Publicidade:

Fios de ovos: como fazer e onde usar esta delícia doce

Neste artigo vamos abordar um ingrediente que vai adoçar- e muito - os bolos aí em casa: os fios de ovos. Saiba como fazer e onde usar!

Fios de ovos: como fazer e onde usar esta delícia doce
De fazer crescer água na boca

Fios de ovos: como fazer e onde usar esta delícia dourada e doce-doce?

Temos dicas importantíssimas para que nada falte na mesa de doces da próxima Páscoa… E porque não, de todo o ano? Com mil e uma utilizações e mais fáceis de fazer do que imagina, estes fios “de ouro” podem fazer toda a diferença nas doçuras que costuma fazer aí em casa.

Não lhe apetece já um chá com uma fatia de bolo bem docinha?

Fios de ovos: como fazer e onde usar


Receita de fios de ovos

fios de ovos

Ingredientes
15 gemas
1 clara
500g açúcar
300 ml água
Essência de Baunilha q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por colocar o açúcar, a água e essência de baunilha numa caçarola e misture bem.
  2. À parte, misture numa tigela as gemas e a clara, mas sem bater (este passo é muito importante).
  3. Passe esta mistura por uma peneira fina, transferindo-as para outra taça.
  4. Coloque a caçarola em lume brando até ferver.
  5. Chegando a este ponto, utilize um funil de vários bicos (próprio para fios de ovos) e vá despejando a mistura das gemas em movimentos circulares e bem devagar. Cuidado para não encher demasiado a panela.
  6.  Deixe cozinhar as gemas cerca de 2 a 3 minutos e retire-as com a ajuda de uma escumadeira. Coloque-os numa peneira colocada sobre uma tigela grande, para que os fios ganhem cor.
  7. Repita o processo até esgotar as gemas.

Onde usar os fios de ovos

Quando pensamos nos fios de ovos: como fazer e onde usar por vezes parece que faltam ideias além da típica lampreia de ovos ou simplesmente colocá-los numa taça na mesa de sobremesas. Mas os fios de ovos são bem mais versáteis do que imagina! Aqui ficam algumas dicas de possíveis utilizações.

Decorar tartes e bolos

Sabe aquela tarte de amêndoa ou bolo de noz que faz sempre para as festas, incluindo o Natal? Aproveite para os colocar num prato bem simples, branco ou transparente, de preferência; os fios de ovos fazem o resto do trabalho (e do brilharete)!

Enfeitar  o pudim

O pudim de ovos é outro dos clássicos das mesas dos portugueses. Depois de o desenformar, coloque fios de ovos no buraco do pudim e a ladeá-lo. Pode ainda juntar umas pérolas e açúcar e o resultado é verdadeiramente fenomenal!

Polvilhar éclairs

Pode até já comprar os éclairs feitos. Mas capriche na apresentação! Vai alguém tomar café a sua casa? Sirva estas mini delícias numa travessa com ovos moles por cima. Vai ser um verdadeiro sucesso.

Enfeitar o Peru de Natal

Sim, é verdade! Os fios de ovos não servem só propósitos doces! Experimente colocar uma mão cheia destes fios à volta da travessa onde serve o pernil de Natal, juntamente com rodelas de laranja, por exemplo. Vão trazer uma cor fantástica ao prato. E mesmo que os convidados os comam, a mistura doce / salgada vai ser bem interessante!

Envolver os ovos moles

Finalmente, como última dica de utilização está uma possibilidade que pode parecer óbvia mas que não é usada com frequência. Se em sua casa é costume apresentar ovos moles nas mesas das festas, coloque-os envolvidos em fios de ovos. Além de delicioso, cria um ambiente gastronómico bem engraçado.

Veja também: