Publicidade:

Fino ou Imperial? Os melhores spots no Porto e em Lisboa

Para os fãs de cerveja, listámos os melhores spots no Porto e em Lisboa para beber uma fresquinha entre amigos. Fino ou Imperial? Você decide!

Fino ou Imperial? Os melhores spots no Porto e em Lisboa
10 cervejarias para ficar a conhecer

Não importa se costuma pedir Fino ou Imperial. Reunimos os melhores spots no Porto e em Lisboa para beber uma cerveja nacional, internacional ou artesanal e petiscar aquilo que mais lhe aprouver.

Perde-se no tempo a “guerra” entre o nome que é dado ao copo de cerveja que sai das torneiras e refrescas as gargantas. Na capital será sempre uma Imperial, no Porto é uma heresia chamar-lhe algo diferente de “Fino”. a qualidade da cerveja, o ambiente, os petiscos que a acompanham, são aspetos fundamentais para definir aqueles espaços mais especiais. Consultamos alguns especialistas (por razões de segurança não divulgamos as suas identidades…) e fiemos uma pequena lista.

Assim, para quem está no Porto e quer beber um Fino à maneira o roteiro pode ser este:

  • Casa Guedes
  • Espaço 77
  • Adega Rio Douro
  • O Astro
  • Taberna Santo António

Já se andar por Lisboa e tiver um súbito desejo de uma Imperial, as soluções são as seguintes:

  • Tasca do Careca
  • Velhos do Restelo
  • Os Três Forasteiros
  • Café na Fábrica

E depois tem as cervejas artesanais, que também se servem cada vez mais. A maior parte dos espaços tem cerveja de produção própria, oferecendo produtos de qualidade superior e com inúmeras variedades. Por isso, nos melhores spots no Porto e em Lisboa encontrará, garantidamente, uma cerveja de categoria e ao seu gosto. Visite-os e comprove por si mesmo.

Fino ou Imperial? Os melhores spots no Porto para beber cerveja


1. Armazém da Cerveja

Desde 2017 que o Armazém da Cerveja disponibiliza mais de 70 variedades de cerveja a quem aprecia esta bebida. Além da zona de bar, há um espaço onde estão expostas garrafas e copos de marcas de cervejas nacionais e internacionais.

Há uma zona interior e outra exterior e o fino vem acompanhado de petiscos. Pode, ainda, pedir o menu degustação e experimentar diferentes variedades de cerveja.

Morada: Rua Formosa, nº 130
Telefone: 222 055 067
Horário: 16h-24h

 

 

 

2. Catraio Craft Beer Shop

O Catraio Craft Beer Shop é um espaço que desde 2015 funciona ora como loja, onde se vende cerveja artesanal de produção nacional, ora como bar, servindo cerveja à pressão, acompanhadas por alguns petiscos. Tem sala e esplanada.

Morada: Rua de Cedofeita, nº 256
Telefone: 222 010 320
Horário: 16h-24h (encerra ao domingo e segunda-feira)

 

 

3. Letraria Craft Beer Garden

A Letra é uma marca portuguesa, mais exatamente bracarense, de cerveja artesanal, com fábrica e bar em Vila Verde e, desde 2017, também no Porto. Os 50m2 oferecem 16 bebidas diferentes, além de outras marcas artesanais portuguesas. Ao todo, são disponibilizadas 50 variedades e 20 lugares sentados (na zona do bar) + 30 lugares sentados no piso inferior, na zona do restaurante, onde pode também petiscar queijos, salgados, tostas ou hambúrgueres.

Morada: Rua da Alegria, nº 101
Telefone: 223 235 186
Horário: 16h-24h

 

 

 

4. Levare

Ao longo dos 800m2 do universo Levare, é possível encontrar a fábrica, uma esplanada e o restaurante. Há 5 variedades de cerveja, de produção própria. Da lager à American IPA, as cubas da fábrica têm capacidade para produzir 6000 todos os meses. Acompanhe um copo desta bebida com alguns petiscos e deixe-se relaxar.

Morada: Praça da Batalha, nº 12A
Telefone: 222 059 118
Horário: 12h-23h

 

 

5. A Fábrica da Picaria

Para os apreciadores de cerveja artesanal, existe esta Fábrica, com duas cervejas artesanais de marca própria. Tem duas salas com mesas e uma esplanada e para além da bebida, disponibiliza ainda petiscos para acompanhar como pregos de carne do lombo, hambúrgueres, linguiça ou, simplesmente, batatas fritas.

Morada: Rua da Picaria, nº 72
Telefone: 915 394 196
Horário: 11h-24h (encerra ao domingo)

 

 

Fino ou Imperial? Os melhores spots em Lisboa para beber cerveja


1. Delirium Café

 

Neste bar, existem mais de 25 variedades de cerveja servidas à pressão: Delirium Red; Nocturnum; Argentum; Noel; Mongozo de banana ou coco; Floris Apple, de maçã; Chimay Triple; e La Trappe Quadrupel são algumas dessas variedades que tem um custo aproximado de 4€. Os quase 300m2 do espaço oferecem uma capacidade para 110 pessoas sentadas.

Morada: Calçada Nova de São Francisco, nº 2A
Telefone: 213 460 920
Horário: 12h-01h

2. Bikes & Beer

 

Em 2017, nasceu uma combinação original: bicicletas e cerveja. Em Almada, existe uma oficina que partilha o espaço com um bar de cervejas artesanais e de várias nacionalidades – russas, belgas, mexicanas, escocesas e portuguesas. Os preços vão até aos 5€ e há 16 lugares sentados à disposição. Para quem não for tão fã desta bebida, descanse, pois também cidras, sumos (frutos vermelhos, maçã ou manga) e café.

Morada: Rua Pêro da Covilhã, nº 1B
Telefone: 212 467 150
Horário: 14h-22h (encerra aos fins de semana)

3. Duque Brewpub

 

Aqui só há cerveja artesanal nacional. Oitava Colina, a Letra F, a Dois Corvos e a Musa são algumas das marcas disponíveis, a que se junta a produção própria, levada a cabo numa sala ao fundo do bar. Se gosta de cerveja artesanal portuguesa, este é o local ideal para si.

Morada: Calçado do Duque, nº 51
Telefone: 927 106 092
Horário: 16h-24h

4. Quimera Brewpub

 

Além de pub e restaurante, esta é uma cervejaria artesanal. Aqui, vende-se cerveja própria e cerveja artesanal de outras marcas portuguesas. Para além da bebida, há carnes curadas para degustar e acompanhar com uma fresquinha.

Morada: Rua Prior do Crato, nº 6
Telefone: 917 070 021
Horário: 17h-24h (encerrado segunda e terça-feira)

5. Dois Corvos

 

O mural que ilustra o nome deste bar contribui para o ambiente descontraído deste espaço que funciona como fábrica de cerveja e tap room. Há mais de 10 variedades de cerveja de produção própria para provar, para além das edições limitadas ou sazonais. Aconchegue o estômago com o queijo, chouriço assado e sandes disponíveis no local.

Morada: Rua Capitão Leitão, nº 94
Telefone: 211 331 093
Horário: 14h-23h

Veja também: