Publicidade:

6 dicas para aliviar a garganta inflamada

A garganta inflamada pode apresentar vários sintomas, desde a tosse seca e ardência, até à dificuldade em engolir. Temos 6 dicas para aliviar todos.

6 dicas para aliviar a garganta inflamada
Tudo o que precisa de saber sobre a garganta inflamada

A garganta inflamada pode surgir rapidamente, sem que tenha tempo sequer para se proteger atempadamente com a toma de medicamentos ou através de outros métodos.

Alguns sintomas que poderá começar a sentir passam pela comichão e secura na garganta, irritação e claro, a dor e inflamação na garganta.

Queremos que esteja devidamente preparado para saber lidar com a garganta inflamada, por isso fique atento às dicas que temos para si neste artigo.

O que é a garganta inflamada?


saiba como tirar uma espinha na garganta

No inverno é muito comum o aparecimento de queixas associadas à garganta inflamada.

Com a chegada do frio e com algumas mudanças de temperatura repentinas, as pessoas podem não estar devidamente preparadas para se protegerem contra as inflamações na garganta e, por esse mesmo motivo, nesta altura as queixas aumentam assim como a busca incessante do tratamento ideal.

A inflamação da garganta indica, normalmente, o começo de uma comum constipação.

O que acontece na maioria dos casos é uma inflamação da garganta, causada por vírus. Nestes casos, sintomas como a inflamação grave da garganta e uma sensação de desconforto, são os mais comuns.

Sendo que os vírus são a causa mais comum de inflamação nesta zona, estes podem entrar na garganta e infetarem as células lá presentes, dando origem a uma infeção. Por sua vez, o organismo irá defender-se desenvolvendo uma inflamação.

O que provoca as dores de garganta que pode sentir, são as substâncias libertadas durante todo esse processo inflamatório.

Para além disto, as bactérias também podem ser a causa para uma garganta inflamada. Ou seja, as amigdalites também podem ser originadas por algum tipo de infeção bacteriana. Nestes casos, é possível observar a presença de pontos brancos nas amígdalas.

Por outro lado, se esta inflamação estiver relacionada com uma constipação, os sintomas poderão desenvolver-se mais, originando outro tipo de complicações como tosse, a congestão nasal e outros sintomas associados à constipação.

8 sintomas de garganta inflamada

Se sente a sua garganta inflamada, é muito importante que antes de começar a tomar alguns medicamentos, saiba identificar alguns sintomas como:

  1. dificuldade em engolir, beber e comer;
  2. dificuldade a falar;
  3. vermelhidão na parte de trás da garganta (inflamação);
  4. garganta seca;
  5. sensação de comichão e dor na garganta;
  6. amígdalas vermelhas e inchadas;
  7. voz rouca;
  8. mau hálito.

Tenha atenção! Nem todos estes sintomas têm necessariamente de estar presentes quando há uma inflamação na garganta. Isto é, por vezes basta que sinta a garganta seca e alguma dificuldade em engolir, para que seja possível observar a garganta inflamada.

Por isso, se sentir algum destes sintomas por um longo período de tempo, deve consultar o seu médico. Desta forma, irá ter a certeza do que se trata e qual será o tratamento adequado para o seu caso.

Tratamento da garganta inflamada

O tratamento da garganta inflamada vai depender da causa da inflamação.

Ou seja, quando a inflamação é provocada por vírus o tratamento é feito através de anti-inflamatórios. No caso de a inflamação ter sido causada por bactérias (infeções bacterianas), o tratamento passa normalmente pela toma de antibióticos.

Em ambos os casos, os tratamentos devem ser sempre receitados pelo médico.

Para além disto, o tratamento também pode incluir a toma de pastilhas para o alívio da garganta inflamada ao longo do dia.

Contudo, estas pastilhas não servem nunca como um tratamento para acabar com a inflamação na garganta. Elas apenas aliviam a dor e o mal-estar que pode sentir ao longo do dia.

6 dicas para aliviar a garganta inflamada


Se tem regularmente a garganta inflamada e sente que precisa de alguma ajuda extra para além da toma dos medicamentos receitados pelo médico, saiba que há certas dicas que poderão aliviar a dor e a inflamação.

Tratam-se de dicas fáceis e eficazes no alívio da inflamação da garganta, que pode adotar ao longo do seu dia.

1. Gargarejar com água morna e sal

Trata-se de um método caseiro que, por norma, tem muito sucesso no alívio da garganta inflamada. Ajuda a aliviar a dor de garganta e é indicado também para quem tiver uma amigdalite.

Deve gargarejar várias vezes por dia, para que consiga reduzir o inchaço na garganta e, desta forma, soltar o muco para que sejam eliminadas as substâncias que provocam a irritação (as bactérias);

2. Beber chá

saiba por que deve beber chá

Os chás podem ser uma opção para aliviar a dor de garganta. O chá de mel, de gengibre, de cravo da Índia ou até mesmo o chá de cenoura são bons exemplos.

Se tem a garganta inflamada, deve beber qualquer chá que tenha propriedades antioxidantes, porque elas irão ajudar a reforçar a imunidade e a evitar uma infeção prolongada;

3. Repousar

Chá para dormir: 9 que podem ajudar

Quando está doente, seja em que tipo de situação for, o repouso é essencial para um tratamento eficaz e mais rápido. Na presença da garganta inflamada deve ficar em casa a descansar, para que a situação não piore;

4. Rebuçados para a tosse

Como já referimos em cima no artigo, os rebuçados para a tosse são uma ajuda no alívio da dor de garganta. No entanto, não servem como um tratamento. Podem ser tomados ao longo do dia conforme as indicações que lhe forem dadas. Contudo, existem rebuçados que têm ingredientes com propriedades famosas no alívio da garganta inflamada, como por exemplo o mentol ou eucalipto;

5. Ingestão de uma grande quantidade de líquidos

Se não for um apreciador de chás, então deve optar por ingerir água, sumos naturais ou caldos. A ingestão de muitos líquidos ao longo do dia é essencial para que o seu corpo se mantenha hidratado e consiga combater as bactérias;

6. Faça uma canja

A melhor receita de canja de galinha à portuguesa

A canja é uma excelente ideia para quem está com a garganta inflamada. Para além de ser um caldo, é ingerida morna ou quente, e por isso vai ajudar a reforçar o seu organismo e as suas defesas. Trata-se de um remédio muito antigo para as constipações, e deve ser provavelmente um dos melhores remédios caseiros.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.