Publicidade:

Finanças lançam aplicação móvel para consultar e pagar impostos

A nova app da Autoridade Tributária permite acompanhar a sua situação fiscal e fazer o pagamento de impostos.

Finanças lançam aplicação móvel para consultar e pagar impostos
App oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira

Sob o lema “pagar os seus impostos de forma cómoda, simples e segura”, a nova aplicação móvel da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) – intitulada “Situação fiscal – Pagamentos” – pretende, por um lado, reduzir os níveis de incumprimento fiscal por parte dos contribuintes e, por outro, permitir um encaixe mais atempado da receita fiscal.

A nova app permite aos contribuintes um acesso rápido e permanente à sua informação fiscal, além de os notificar para todas as obrigações do calendário fiscal. Quer saber em que estado está o pagamento do reembolso do seu IRS? Ou se é este o mês em que tem de pagar o Imposto Único de Circulação (IUC)? A partir de agora, pode aceder a toda essa informação a partir do seu smartphone ou tablet.

A aplicação móvel permitir-lhe-á ainda fazer o pagamento de impostos, seja através das habituais referências de pagamento, seja através de MB WAY ou de QRCode.

Como obter a nova aplicação móvel?

financas-lancam-aplicacao-movel-para-consultar-e-pagar-impostos

Pode fazer o download da aplicação na APP Store e no Google Play, para sistemas IOS e Android. A entrada na aplicação faz-se mediante o preenchimento do número de identificação fiscal e da senha do contribuinte, tal como no Portal das Finanças, e disponibiliza quatro menus, a saber:

1. Dados de identificação

Neste menu constam elementos básicos de identificação do contribuinte: nome, NIF, morada fiscal, estado civil. Convém, com alguma regularidade, aceder a este menu para verificar se os dados estão atualizados, sobretudo se mudou recentemente de morada fiscal.

2. Pagamentos

Neste menu a informação surge dividida em dois separadores: um para os pagamentos ainda dentro dos prazos, em fase de cobrança voluntária. E uma outra para os pagamentos em falta, na chamada fase de cobrança coerciva.

Em qualquer um dos casos, são disponibilizadas ao contribuinte três opções para proceder aos pagamentos: as tradicionais referências de pagamento no multibanco; informação para pagamento através de MB WAY  -o que exige a adesão à aplicação móvel da SIBS; e, por fim,  informação para pagamento através de QRCode – para utilização nos locais de pagamento presenciais que estejam equipados com o leitor respectivo.

3. Reembolsos

No menu referente aos reembolsos, é apresentada ao contribuinte uma lista dos reembolsos emitidos, pagos, cancelados ou reativados pelo Fisco, bem como os respectivos montantes.

4. Acesso ao Portal das Finanças

Este menu encaminha o contribuinte diretamente para a sua página pessoal do Portal das Finanças, de forma a poder consultar informação detalhada sobre a sua situação fiscal.

A par da nova app, a AT apresenta também novas soluções para pagamento de impostos no Portal das Finanças. Se aceder à sua página pessoal vai poder ver uma lista dos pagamentos a decorrer. Para cada um pode escolher a possibilidade de fazer o pagamento através do MB WAY. Para tal deve carregar-se no botão “Pagar” e digitar o número de telemóvel registado na aplicação do MB WAY no momento da adesão.

Veja também: