Luana Freire
Luana Freire
09 Jun, 2017 - 10:02

Conheça a formação em Relações Públicas e Marketing na Master.D

Luana Freire

Já pensou que pode ocupar duas funções dentro de uma empresa? Descubra como pode investir numa formação dupla em Relações Públicas e Marketing.

Conheça a formação em Relações Públicas e Marketing na Master.D

Muitas empresas acreditam que os métodos convencionais de marketing e comunicação já não entregam os grandes – e desejados – resultados. Em poucas palavras, respondemos a estas empresas: isso não é verdade. Neste artigo vamos explicar as razões para as empresas continuarem a investir nas diversas áreas da comunicação empresarial, dando especial destaque a duas funções que são aliadas do sucesso.

Esta é uma área que pode fazer parte do seu futuro profissional? Então, chegou ao sítio certo. Vamos, também, explicar porque deve apostar numa formação na área de Relações Públicas e Marketing. Fique atento.

As alterações nas formas de consumo e o crescimento do Marketing Digital não retiram valor às estratégias tradicionais de comunicação – antes, pelo contrário, aumentam a sua responsabilidade e o seu leque de apostas.

Trabalhar com um bom profissional de Relações Públicas e Marketing é, por exemplo, um grande oportunidade de estar em contacto com os média, os jornalistas e os formadores de opinião – on e offline. O que isto quer dizer? Basicamente, isto significa que a empresa é vista.

O que faz um profissional de relações públicas?

placeholder-1x1

O profissional de Relações públicas é responsável por todo o trabalho de comunicar diretamente com o público, reduzindo o ruído e partilhando da melhor forma a informação corporativa. O objetivo desta profissão é realizar uma comunicação que aumente a exposição do negócio e veicular notícias com conteúdos relevantes.

Este é o profissional responsável por estabelecer e manter os melhores contactos com formadores de opinião, como bloggers, jornalistas e celebridades, por exemplo. É ele que vai fazer a mensagem chegar à audiência, criando a ponte entre o marketing da empresa e o público.

O que faz um profissional de Marketing?

placeholder-1x1

Pense nas suas dores, problemas e dúvidas. Pensou? Este é o trabalho do profissional de Marketing: descobrir como funciona o público, colocando-se no lugar da audiência e criando estratégias para chegar mais perto do consumidor. Este é o colaborador responsável por entrar na cabeça de quem consome, descobrir os seus gostos, hábitos e necessidades, criando material relevante para este público.

O que faz um profissional de Relações Públicas e Marketing?

Profissionais de Relações Públicas e Marketing não têm tarefas opostas. Na verdade, ainda que as responsabilidades de cada área sejam diferentes, existe uma relação de extrema importância entre elas: uma necessita da outra.

Pare e pense porquê. É fácil de perceber, certo? Ao fim do dia, o importante é ter trabalhado para tornar a marca visível, com conteúdo de qualidade e partilhada com os meios corretos. Por isso mesmo, estas duas funções complementam-se. Por melhor que seja a sua comunicação e o conteúdo que cria e divulga, se as pessoas não consumirem e não interagirem com os seus produtos e serviços, os resultados não chegam. Certo?

O Marketing é responsável por criar os seus conteúdos e posicionar corretamente o seu negócio. Mas, isto só funciona quando o conteúdo é visto. Adivinha quem é bom nesta tarefa? Sim, o profissional de Relações Públicas. Lembre-se: conteúdos que têm destaque são resultado desta poderosa parceria. Agora imagine: e se pudesse ser um profissional qualificado nas duas áreas? Já vamos falar disso.

Curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing

placeholder-1x1

O Curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing oferecido pela rede de escolas Master.D capacita os formandos para exercerem as principais técnicas necessárias para prestar assistência técnica em vários tipos de eventos – como feiras, congressos e exposições – para além de orientar o aluno para as necessidades reais de comunicação de uma empresa ou negócio. Através da partilha de conhecimentos e estratégias, os formandos são orientados para serem profissionais com foco no cliente e no atendimento ao público, no mercado e na concorrência.

O objetivo é oferecer o acesso às ferramentas de marketing e comunicação – interna e externa -, para que o futuro profissional seja capaz de representar e promover a imagem da empresa, comunicando corretamente com as audiências pretendidas, divulgando a atividade e dando a conhecer os produtos e serviços prestados.

Este curso é uma excelente aposta para quem quer trabalhar na promoção e representação comercial de uma marca, sendo capaz de desenhar todas as linhas de comunicação de uma empresa.

Após o curso, onde vai poder trabalhar?

As empresas empregadoras reconhecem que a contratação dos formandos do curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing agrega valor ao negócio à medida em que podem contar com as múltiplas competências que se mostram necessárias. Os empregadores sabem da importância de poder contar com as competências de um profissional que atua com um papel duplo dentro da organização – de relações públicas e marketeer, mas ainda com os conhecimentos necessários também à gestão de eventos.

Os formandos podem trabalhar em agências de comunicação, departamentos de comunicação e imagem, gabinetes de Relações Públicas, ou até em empresas que trabalham com organização de eventos e animação turística, por exemplo. Se o objetivo for centrar-se no Marketing, a vaga de emprego pode ser conquistada nos gabinetes específicos para o efeito, ou o futuro profissional poderá dedicar-se à área de Estudos de Mercado e gestão de estudos de satisfação do cliente.

Mas, ainda antes de ingressar formalmente no mercado de trabalho, os formandos têm a oportunidade de experimentar a atividade na área, adquirindo experiência real em campo através dos estágios formativos. Para isso, basta fazer uma candidatura para o efeito no final do curso.

Porque é tão importante para as empresas?

A resposta é simples: porque o profissional qualificado é aquele que é capaz de encontrar soluções criativas e eficazes, conduzir a comunicação interna e externa de uma marca e, também, gerir o orçamento de campanhas e ações de promoção. Nem sempre é preciso ter um grande budget para alcançar o sucesso numa campanha, por exemplo, e é o responsável pelo Marketing e pelas Relações Públicas da empresa que será responsável por encontrar os melhores canais para comunicar com eficiência e chegar à audiência.

A internet é um mundo de oportunidades, mas esse é apenas um dos muitos exemplos de como uma empresa pode ultrapassar metas através de estratégias de relações públicas e marketing. Para exponenciar os resultados de um negócio é, cada vez mais, necessário fazer uso de um amplo leque de ferramentas de comunicação – que, claramente, só um profissional qualificado pode oferecer.

Para aumentar a credibilidade de uma empresa não basta conhecer as pessoas certas e gostar de interagir com o público. Promover o reconhecimento de uma marca e manter-se no foco do público é uma ciência para quem estudou e conhece a fórmula certa.

Se quer entender melhor como pode incluir as relações públicas e o marketing na sua estratégia de comunicação, ou se quer estudar para ser um futuro profissional desta área, saiba mais sobre a nossa dica de formação no site da Master.D, ou visite uma escola próxima de si.

Veja também: