Publicidade:

Frases para iniciar uma conversa: 6 abordagens diferentes

Sofre um bloqueio só de pensar em frases para iniciar uma conversa? Não se preocupe, conheça os nossos exemplos e amplie os seus contactos.

Frases para iniciar uma conversa: 6 abordagens diferentes
Ative o seu networking e sem hesitar

Naturalmente, a conversa flui quando se tratam de eventos sociais entre família, amigos ou colegas de trabalho e até mesmo com pessoas novas. No entanto, a coisa pode complicar-se quando se trata de iniciar uma conversa com objetivo de criar ou aumentar a sua rede de contactos profissionais, ou seja, construir o seu networking. Não sabe como abordar alguém em contexto profissional? Siga as nossas dicas de frases para iniciar uma conversa.

Todos sabemos como iniciar e manter uma conversa de circunstância, mas, quando falamos de networking, a história é diferente. Como é que nos podemos aproximar de alguém que não conhecemos pessoalmente e começar a falar? Bem, é mais fácil do que parece e, de facto, ninguém vai afastar-se se sorrir e apresentar-se cordialmente. Até pode acontecer que algumas dessas pessoas se sintam aliviadas por ter iniciado a conversa.

Ter algumas frases preparadas facilita realmente o processo. Por isso, reunimos numa lista as melhores frases para iniciar uma conversa que será bastante útil para consultar antes do seu próximo evento profissional.

As melhores frases para iniciar uma conversa em 6 pontos


frases para iniciar uma conversa

1. Abordagem básica

Em caso de dúvida, comece pelo básico. Perguntar o que faz, perguntar porque está no evento ou até mesmo estender a mão e cumprimentar. Este tipo de perguntas fazem desencadear conversas e dá-lhe tempo para abordar projetos profissionais:

  • Boa tarde, o meu é X e estou cá por causa de Y. Qual é a sua história?
  • Então, o que é que faz?
  • Então, o que o trouxe aqui hoje?

2. Abordagem pontos em comum

Aproveite o que há em comum. Não interessa quem é quem porque, seja quem for, todos os que se encontram na sala têm com toda a certeza estas coisas em comum: o evento, o local, a comida e a bebida. Use isto como uma vantagem, converse sobre o que está acontecer à sua volta:

  • Este patê está delicioso, já experimentou?
  • Como é que ficou a saber desta iniciativa?
  • Está frio (ou calor) aqui.
  • É um local bastante bonito. Já cá tinha estado?

3. Abordagem factos noticiosos

Use o que ouviu nas notícias. As notícias mundiais ou locais também são pontos em comum que podem e devem ser aproveitados em frases para iniciar uma conversa. Mas tenha cuidado, não comece um debate quente sobre política. Partilhar alguma coisa mais ligeira é uma ótima maneira de iniciar uma conversa:

  • O que pensa sobre…?
  • Os jornais falam todos do mesmo assunto. Já viu? Que loucura!
  • Ainda não vi nada de notícias hoje. Gostava de saber o que está a acontecer com…
  • Viu o jogo ontem?

4. Abordagem para introvertidos

Entrar numa sala cheia de pessoas desconhecidas é, para alguns, intimidante. A nossa dica é que procure alguém mais isolado que será, provavelmente, outro introvertido ou estará à espera de alguém e use uma das seguintes frases para iniciar uma conversa:

  • Boa tarde, isto está cheio de gente. Importa-se que me junte a si? Aqui é mais sossegado.
  • Penso que me devo apresentar, vistos estarmos aqui os dois.
  • Estava a observar e, não me leve a mal, o seu vestido/gravata/relógio é fantástico.

5. Abordagem humorística

Use o sentido de humor, mas, primeiro, avalie o ambiente porque nem sempre uma piada será bem-vinda. No entanto, recorrer a esta abordagem, às vezes, pode aliviar constrangimentos e ajudar a dar início a uma conversa divertida:

  • Nem acredito, vim tão mal vestida para este evento. Olá, o meu nome é X.
  • Eu vim só pelos croquetes. Como é que ficou a saber desta iniciativa?
  • Sinceramente, a única pessoa que conheço aqui é o senhor do catering e acabei de conhecê-lo há dois minutos. Importa-se que me apresente?

6. Abordagem vale tudo

Se todas as anteriores frases para iniciar uma conversa falharem, tente uma destas à sorte:

  • Conhece algum restaurante de sushi por aqui? Não conheço esta zona e vou jantar depois disto.
  • Peço desculpa, não é amigo de (invente um nome)?
  • Bem, que grupo animado. Mais animado que o último grupo onde estive a conversar.
  • Estou a tentar perceber quais as melhores e piores conversas de todos os tempos. Ouviu alguma coisa particularmente boa ou terrivelmente má hoje?

A importância do networking na vida profissional

Este termo há muito que entrou no vocabulário profissional, basicamente define a capacidade de se relacionar ou fazer contactos com pessoas ou grupos com interesses e objetivos em comum.

Conseguir boas oportunidades na vida profissional são maiores para quem tem um networking sólido, não só em quantidade de contactos, mas, principalmente na qualidade dessa rede de contactos.

É verdade que pode utilizar as redes sociais para ligar-se aos seus amigos de infância, aos seus colegas de curso e a profissionais da sua área que também estão acessíveis desta forma. Mas “quem não aparece, não é lembrado” e, por isso, é que é importante comparecer em eventos, reuniões ou feiras dedicadas à área na qual atua.

Nestes eventos e encontros, é importante que tente conectar-se realmente com estas pessoas e que conseguia prender a sua atenção para que se lembrem de si posteriormente. O primeiro passo é iniciar uma conversa e, agora que conhece as várias abordagens, esse passo pode ser seu.

Veja também: