Publicidade:

20 filmes para ver depois de acabar um relacionamento

A receita para curar maleitas do coração pode passar por filmes cuja moral o ajudará a compreender melhor o fim da sua relação e a prepará-lo para um novo amor.

20 filmes para ver depois de acabar um relacionamento
Filmes para sarar um coração partido. Ou não.

Por vezes, a melhor forma de lidarmos com o desgosto amoroso é relativizá-lo e perceber que a vida é feita de encontros e desencontros. O nosso percurso pode ter alguns obstáculos que dificultam a chegada ao nosso destino, mas são apenas etapas que devem ser ultrapassadas de forma a estarmos mais preparados para chegar à meta que todos pretendemos: a felicidade. Conheça a nossa lista de 20 filmes que ajudam a curar um coração desfeito, agarre num balde de pipocas e num refrigerante bem fresquinho e prepare-se para uma sessão de cinema verdadeiramente regeneradora.

20 filmes para curar um desgosto amoroso


1. (500) Dias com Summer, 2009

Uma comédia romântica acerca de duas pessoas que possuem perspetivas opostas sobre o amor. Enquanto a personagem feminina não acredita que o amor verdadeiro exista, um rapaz (Joseph Gordon-Levitt) apaixona-se por ela. Contado de forma não-linear, este filme realizado por Marc Webb envolve-nos de tal forma que nos leva a acreditar que há esperança na felicidade a dois, mesmo após ruturas traumáticas.

2. A Rapariga no Comboio, 2016

Emily Blunt é a atriz que protagoniza um papel inesquecível, assumindo a pele de Rachel, uma divorciada que se envolve numa investigação que acaba por transformar a sua própria vida. Mistério e suspense numa história que cruza o amor pelo outro e o amo próprio de forma única.

3. A Vida de Adèle, 2013

A vida de Adèle (Adèle Exarchopoulos) sofre uma transformação quando encontra Emma (Léa Seydoux), uma jovem irreverente de cabelo azul. Uma estória sedutora que nos envolve e prende em frente à televisão.

4. Alta Fidelidade, 2000

Este filme, realizado por Stephen Frears, conta com um excelente elenco. John Cusack encarna o papel de Rob Gordon, acompanhado por outros nomes de relevo, como Catherine Zeta-Jones, Tim Robbins, Jack Black e, até, Bruce Springsteen, este último que surge no filme a “fazer” de si mesmo.

Rob é dono de uma loja de discos de vinil já em decadência (a recusa em vender CDs não ajudava o negócio), chamada Championship Vinyl e localizada em Chicago. Tudo piora quando Laura (Iben Hjejle), a sua namorada, o abandona…

5. Annie Hall, 1977

Woody Allen é narrador e interpreta a personagem do comediante e intelectual Alvy Singer. Quando este se encontra com a humilde Annie (interpretada por Diane Keaton), sucedem-se uma série de peripécias. Um clássico para quem pretende compreender relações, os seus inícios, fins, recomeços e outros destinos.

6. Blue Valentine – Só Tu e Eu, 2010

Uma relação matrimonial entre um casal contemporâneo, realista e impactante, tocante e honesta. Um filme realizado por Derek Cianfrance que conta com Ryan Gosling e Michelle Williams nos principais papéis. Dean e Cindy são um casal que viveu um grande amor, mas que constata que os altos e baixos desgastaram a relação. Será o fim da relação o passo certo para a felicidade?

7. Celeste e Jesse Para Sempre, 2012

Rashida Jones, Andy Samberg e Elijah Wood são 3 dos atores que integram o elenco desta película realizada por Lee Toland Krieger. Um casal divorciado esforça-se por manter a amizade, enquanto procura a felicidade contactando com outras pessoas.

8. Comer, Orar, Amar, 2010

Julia Roberts é Liz Gilbert, uma mulher casada que constata que o seu casamento a deixa infeliz, pelo que decide escolher uma direção diferente para a sua vida. Após um divórcio doloroso, tenta (re)descobrir-se numa visita a três países distintos.

9. Ele Não Está Assim Tão Interessado, 2009

Um filme com um elenco de luxo, com nomes tão conhecidos como os de: Ben Affleck, Jennifer Aniston, Jennifer Connelly, Scarlett Johansson, Bradley Cooper, entre muitos outros. Uma estória de encontros e desencontros, de sonhos e ruturas, de príncipes encantados e do confronto com a realidade.

10. Guia para um Final Feliz, 2012

David O. Russell realiza este filme que conta com duas das grandes estrelas que têm conhecido mais sucesso nesta última década: Bradley Cooper e Jennifer Lawrence. Ao longo da película, pode ainda cruzar-se com outros grandes nomes como o de Robert De Niro. Este promete ser um guia para mostrar como a felicidade pode estar onde menos se espera.

11. Notting Hill, 1999

William Thacker (Hugh Grant) é o dono de uma livraria no bairro londrino de Notting Hill. Quando conhece Anna Scott (Julia Roberts), a atriz mais famosa do mundo, estabelece uma intensa relação com ela, fazendo com que a sua vida sofra uma mudança radical. Será que um grande amor vale toda essa turbulência?

12. Num Outro Tom, 2013

Keira Knightley e Mark Ruffalo protagonizam este filme realizado por John Carney. Um encontro casual, mas oportuno, entre uma jovem cantora (e autora) e um outro elemento do mundo da música, um produtor, cuja carreira tem decaído são o mote para esta película. Será esta uma oportunidade de colaborarem na música e em algo mais?…

13. O Despertar da Mente, 2004

Jim Carrey veste a pele de Joel, enquanto que Kate Winslet encarna Clementine. Um filme sobre rutura que reflete sobre a possibilidade de apagarmos da nossa memória qualquer registo sobre um mau relacionamento. Será que é mesmo possível esquecer (e benéfico) esquecer algo de tão marcante?

14. O Diário De Bridget Jones, 2001

Bridget Jones (interpretada por Renée Zellweger) mora em Londres, está já na casa dos 30 anos, é solteira, gordinha e tem problemas de autoestima. Ela escreve um diário e, inesperadamente, vê-se disputada por dois homens que lutam pela sua atenção. Veja ou reveja uma das comédias românticas mais populares das últimas décadas.

15. Perto Demais, 2004

Um elenco de luxo que inclui: Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen. O relacionamento de dois casais complica-se quando o homem e a mulher de cada casal se encontram e se deixam encantar um pelo outro.

16. Uma História de Amor, 2013

Este filme, sobre um futuro não muito distante, fala de um escritor que desenvolve um relacionamento incomum (amoroso?) com um sistema operativo concebido para ir ao encontro das suas necessidades. O filme conta com nomes como: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Scarlett Johansson (voz), entre outros.

17. Vicky Cristina Barcelona, 2008

Duas amigas (Rebecca Hall e Scarlett Johansson,) deslocam-se até Espanha, numa viagem de verão. Quando ambas se enamoram pela mesma pessoa (Javier Bardem), um pintor que teve um relacionamento complicado com a sua ex-mulher, o qual poderá ainda não ter terminado, são muitas as dúvidas e as questões que se levantam.

18. Um Belo Par… de Patins, 2008

Esta película realizada por Nicholas Stoller relata a estória dum homem que está devastado por a sua namorada, uma estrela de TV chamada Sarah Marshal, ter rompido o namoro e decidido viajar para o Hawai. Não imaginava ele que o destino que ele havia escolhido, era o mesmo de Sarah.

19. Ruby Sparks, Uma Mulher de Sonho, 2012

Um filme interessante sobre um escritor Calvin Weir-Fields (Paul Dano) que cria uma personagem chamada Ruby Sparks (Zoe Kazan), a qual, aparentemente, é a sua mulher de sonho. Quando Ruby lhe aparece à porta e Calvin constata que continua a comandar a personagem, surgem momentos caricatos que vale bem a pena acompanhar…

20. O Amor É um Lugar Estranho, 2003

Filme escrito e realizado por Sofia Coppola e protagonizado por Bill Murray e Scarlett Johansson. A estória de uma amizade especial, que surge em Tóquio, entre uma estrela de cinema em decadência e uma jovem rapariga. Porque o amor é, efetivamente, um lugar estranho.

Veja também: