Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
20 Jul, 2019 - 09:05

A geração Y no mercado de trabalho: conheça os Millennials

Catarina Milheiro

Saiba como funciona a geração Y no mercado de trabalho e conheça algumas das suas características. Já que tanto se fala dos Millennials, conheça-os bem.

A geração Y no mercado de trabalho: conheça os Millennials

Gostava de compreender melhor como atua a geração Y no mercado de trabalho? Sente que ainda existem dúvidas sobre os Millennials e algumas das suas características?

Não se preocupe, queremos que fique a par de tudo sobre esta temática, desde quem são verdadeiramente os Millennials até àquilo que procuram no mercado de trabalho.

A geração Y, é de facto, uma das gerações mais empreendedoras do que qualquer outra. Os Millennials estão dispostos a ter mais do que um emprego ao longo da vida, a viver em sítios diferentes, a viver mais, mas criando menos raízes que os prendam a um local e a aceitarem muito mais culturas.

De uma forma geral os Millennials são uma geração com uma perspetiva de vida muito mais desprendida.

Quem é a geração Y?

geração Y no mercado de trabalho

Antes de falarmos sobre o que quer a geração Y no mercado de trabalho, queremos que compreenda bem quem são os Millennials. O termo refere-se a todos aqueles que nasceram entre o final da década de 80 e o início da década de 90, ou seja, quem tem hoje entre os 25 e os 35 anos.

A geração Y é conhecida por conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, por ser pouco paciente e ansiosa, por ter muita vontade em criar algo novo e por demonstrar interesse pela construção de um mundo melhor.

Também conhecidos por “filhos da geração X”, os Millennials cresceram rodeados de um mundo com tendências fortemente globalizadas e onde a tecnologia esteve sempre em ascensão e, por terem crescido desta forma, a geração Y mantém uma grande afinidade com as mudanças em geral.

A verdade é que se trata de uma geração destemida, que não tem medo de mudar de casa ou de emprego, que não cria raízes nos locais onde já esteve e que, em geral, tem uma perspetiva de vida muito mais desprendida do que qualquer outra geração anterior.

Os Millennials estão a um clique de resolver uma dúvida ou de obter qualquer tipo de informação.

Como atua a geração Y no mercado de trabalho?

O que quer a geração Y no mercado de trabalho? Esta é realmente uma questão sobre a qual as gerações mais tradicionais têm ainda algumas dúvidas e, muitas vezes, não conseguem encontrar uma resposta adequada.

Um aspeto bastante importante da geração Y é o facto de esta geração estar disposta a ouvir novas propostas em termos profissionais. Por exemplo, um estudo da Mckinsey afirma que cerca de 91% dos Millennials estão abertos a conhecer novas oportunidades de emprego através do Linkedin. Além disso, este estudo revela ainda que o grande desejo da geração Y no mercado de trabalho é mesmo criar o ambiente de trabalho que as outras gerações nunca puderam, quer tenha sido por falta de abertura ou de oportunidade.

Assim, os Millennials querem criar relações cada vez mais profundas entre líderes e liderados, através de uma partilha democrática de experiências e ideias e não a continuação das hierarquias onde as ideias costumavam fluir somente de cima para baixo.

De uma forma geral, podem-se listar algumas características da geração Y no mercado de trabalho:

  • A geração Y não é influenciada por publicidade;
  • No momento em que decidem fazer uma compra online, os Millennials optam por verificar as pontuações associadas ao produto e até as revisões dos produtos em blogues ou nas redes sociais;
  • Valorizam mais a autenticidade do que o conteúdo, ou seja, antes de lerem o que é produzido numa plataforma, os Millennials precisam de confiar nela. É uma geração que se conecta melhor com pessoas do que com números;
  • Utilizam diversos aparelhos eletrónicos, sendo conotada como uma geração que adora as novas tecnologias;
  • A geração Y quer co-produzir com as empresas, isto é, quando as empresas criam produtos e esperam que o seu público-alvo os consuma, os Millennials querem estar envolvidos nesta produção;
  • São consumidores extremamente leais – quanto mais cedo for estabelecida uma conexão forte, melhor é para as empresas, porque esta geração tende a utilizar os mesmos produtos à medida que envelhecem;
  • São bastante críticos e exigentes, principalmente no curto prazo.

O que motiva os Millennials no local de trabalho?

geração Y no mercado de trabalho

Que tipo de coisas move a geração Y no mercado de trabalho? De que forma é que as empresas conseguem manter esta geração motivada e empenhada nas suas tarefas?

É comum observarmos profissionais desta geração um pouco desmotivados com as suas profissões, porque consideram que as empresas são inflexíveis e inadequadas para os seus padrões e rígidas, ou seja, um dos principais desafios para as empresas é atualmente reter os talentos da geração Y no mercado de trabalho.

5 aspetos que motivam os Millennials a trabalharem num ambiente positivo

1. Desenvolvimento profissional

Se as empresas possuem ações que possam possibilitar o desenvolvimento desses profissionais, então, estão automaticamente a promover uma maior motivação. Palestras, coaching ou até mesmo algumas formações, são aspetos que mantêm a geração Y satisfeita e motivada em ambiente de trabalho.

2. Flexibilização no trabalho

A geração Y é atraída pelos horários flexíveis de trabalho e pelo o home office. Algumas empresas já adotaram sistemas de gestão de presenças flexíveis, através do telemóvel ou tablet, por exemplo.

3. Relação transparente

Os Millennials gostam de ter a certeza de que a relação entre a empresa e os funcionários é totalmente transparente, sem que exista espaço para confusões.

4. Receber feedback

A geração Y sente uma grande necessidade em receber feedbacks construtivos. É algo que os faz sentir que estão no caminho certo, estimulando o aperfeiçoamento de algumas tarefas e alcançando, assim, melhores resultados para as empresas.

5. Propósito no trabalho

A verdade é que os Millennials procuram, muito mais do que dinheiro ou cargo dentro de uma empresa, um propósito no trabalho. Querem trabalhar em empresas que tenham uma visão que contribua para o meio ambiente e para a sociedade.

Veja também