Publicidade:

11 filmes essenciais sobre o racismo para ver e refletir

Os filmes essenciais sobre o racismo permitem conhecer algumas das razões por que é urgente educar o ser humano para erradicar o racismo do nosso dia a dia.

11 filmes essenciais sobre o racismo para ver e refletir
Filmes que explicam por que banir o racismo da sociedade

Foi no dia 10 de dezembro de 1948 que a Organização das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), documento de relevo mundial (e património da humanidade) que traça os princípios fundamentais pelos quais qualquer sociedade deve ser sustentada. Recordemos o seu importantíssimo 1º artigo que diz:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Os filmes essenciais sobre o racismo e a própria história da humanidade possuem várias provas de que diversos seres humanos sofreram terríveis violações aos seus direitos. Desde a adoção da DUDH, muito foi feito, mas muito mais há a fazer.

A arte, nas suas mais diversas formas (pintura, cinema, música) tem contribuído para a construção de um mundo melhor, educando criativamente através de manifestos, comentários, denúncias de relatos, testemunhos, entre outras intervenções. Conheçamos, agora, o contributo dado pela sétima arte: o cinema. Veja quais os filmes essenciais sobre o racismo, até porque:

“Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.” (2º artigo DUDH).

11 filmes essenciais sobre o racismo


1. A Cor Púrpura (1985)

O primeiro dos filmes essenciais sobre o racismo é baseado no livro homónimo de Alice Walker. Realizado por Steven Spielberg, a película conta com um elenco de luxo que tem, entre outros, as seguintes estrelas: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey. Este filme recebeu recebeu 11 indicações ao Óscar. Trata-se de uma produção verdadeiramente apaixonante sobre uma vida de sofrimento. A cor da pele de Celie, uma jovem oriunda da cidade da Georgia, adquire importância e um protagonismo, ao longo de toda a trama.

2. Malcolm X (1992)

Um filme realizado por Spike Lee que é uma referência obrigatória neste tema. Esta película conta com um elenco de luxo, com nomes como os de Denzel Washington, Angela Bassett, Delroy Lindo, entre muitos outros.

Malcom X é um filme biográfico, sobre o famoso líder do grupo Black Nationalist, revelando o percurso de Malcom X desde os seus dias de juventude, passando pelos tempos em que foi gangster, até ao seu ministério enquanto membro da Nação do Islão.

3. A Lista de Schindler (1993)

Mais um maravilhoso e impactante filme de Steven Spielberg que conta com um elenco onde brilham atores como Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley. A ação decorre num tempo histórico em que Hitler detinha poder e protagonismo mundial e o seu foco era erradicar as raças tidas por ele como impuras. Contudo, enquanto decorria a Segunda Guerra Mundial, Oskar Schindler ousou pensar pela sua cabeça e arriscou a sua vida e riqueza para salvar inúmeros judeus que precisavam de ajuda.

4. América Proibida (1998)

Tony Kaye é o realizador deste memorável filme que conta com o Edward Norton a fazer o papel da sua vida e com outros bons atores como Edward Furlong e Beverly D’Angelo, entre outros. O neonazi Derek Vinyard (Edward Norton) é violento, racista e é preso por matar dois negros, após estes iniciarem um assalto. Danny, o seu jovem irmão, vê em Derek um ídolo e segue-lhe os passos. Poderá Derek salvar Danny de cometer os mesmos erros?

5. Colisão (2004)

Um filme realizado por Paul Haggis que é absolutamente inesquecível e merecedor dos maiores elogios. Um elenco repleto de estrelas como Don Cheadle, Sandra Bullock, Thandie Newton, Matt Dillon e Michael Peña. A cidade de Los Angeles é o cenário onde ocorrem diferentes cruzamentos de vidas. Os vários percursos de diversas pessoas com raças distintas levam a colisões, onde há espaço para perda, esperança, redenção e muito mais. Um filme imperdível.

6. Gran Torino (2008)

Clint Eastwood é realizador e protagonista deste filme. Walt Kowalski é um veterano de guerra que combateu os coreanos. Goza tranquilamente a sua reforma num bairro histórico onde estão presentes negros, coreanos e latinos. Todos são alvos da sua indiferença. Até que o seu estimado carro, Gran Torino, leva a uma série de acontecimentos que farão com que proteja os mais indefesos.

7. Django Libertado (2012)

Quentin Tarantino é o realizador desta obra que conta com Jamie Foxx, Christoph Waltz e Leonardo DiCaprio nos principais papéis. Um escravo libertado conta com o apoio de um caçador de prémios alemão no salvamento de uma mulher que está sob o domínio de um violento proprietário de uma plantação do Mississippi.

8. 12 Anos Escravo (2013)

As estrelas Chiwetel Ejiofor, Michael Kenneth Williams e Michael Fassbender são orientadas pelo talentoso realizador Steve McQueen. Esta é uma interessante película sobre um negro que é livre por direito, mas é raptado e forçado à escravatura.

Solomon Northup é vendido numa altura em que vivia pacificamente com a sua mulher e filhos. Nesta obra, baseada em factos verídicos, ficamos a conhecer um percurso de sofrimento e humilhações.

9. O Mordomo (2013)

Cecil Gaines é um mordomo da Casa Branca que serviu oito presidentes. Este filme aborda momentos marcantes da história e como esses eventos (Guerra do Vietname, Movimentos em prol dos Direitos Civis,…) interferem no seu quotidiano e na vida da sociedade americana. Realizado por Lee Daniels, esta película conta com um elenco seguro, onde pontificam nomes como os de Forest Whitaker, Oprah Winfrey e John Cusack.

10. BlacKkKlansman: O Infiltrado (2018)

O último dos filmes essenciais sobre o racismo desta lista estreou ano passado. Spike Lee tem outra obra surpreendente a integrar esta lista. Conta com um elenco que tem no filho de Denzel Washington o seu maior protagonista. John David Washington, Adam Driver e Laura Harrier são alguns dos atores que merecem destaque nesta produção.

Ron Stallworth é um polícia negro que consegue infiltrar-se no famoso grupo (radical e profundamente racista) Ku Klux Klan. É com o apoio de um polícia branco, mas que ironicamente até é judeu, que Ron consegue ir desvendando alguns dos segredos dos KKK. O mais cómico de tudo é que este filmes é mesmo baseado em acontecimentos reais.

11. Greenbook, Um Guia para a Vida (2018)

Comédia dramática americana, de Peter Farrelly, premiada com o People’s Choice Award e com três Globos de Ouro: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Actor Secundário (Ali) e Melhor Argumento Original. O filme  retrata o clima de segregação racial dos anos 60 nos Estados Unidos e conta a história do desempregado Tony Lip (Viggo Mortensen) que um dia conhece Don Shirley (Mahershala Ali), um famoso pianista negro que procura alguém para ser o seu motorista e segurança durante a digressão de oito semanas que está prestes a fazer pelo Sul do país. O temperamento de cada um, diametralmente oposto, vai transformar aquela viagem num verdadeiro desafio.

 

Veja também: