Publicidade:

Como ganhar espaço no Gmail: 4 dicas essenciais

Oferece 15GB de capacidade máxima gratuita para cada utilizador. A sua conta está a atingir o limite de memória? Saiba como ganhar espaço no Gmail.

Como ganhar espaço no Gmail: 4 dicas essenciais
Caixa de entrada cheia? Há solução

O Google Drive oferece vários serviços a cada utilizador que, por sua vez, pode utilizar cada um da forma que entender. Entre o próprio Drive e o Google Photos, encontra-se o Gmail, um dos serviços de email mais utilizados em todo o mundo. Ganhar espaço no Gmail ajuda-o a organizar-se.

Se está quase a atingir o limite de memória da sua caixa de entrada, dizemos-lhe como contornar a situação e ganhar espaço no Gmail para aquilo que precisa.

Ganhar espaço no Gmail: dicas úteis


ganhar espaço no gmail

Os 15GB gratuitos do Google Drive não lhe chegam? Está quase a atingir o limite de memória, tem medo de perder informação importante e, sobretudo, não ter espaço para os emails importantes que ainda nem recebeu? Então saiba que tem duas hipóteses: ou adota um plano pago para ter mais memória, também conhecido como Google One, ou percorre as dicas essenciais que lhe damos a conhecer de seguida.

1. Verifique os seus anexos

É frequente enviar e receber anexos na caixa de entrada do Gmail que, em determinada altura, são essenciais – seja por motivos pessoais ou profissionais. Mas a verdade é que, com o passar do tempo, existem anexos que já não justificam o armazenamento.

Ainda que tenha, a determinada altura, apagado emails que já não precisava, a verdade é que a maior parte dos anexos continua guardada – não necessariamente no Gmail, mas no Google Drive. Basta que tenha aberto esses anexos e que, naturalmente, tenha a mesma conta Google associada a ambos os serviços, para que esses fiquem alojados na “nuvem” da Google (seja em que plataforma for).

Por esse motivo, o mais provável é que tenha emails guardados com anexos desnecessários. Para ganhar mais espaço, deve apagá-los o quanto antes. Como? Basta aceder ao seu Gmail e carregar na seta que se encontra à direita da barra de pesquisa (no topo da página).

Selecione “Tem anexo” na parte inferior do menu e faça uma pesquisa por todo o seu email (enviados incluídos). Pode sempre apagar todos os emails e anexos em simultâneo, mas aconselhamos a que faça uma verificação individual por cada um dos emails e anexos adjacentes antes de apagar o que quer que seja.

2. Apague emails desnecessários

Costuma fazer compras online? Então esta dica é para si. Talvez não se lembre, mas a quantidade de recibos que tem guardados no seu Gmail pode ser, de facto, assustadora. Recibos que comprovam o valor pago, outros provenientes do serviço que utilizou para o pagamento, etc.

A verdade é que pode ter muitos emails do género amontoados e a ocupar espaço na caixa de entrada. Caso não queira perder tempo a percorrer todos os registos semelhantes que tem guardados, saiba que basta abrir apenas um desses e deixar o Gmail fazer o resto.

Depois de abrir um desses recibos, carregue nos três pontos verticais que surgem do lado direito. Selecione a opção “Filtrar mensagens como esta” e depare-se com a rapidez com que o Gmail seleciona todas as mensagens relacionadas. Depois, já sabe, apague-as no caso de não precisar mais delas e está a ganhar espaço no Gmail.

homem usa o gmail

3. Desative aquelas subscrições que já não lhe interessam…

… E que continua a receber, nem sabe bem porquê. Mais do que uma dica que lhe dá mais algum espaço livre, este pequeno truque previne a receção de emails futuros e, mais do que isso, permite que aplique a mesma ação a diferentes subscrições (sem que tenha que percorrer e desativar uma a uma).

Se não conhece o Unroll.me, apresentamos-lhe então o seu novo melhor amigo. Crie uma conta, associe a sua conta do Gmail e veja a magia a acontecer – não se preocupe, porque este serviço não apaga nada automaticamente; é o próprio utilizador que escolhe quais as subscrições que quer anular e deixar de receber.

4. Não se esqueça do Spam… Nem do Lixo

É frequente os utilizadores do Gmail esquecerem-se que essas pastas existem. De facto, quando apaga um email, esse não propriamente eliminado da sua conta. Digamos que precisa de fazer um double check a todas as mensagens que apagou para que o Gmail perceba que quer, definitivamente, eliminá-las.

Para isso, só precisa de aceder ao menu lateral do lado esquerdo, selecionar a opção “Mais” e carregar em “Lixo”. Talvez se surpreenda com a quantidade de emails que, afinal de contas, não foram efetivamente apagados. Para fazer uma limpeza geral, não precisa de selecionar página a página – basta selecionar a opção “Esvaziar lixo agora” que se encontra a azul, no topo da página.

O mesmo acontece com a pasta de Spam. Alguns destes emails são automaticamente filtrados pelo serviço de email da Google e acabam esquecidos nesta pasta, que deve ser esvaziada de forma a conseguir mais espaço de armazenamento. Carregue em “Eliminar todas as mensagens de spam agora” para limpar essa pasta.

Dica extra

Depois de percorrer estas dicas para ganhar espaço no Gmail, faça uma rápida visita ao Google Drive. Porquê? Porque o mais provável é ter lá ficheiros guardados dos quais nem se lembra e pode realmente apagar. O mesmo se aplica a vídeos e fotografias – neste caso, faça um backup das mesmas e liberte esse espaço.

Lembre-se que os 15GB gratuitos são gerais, isto é, englobam tanto o espaço do Gmail como do Drive e do Google Photos. Por isso, todas as dicas ajudam e uma verificação extra nunca é demais.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.