e também está apaixonado. Mas o seu rival rouba a corrente do relógio do pai da menina e incrimina-o. Desapontado, o projecionista volta ao trabalho e acaba por adormecer enquanto projeta um filme e sonha que é o detetive Sherlock Jr.

O Circo

  • Chaplin
  • EUA, 1928
  • Longa-metragem, Ficção, 71’
  • Sinopse: Ao fugir da polícia, por ser confundido com um ladrão de carteiras, o Vagabundo (Chaplin) invade acidentalmente um circo e acaba por se envolver numa série de peripécias. Acaba por ser contratado pelo dono do espetáculo, que se aproveita do talento do vagabundo para salvar o circo da falência. Mas o destino faz com que o vagabundo se cruze com a filha do proprietário e se apaixone por ela.

Aniki-Bobó

  • Manoel de Oliveira
  • Portugal, 1942
  • Longa-metragem, Ficção, 71’
  • Sinopse: O filme ilustra as aventuras e os amores de rapazes da cidade do Porto na década de 40. Numa evocação da infância realizada pelo olho da câmara, o filme realça a paixão de um rapaz por uma menina da sua escola, o que o fará ultrapassar os limites ensinados pelo mundo adulto.

2º Ciclo do Ensino Básico

A Chegada do comboio à Estação

  • Louis e Auguste Lumière
  • França, 1895
  • Curta-metragem, Documentário, 60”
  • Sinopse: Um grupo de passageiros aguarda a chegada do comboio à estação.

Querela Infantil

  • Louis e August Lumière
  • França, 1896
  • Curta-metragem, Documentário, 60”
  • Sinopse: Um momento breve do quotidiano de dois bebés.

A criança e o seu gato

  • Louis e Auguste Lumière
  • França, 1900
  • Curta-metragem, Documentário, 60”
  • Sinopse: Uma criança entretida na brincadeira com o seu gato.

Nanook, o Esquimó

  • Robert Flaherty
  • EUA, 1922
  • Longa-metragem, Documentário, 79’
  • Sinopse: O filme mostra-nos a vida do esquimó (ou inuíte) Nanook e da sua família. A caça, a pesca e as migrações do grupo estão no eixo de uma dura luta pela sobrevivência.

3º Ciclo do Ensino Básico

Feira do Gado na Corujeira, 8’’; No jardim, 38’’; O Vira, 8’’; Saída do Pessoal Operário da Camisaria Confiança, 1’

  • Aurélio da Paz dos Reis
  • Portugal, 1896
  • Curta-metragem, Documentários
  • Sinopse: Nestes quatro filmes documentais de curta duração são apresentados pequenos apontamentos da vida quotidiana portuguesa em finais do século XIX.

Crónica Anedótica

  • Leitão de Barros
  • Portugal, 1930
  • Longa-metragem, 120’
  • Sinopse: Retrato da vida cultural de Lisboa em finais dos anos 20, combinando diversas cenas documentais com sequências encenadas.

O Rio Sagrado

  • Jean Renoir
  • EUA, 1951
  • Longa-metragem, Ficção, 99’
  • Sinopse: Três meninas adolescentes vivem em Bengala (Índia), perto de um grande rio. Harriet é a filha mais velha de uma família de colonos ingleses. Valerie é a filha única de um industrial americano. Melanie tem um pai americano e mãe indiana. Um dia, um americano chega ao local e torna-se o primeiro amor das três meninas.

Serenata à Chuva

  • Stanley Donen e Gene Kelly
  • EUA, 1952
  • Longa-metragem, Ficção, 103’
  • Sinopse: Don Lockwood e Lina Lamont são a dupla mais famosa do cinema mudo, os seus filmes são um sucesso, e as revistas apostam numa história de paixão entre os dois que não corresponde de todo à realidade. Com a chegada do sonoro, o par é confrontado com a realização de um musical em que é a protagonista tem de ter uma boa voz, mas como Lina tem um problema grave com o seu timbre vocálico, Kathy Selden, uma corista, é contratada para fazer a dobragem.

Ensino Secundário

A Viagem à Lua

  • Georges Méliès
  • França,1902
  • Curta-metragem, Ficção, 14’
  • Sinopse: O professor Barbenfouillis convence os seus colegas a participarem numa viagem de exploração à Lua e o grupo parte numa nave que aterra no olho direito da Lua.

Fantasmas antes do pequeno-almoço

  • Hans Richter
  • Alemanha, 1928
  • Curta-metragem, Experimental, 9’
  • Sinopse: Trata-se de uma obra experimental do artista alemão Hans Richter.

Um Cão Andaluz

  • Luis Buñuel
  • França, 1929
  • Curta-metragem, Ficção, 16’
  • Sinopse: Uma narrativa surrealista com autoria de dois grandes artistas do século XX: Luis Buñuel e Salvador Dali.

O Homem da Câmara de Filmar

  • Dziga Vertov
  • URSS, 1929
  • Longa-metragem, Documentário, 68’
  • Sinopse: Com um olhar e uma técnica única, o filme mostra-nos o quotidiano moscovita nas suas mais diferentes facetas, sintetizando a evolução e as conquistas civilizacionais e culturais de um século.

Conheça a lista completa de filmes para alunos do Plano Nacional de Cinema.

Veja também