Publicidade:

Veja 8 dicas para a formatação do CV

Para que não passe despercebido entre os restantes candidatos, conheça dicas para a formatação do CV que certamente lhe serão muito úteis.

Veja 8 dicas para a formatação do CV
Sabe como construir um CV campeão?

Ter um CV bem escrito é fundamental, mas a apresentação do mesmo também conta, e muito! Pense que a empresa recrutadora não o conhece, nunca o viu. Por isso, o primeiro contacto efetua-se através a análise do seu CV. Por este motivo, uma formatação do CV que passe uma ótima imagem de si é crucial para ser passado à fase seguinte do recrutamento. Para que consiga a formatação do CV que o vai levar longe, esteja bem atento às dicas que lhe deixamos de seguida.

Como conseguir a formatação do CV que o levará longe?


cv

1. Escolha um estilo simples, mas com bom gosto

Escolher um estilo simples e de bom gosto relativamente à formatação do CV pode ser uma ótica dica a ter em consideração. Desta forma, opte por uma fonte de letra básica, ainda que moderna, como Arial ou Helvetica, tornando, assim, o seu currículo de fácil leitura. Opte também por um tamanho de fonte entre 10 e 12. Deverá manter o seu CV simples, mas consistente, incluindo toda a informação relevante de forma organizada.

2. Se usar cor, faça-o de forma muito discreta

Para possuir um CV vencedor, usar cor pode não ser determinante nem necessário. Contudo, se optar por fazê-lo, terá de ser de forma discreta, com pequenos apontamentos que não manchem o bom gosto do seu CV. final de contas, o CV é uma ferramenta de trabalho e deve, por isso, ser encarado como tal.

3. Destaque as suas informações de contacto

No seu CV, poderá ser uma boa ideia destacar as informações de contacto, registando não só o número telefónico, morada e email, como também página do LinkedIn ou do Facebook, por exemplo. Contudo, neste último caso, se o fizer, tenha muito cuidado com o conteúdo disponibilizado em modo “público”.

4. Crie categorias de fácil leitura

Todos sabemos que os recrutadores dedicam poucos minutos à análise de cada CV. Por isso, é de extrema importância que o seu permita uma leitura simples e rápida! Aposte em tabelas, listagens e deixe os textos compridos e maçadores de lado.

5. Não coloque expectativas salariais

Ainda que esta questão possa vir a ser colocada pelo entrevistador, não a deverá colocar no seu CV.

cv

6. Não escreva mais que duas páginas

O seu CV não deverá ultrapassar as duas páginas, para que se destaquem as qualidades e competências que os distinguirão dos demais candidatos.

7. Use linguagem correta e sem erros

Se realmente quer o posto de trabalho a que se está a candidatar, usar linguagem que não seja adequada e dar erros de português pode hipotecar o seu sonho. Por isso, no final de redigir o CV, corra o corretor ortográfico do Word. Se ainda assim tiver dúvidas, peça a alguém para rever o texto por si.

8. Procure a ajuda de um profissional

Se ainda assim tiver dúvidas quanto à formatação do CV, poderá procurar e contactar um profissional para o ajudar a fazer o design adequado. O CV é, de facto, um ponto muito importante no processo de procura de emprego e, por isso, merece um investimento extra. Lembre-se der que é o seu futuro profissional que está em causa.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.