Publicidade:

Frida Kahlo decoração: inspire-se no ícone da arte moderna

Falar de Frida Kahlo e decoração é falar num sem número de objetos estampados com a imagem desta verdadeira musa inspiradora. Venha saber mais?

Frida Kahlo decoração: inspire-se no ícone da arte moderna
Fique a saber um pouco mais sobre Frida Kahlo

Frida Kahlo na decoração? Sim, sim e sim. É caso para se perguntar: como posso decorar a casa (e a alma) se a inspiração for essa musa da arte moderna? Decore com almofadas, quadros e tudo o que a imaginação for capaz de sonhar e reproduzir.

Esta figura icónica tornou-se um símbolo não só da arte e da cor como do México e, principalmente, das mulheres lutadoras que enfrentam todas as adversidades da vida com bravura e coragem. É esta a lição que deve tirar da Frida Kahlo e isso pode refletir na decoração. Que tal ter um ambiente para onde pode voltar todos os dias e encontrar motivos para encarar a vida com garra, sem nunca baixar os braços? Deixe-se inspirar.

Frida Kahlo decoração: descubra como levar Frida para casa


fridaFonte: Pixabay/Katchi

Estilo Frida Kahlo

A entrada de Frida Kahlo nos acessórios e na decoração dos interiores das casas ter-se-á devido, acima de tudo, a dois fatores:

  • primeiro, a história de vida inspiradora desta mulher artista;
  • segundo, os ambientes e, sobretudo, as cores que usou e que tornam qualquer casa alegre e divertida.

Para quem não sabe muito sobre esta pintora, vale a pena recordar que ela deixou um magnífico legado de obras que têm tanto de atrativo, como de intrigantes.

Frida nasceu em 1907, no México, e teve uma vida um tanto ou quanto atribulada, marcada por algumas tragédias e acidentes que a obrigaram a passar largas temporadas de cama. Nesses períodos, pintava, pois era algo que podia fazer, mesmo deitada. Nos seus quadros, representava-se a si e às suas vivências, o amor que sentia pelo seu marido e as várias traições que sofreu por parte dele. Daí, ter sempre obras duras e intensas, mas altamente cativantes e inspiradoras. Frida morreu em 1954, com embolia pulmonar. A sua casa, conhecida como “Casa Azul” pode ser até hoje visitada, pois aí tem sede o Museu Frida Kahlo.

Visite a exposição “Frida Kahlo – as suas fotografias” no CPF >>

México e as cores

Outra caraterística que ressalta das obras de Frida Kahlo são as cores que, de resto, espelham também um pouco da arte e cultura mexicanas. Este é um dos aspetos que realmente fez com que as obras da artista fossem tão disseminadas em artigos e objetos, pois afinal quem não gosta de cor, certo? A verdade é que a artista atribuía a cada cor um significado muito particular e, se não o sabia, talvez seja interessante ficar a conhecer o simbolismo de cada cor na obra de Frida Kahlo.

  • Verde: boa luz
  • Magenta: a mais brilhante e mais antiga
  • Amarelo: o sol e a alegria
  • Azul cobalto: a pureza e o amor

Almofadas

As almofadas são um dos itens, por excelência que mereceu a estampagem do ícone feminino, das suas cores, do seu penteado florido e de muitas folhagens e vegetação tropicais. As suas formas e cores combinam bem com ambientes neutros e de cores claras, mas também com espaços de decorações mais extravagantes e coloridas. Encha o seu sofá com algumas almofadas com motivos Frida Kahlo ou, então, espalhe-as pelo seu quarto e dê à divisão onde dorme um toque cheio de personalidade e irreverência.

 

Outros acessórios Frida Kahlo

E se pensa que os itens inspirados em Frida Kahlo se circunscrevem a almofadas, desengane-se! Há outros objetos decorativos para espalhar por sua casa como quadros, ímans, loiças, e tudo o que possa imaginar, dedicado a esta verdadeira diva. E, esta tendência decorativa, também já passou para a moda com tshirts, camisolas e vestidos ilustrados com a figura de Frida – o seu rosto ou simplesmente a sua silhueta -, uma linha muito in que ficará a arrasar nos seus looks descontraídos de verão.

Para enfeitar as paredes, que tal posters com a cara da artista?

 

E que tal uma tela impressa?

 

Pode ainda gostar da ideia de personalizar móveis. Uma cómoda pode ser uma grande ideia.

 

Além dessas ideias, se quer ter uma casa inspirada em Frida, use e abuse das cores e tenha sempre como base a cultura mexicana.

 

Certamente já conhecia itens da linha Frida Kahlo. Talvez até já tenha alguns em sua casa. Porém, certamente não conhecia alguns pormenores da vida da artista que o farão valorizar, seguramente mais, estes objetos tão marcantes. Dê à sua casa um estilo Frida Kahlo na decoração e honre esta personalidade incontornável da história da pintura mexicana, símbolo da luta e da superação.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação