Luana Freire
Luana Freire
21 Fev, 2024 - 13:36

12 utilidades para o gelo que nunca imaginou

Luana Freire

Sim, água congelada tem inúmeras utilidades no dia a dia. Tome nota das mais comuns e das mais inusitadas formas de usar o gelo.

Se acha que o gelo serve apenas para acalmar as inflamações do corpo e refrescar as bebidas, vai ficar surpreendido com algumas das nossas 12 dicas para utilizar a água congelada no dia a dia.

Os cubos e bolsas de gelo são multifuncionais e, para além de ajudar a resolver problemas do dia a dia, ainda são amigos da carteira e ajudam a poupar.

Tome nota das várias utilidades diferentes que pode dar ao gelo e adicione este ingrediente gelado a sua rotina.

12 utilidades para os cubos de gelo que vai gostar de conhecer

1.

Remove manchas

Utilize um cubo quando tiver uma nódoa na roupa e verá o seu poder para remover manchas. Para além de ser mais eficiente, usar o gelo ainda ajuda a poupar na água que iria gastar para ver desaparecer o problema.

2.

É uma arma contra os olhos inchados

O choro ou uma noite mal dormida são sinónimos de uma manhã seguinte com olhos inchados. Para ajudar a combater o problema, a nossa dica é fria… Gelada – mas muito eficiente.

Envolva dois ou três cubos numa toalha de rosto e faça pressão sobre os olhos, que devem estar fechados por 2 minutos. Faça movimentos circulares e repita o processo. Vai ver que o inchaço vai embora.

3.

Remove chicletes

Se, por acaso, pisar numa pastilha elástica ou encontrar uma colada a sua roupa, não desespere. O gelo é capaz de remover as chicletes até dos fios de cabelo. Mas atenção: não retire na altura. Espere que a pastilha endureça e só depois aplique o gelo. Em seguida, basta remover o problema.

4.

É um autêntico limpa-gorduras

Está com problemas nos canos da água? Pode ser um sinal de acumulação de gorduras. Deixe o gelo derreter sobre os ralos e deixe que a água fria escorra pela tubagem.

5.

Não tem ar-condicionado? O gelo refrescar o ar

Durante os meses quentes do verão, pode colocar um recipiente com cubos de gelo mesmo em frente a uma ventoinha e oferecer ao ambiente uma dose extra de conforto refrescante. Vai ver como ar fica fresco e agradável. Esta dica é especialmente interessante para praticar antes do sono, afinal, o calor pode prejudicar o descanso.

6.

O gelo trata das plantas

Vai viajar e não tem quem cuide das suas plantas? Temos uma solução para si. Deixe vários cubos ao redor das plantas. Aos poucos, a derreter, eles vão fazer uma rega lenta – mas muito eficaz.

7.

Deixa a pele mais macia

Que tal massajar a pele do rosto com uma compressa gelada? Um ritual diário de apenas três minutos pode fazer milagres pela sua aparência. Antes de pôr em prática a geloterapia, limpe a zona facial e não esqueça do colo. Em poucos dias, vai ser capaz de reparar nas diferenças.

9.

A água congelada reduz as rugas

Este ingrediente pode combater o envelhecimento prematuro da sua pele e isso acontece porque ele estimula a circulação sanguínea e retarda o aparecimento das temidas rugas. Lave o rosto e faça uma massagem diária antes da maquilhagem.

10.

O gelo pode ajudar a combater a gordura abdominal

Faça compressas na zona do abdómen e deixe atuar por 15 minutos. Faça intervalos de 3 minutos e repita o processo durante, no máximo, 1 hora. O gelo é um poderoso anti inflamatório e vai ajudar a queimar os depósitos de gordura na zona da barriga – mas não esqueça de manter a dieta e praticar atividade física. O gelo, sozinho, não opera milagres.

11.

O gelo pode reduzir acne e poros abertos

Aplicar gelo na zona facial ajuda a fechar os poros e deixar a pele com um aspeto mais saudável e bem cuidado. Seja disciplinado e massaje o rosto com uma compressa gelada. Bastam dois minutos por dia para ver as vantagens deste método.

Para além de fechar os poros, a água congelada pode ser uma excelente arma contra uma inimiga bastante comum: a acne. Se está com uma borbulha, pressione sobre a zona um cubo de gelo envolvido num guardanapo e deixe atuar por, no máximo, 5 minutos. Diga adeus à inflamação provocada pela acne.

12.

O gelo e as lesões musculares

O gelo pode aliviar o desconforto das lesões musculares e evitar complicações maiores. No entanto, muitas pessoas ainda fazem confusão e utilizam as compressas frias de forma errada. Tome nota de quando usar o gelo para tratar uma lesão física:

  • Use o gelo se acabou de se lesionar. Se a zona ainda está vermelha e inchada, e a lesão tem menos de 72 horas, pode aplicar gelo para reduzir o incómodo e tratar o problema.
  • Se está lesionado e acabou de praticar atividade física, pode usar compressas de gelo na zona afetada após o exercício. Vai acalmar o fluxo sanguíneo e reduzir o processo inflamatório.
Veja também