Publicidade:

Sucesso nas bilheteiras: conheça os filmes mais vistos no cinema em 2018

Sabe quais foram os filmes mais vistos no cinema em 2018? Vamos dizer-lhe os 5 mais visionados quer em Portugal, quer nos E.U.A. Curioso? Faça as suas apostas!

Sucesso nas bilheteiras: conheça os filmes mais vistos no cinema em 2018
Filmes com maior sucesso nas bilheteiras em Portugal e EUA

Estamos num momento em que cresce a onda de entusiasmo com mais uma Gala dos Óscares. É, por isso, altura para celebrar o cinema, vendo os filmes que marcaram o ano e fazer uma reflexão sobre esta indústria que apaixona inúmeras pessoas em todo o mundo. Portanto, importa revelar quais os filmes mais vistos no cinema em 2018.

Fazendo uma análise preliminar dos filmes mais vistos no cinema, podemos concluir que, no geral, o público gosta de sequelas e super-heróis. Por isso, não faltam no top filmes como Black Panther, Vingadores: Guerra do Infinito e Deadpool 2. Mesmo o filme mais visto em Portugal, em 2018, The Incredibles 2, é um filme de animação, mas que conta também com super-heróis.

Quanto a números, podemos adiantar que, em Portugal, em 2018, assistiu-se a uma quebra no número de espectadores. Foram 14,2 milhões o número de pessoas a ir até às salas de cinema portuguesas. Se nos 5 anos anteriores, tínhamos vindo a assistir a uma ascensão gradual, ano após ano, no número de espectadores, em 2018 interrompeu-se esse crescimento, registando-se uma queda.

A mesma descida foi sentida, naturalmente, no lucro obtido pelos cinemas que não atingiram a marca dos 80 milhões de euros, superada em 2017. Fique, agora, a par dos filmes mais vistos no cinema, durante o ano passado.

Filmes mais vistos no cinema em 2018, em Portugal


1. The Incredibles 2 – Os Super Heróis

O filme da Pixar teve um total de 605 mil espectadores e rendeu 3,1 milhões de euros em bilheteira. Os portugueses deram, assim, a “medalha de ouro”, pela conquista do primeiro lugar no pódio, a uma película de animação. Este filme é uma sequela que surge 14 anos depois do primeiro filme. A família Pêra regressa com todos os seus poderes. Helena, a mãe, assume o protagonismo; Roberto, o “Sr. Incrível” Pêra, Violeta, Flecha e o bebé Jack, além do amigo Gelado, assumem também natural destaque. Brad Bird, que dirigiu o primeiro filme, regressou à animação e ao comando desta sequela.

2. Bohemian Rhapsody

O segundo lugar do pódio vai para Bohemian Rhapsody que contou com mais de 455 mil espectadores. O filme apresenta-nos uma versão sobre a vida da banda Queen e de Freddy Mercury, o seu icónico vocalista. Realizado por Bryan Singer e com Rami Malek no papel de protagonista, esta interpretação pode valer um óscar de melhor ator ao americano de origem egípcia.

3. Hotel Transylvania 3

Hotel Transylvania 3: Umas Férias Monstruosas é um daqueles filmes de animação que conquista a atenção não apenas das crianças, mas de toda a família, pelo que não é surpresa que tenha assegurado o terceiro lugar no pódio. Genndy Tartakovsky volta a dirigir um elenco de luxo que tem em Adam Sandler, Selena Gomez e Andy Samberg as suas principais estrelas.

A versão nacional conta com uma constelação portuguesa que também impõe muito respeito, uma vez que reúne vozes ímpares, como as de: Fernando Luís, Ana Guiomar, João Manzarra, Filomena Cautela, Rui Unas, entre outras.

4. Vingadores: Guerra do Infinito

Vingadores: Guerra do Infinito é mais um filme de sucesso de super-heróis. Teve uma assistência superior a 408 mil espectadores, tendo apresentado resultados de bilheteira de 2,3 milhões de euros, o que é ótimo para a realidade nacional. Estes números podem ter inúmeras justificações, mas certamente que ter um elenco tão rico ajuda. Senão, vejamos os nomes conhecidos que dividem protagonismo nesta saga: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Zoe Saldana, Tom Hiddleston, Paul Bettany, Peter Dinklage, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Gwyneth Paltrow, Benicio Del Toro, Josh Brolin e Stan Lee.

5. Deadpool 2

Será este o super-herói mais cómico de sempre? É possível, mas certo é que o seu regresso conquistou 386 mil espectadores, conseguindo um retorno de 2,1 milhões de euros. Ryan Reynolds recupera o papel Wade Wilson (Deadpool), enquanto Josh Brolin assume o papel de Cable. Morena Baccarin é outra cara conhecida do primeiro filme e que se mantém nesta sequela. David Leitch assume o papel de realizador neste Deadpool 2, enquanto no primeiro filme a realização coube a Tim Miller.

Filmes mais vistos no cinema em 2018, nos Estados Unidos da América


1. Black Panther

Este filme da Disney conseguiu arrecadar $700.059.566 nos E.U.A., conseguindo o primeiro lugar no pódio. Chadwick Boseman brilha no papel de T’Challa / Black Panther. O filme teve várias nomeações para os óscares, estando entre os favoritos em algumas categorias. Forest Whitaker, Andy Serkis, Martin Freeman, Lupita Nyong’o e Michael B. Jordan são alguns dos atores que protagonizam este filme que conquistou um enorme sucesso.

2. Vingadores: Guerra do Infinito

Vingadores não conseguiu integrar o pódio em Portugal, ficando na pouco gloriosa quarta posição. No entanto, nos E.U.A. conseguiu um lugar de destaque, obtendo a “medalha de prata”, ou seja, o segundo lugar. Este filme da Disney arrecadou uns impressionantes $678.815.482.

3. The Incredibles 2: Os Super-Heróis

Incredibles é mais um filme da Disney que maravilhou crianças e adultos no ano de 2018. “Lá como cá” (que é como quem diz, nos E.U.A. como em Portugal), as aventuras da família de super-heróis prenderam as atenções e deliciaram quem teve a oportunidade de vê-los no grande écran. Só nos E.U.A. conseguiram obter em bilheteira o fantástico valor de $608.581.744 atingindo, com muito mérito, o terceiro lugar do top de filmes mais vistos.

4. Mundo Jurássico: Reino Caído

Este filme da Universal gerou um total de $416.769.345. Os dinossauros não tiveram o mesmo sucesso em Portugal, mas nos E.U.A. as aventuras de Owen Grady (interpretado por Chris Pratt) e da sua companheira Claire Dearing (papel protagonizado por Bryce Dallas Howard) mereceram as maiores atenções.

A Mosca, isto é, Jeff Goldblum regressa para mais um filme com dinossauros, reinterpretando o papel de Ian Malcolm. J.A. Bayona é o realizador deste filme que volta a dar um papel de destaque aos dinossauros, os quais se outrora estavam extintos, agora estão vivos e mais famintos do que nunca.

5. Deadpool 2

O filme de Ryan Reynolds consegue a fantástica proeza de ficar em 5º quer em Portugal, quer nos E.U.A. Contudo, os valores do sucesso são claramente bem distintos, dadas as diferenças de tamanho dos dois países. Só nos E.U.A., Deadpool arrecadou uns impressionantes $318.491.426. O humor e a imprevisibilidade do herói conquistaram tudo e todos, por isso já se pergunta se terá continuidade. Haverá Deadpool 3 ou X-Force (à semelhança de X-Men)? Acredita-se que sim e haverá novidades para breve sobre estas possibilidades.

Veja também: