Publicidade:

Gasóleo ou gasolina: qual a melhor opção?

Se vai comprar carro, já se perguntou: gasóleo ou gasolina? Fique a conhecer as vantagens e desvantagens destes combustíveis.

Gasóleo ou gasolina: qual a melhor opção?
Qual que escolher?

Gasóleo ou gasolina? Esta é uma questão que os compradores devem colocar mesmo antes de decidir o modelo ou marca da viatura que vão comprar.

Os fabricantes automóveis cobram mais por carros a gasóleo do que a gasolina, já se sabe, mas há outros fatores a ter em conta.

A resposta à questão “gasóleo ou gasolina?” depende das preferências, circunstâncias e, claro, do orçamento disponível para a aquisição do veículo. Mas, essencialmente, há três fatores determinantes nesta escolha: custo do combustível, consumos médios e a preferência de condução.

Gasóleo ou gasolina: o que deve saber


gasóleo ou gasolina?

Regra geral, se fizer muitos quilómetros por ano e andar muito na autoestrada, o gasóleo será a melhor opção. Isso porque os carros a gasóleo são mais económicos, em termos de consumo de combustível, do que os carros com motor a gasolina. Mas, se a maioria das viagens que faz são locais e não faz tantos quilómetros, um pequeno carro a gasolina será a escolha mais adequada.

Os carros a gasóleo são mais caros, mas são mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível, o que pode compensar a longo prazo. Tem de fazer as contas e perceber qual é a melhor opção. De acordo com alguns especialistas, se não fizer mais do que 30 mil quilómetros anuais, deve comprar um carro a gasolina.

Gasóleo vs gasolina: prós e contras


Vantagens e desvantagens do gasóleo

  • Financeiramente vantajoso: os motores a gasóleo são mais eficientes e gastam entre 15 a 20% menos combustível. Os carros tendem a ter um valor de venda em segunda mão maior;
  • Condução e desempenho: os carros a gasóleo têm uma condução melhor, não tendo um arranque tão forte como os veículos a gasolina e são mais fáceis de controlar;
  • Os carros a gasóleo são mais caros do que as viaturas a gasolina;
  • O gasóleo é mais poluente do que a gasolina;
  • O gasóleo é mais barato do que a gasolina.

Vantagens e desvantagens da gasolina

  • Os motores a gasolina são mais refinados e menos barulhentos;
  • São motores menos eficientes no que diz respeito aos consumos;
  • No momento de venda, os carros a gasolina perdem mais valor;
  • A gasolina é menos poluente do que o gasóleo.

Veredito

A decisão vai depender de cada condutor: das preferências de condução, dos quilómetros que faz por ano e do seu orçamento para a compra e manutenção da viatura. É certo que os carros a gasóleo são mais económicos no consumo de combustível e o próprio gasóleo também é mais barato do que a gasolina. Mas, ainda há mais alternativas: os fabricantes automóveis estão a apostar cada vez mais na gasolina e nos híbridos (gasolina/eletricidade). Tem ainda a opção de comprar um carro a gás.

Simulador

Se mesmo assim mantém as suas dúvidas, poderá comparar custos no site do ACP – Automóvel Clube de Portugal.

Veja também: