Publicidade:

7 formas simples de ganhar dinheiro com fotografias

Quer começar a ganhar dinheiro com fotografias? Não perca tempo. É mais fácil do que parece. Conheça as nossas 7 dicas para rentabilizar os seus cliques.

7 formas simples de ganhar dinheiro com fotografias
Saiba como ganhar dinheiro com uma máquina fotográfica

Se gosta de fotografia e tem já um vasto portefólio, talvez esteja na altura de começar a pensar em vender o seu material. Hoje em dia, são várias as formas de conseguir ganhar dinheiro com fotografias sem grandes complicações. As opções são vastas – desde começar um blog a tornar-se colaborador de um banco de imagens –, por isso, deixamos-lhe aqui 7 dicas essenciais para o ajudar a rentabilizar os cliques que colecciona.

7 dicas para ganhar dinheiro com fotografias

1. Impressões

ganhar dinheiro com fotografias

Uma das formas mais fáceis de ganhar dinheiro com fotografias é vendê-las em linha através de um terceiro partido que fará todo o trabalho por si. Basta fazer o upload das suas melhores imagens e decidir o preço. Um website por onde começar é o ImageKind, que poderá colocar o seu trabalho para venda, impresso em diferentes tamanhos, materiais e molduras, e, de cada vez que uma fotografia sua for vendida, pagar-lhe-á diretamente.

2. Bancos de imagens

ganhar dinheiro com fotografias

Torne-se colaborador de bancos de imagens, como o iStock e o ShutterStock. Em vez de esperar que o seu trabalho seja descoberto, coloque as suas melhores fotografias num destes websites, juntamente com palavras-chave que tornem a pesquisa mais fácil, e verá que, não tarda, existirá quem compre. Neste tipo de plataformas, algumas das temáticas mais populares são comida, natureza, cidades, pessoas (a trabalhar, em família, em transportes públicos, etc.) e viagens.

3. Jornais locais

ganhar dinheiro com fotografias

Porque não apostar também em algo mais perto de si? Procure tornar-se colaborador de um jornal local. Poderá fazê-lo já hoje com o portefólio que tem ou seguir as notícias e tirar fotografias incríveis de algum evento actual. Assim, com material relevante já na mão, terá maiores probabilidades de convencer os responsáveis.

4. Concursos

ganhar dinheiro com fotografias

São cada vez mais os concursos de fotografia – nacionais e internacionais – por aí publicitados. Esteja atento a websites ligados a esta sua paixão e não tenha medo de submeter o seu material. Verá que muitos destes concursos não só oferecem prestígio como também prémios muito generosos em dinheiro.

5. Blogs

ganhar dinheiro com fotografias

Fazer um blog é uma excelente forma de dar conhecer as suas fotografias e de, eventualmente, começar a ganhar dinheiro com elas. Hoje em dia, são várias as plataformas que tornam a tarefa simples e fácil. Para ganhar dinheiro com um blog são duas as soluções: através de anúncios publicitários ou de publicações patrocinadas, que levam à divulgação, comunicação e/ou venda de algum produto ou serviço. Faça contactos, exponha-se e, quem sabe, poderá tornar-se um sucesso online.

6. Serviços fotográficos

ganhar dinheiro com fotografias

Com algum talento e uma boa câmara, pode fazer alguns serviços enquanto fotógrafo, de modo a ganhar alguns euros. Este tipo de serviços – casamentos, baptizados, fotografias românticas, por exemplo – pode não ser difícil de encontrar, e o que recebe depende não só do serviço, mas também dos seus poderes de negociação. Desde que saiba o que está a fazer tudo correrá bem, e tanto pode fazer estes serviços para ganhar apenas algum extra, ou a nível profissional.

7. Use drones para tirar fotografias

ganhar dinheiro com fotografias

Um mercado em rápida expansão é o de fotografias com drones. Pode ganhar dinheiro com estas maravilhas tecnológicas tanto ao vender as fotografias que tira na internet, como ao fazer um blogue sobre as fotos que captura. As inúmeras perspetivas que os drones nos permitem ter fazem deles ideais para quem quer ganhar dinheiro com fotografias de um modo inovador.

Será preciso algum tempo e dinheiro para conseguir dominar o uso de um drone, mas pode vir a compensar e muito. Com alguma criatividade, um drone faz com que se consiga destacar em qualquer mercado.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].