Publicidade:

Está noiva? Tome nota de 10 situações em que deve guardar o seu anel de noivado

Se quiser manter o seu anel de noivado intacto para toda a eternidade, saiba os cuidados que deverá ter com ele.

Está noiva? Tome nota de 10 situações em que deve guardar o seu anel de noivado
Como cuidar do anel

O anel de noivado é uma peça indiscutivelmente valiosa, não apenas pelo seu valor material, mas sobretudo pelo seu grande valor sentimental. Com efeito, ele representa o Amor entre o casal, marcando o começo de um novo capítulo na vida a dois, uma nova página que se vira após o tão ansiado pedido de casamento. Por tudo o que o mesmo significa, e se o quiser manter em bom estado, deverá tratar o seu anel de noivado com o maior carinho, protegendo-o com unhas e dentes de tudo o que possa danificá-lo.

Tendo em conta que, geralmente, os anéis de noivado possuem diamantes ou outras gemas expostas, fora do aro, merecem um cuidado especial. Para o conseguir – e porque, apesar de resistentes, o ouro e os diamantes precisam de cuidados – deixamos-lhes aqui os momentos em que não deve usar o seu anel de noivado, especialmente quando o mesmo possui delicados detalhes.

Quando deve guardar o seu anel de noivado


1. Quando praticar exercício físico

zankyou
Fonte: Mitt

Nalgumas atividades, como a bicicleta ou a elíptica, talvez usar o anel de noivado não seja tão problemático, mas pense duas vezes se for fazer pesos, por exemplo, pois durante este treino vai exercer muita pressão com as mãos, podendo partir a peça ou dobrá-la, no caso de o material ser mais resistente. Também é conveniente (para não dizer obrigatório) tirar o anel quando praticar desportos de contacto, pois desta forma poderá evitar lesões nas pessoas com as quais está a praticar e acidentes próprios, claro. Para além disso, o suor também não será o melhor amigo das peças de joalharia e, em qualquer desporto, algumas das pedras podem perder-se.

Conclusão: independentemente do tipo de exercício que pratica, é sempre aconselhável que deixe o seu anel de noivado bem guardado!

2. Quando hidratar as mãos

O hidratante é importantíssimo na rotina de beleza diária de qualquer mulher, mas não para o anel de noivado, que perderá, assim, a sua beleza. Com efeito, em geral, os produtos de beleza não fazem nenhum favor às joias e, embora não a estraguem, aceleraram a necessidade de uma limpeza e manutenção. Assim, e tal como acontece com o hidratante ou, por exemplo, o protetor solar, muitos produtos poderão gerar pequenas acumulações que tiram o brilho. Poderão, ainda. causar danos irreversíveis ao material e, no caso dos diamantes, acelerar a acumulação de gordura, já que estes melhores amigos da mulher atraem gordura e repelem a água.

Mantenha o seu anel de noivado à vista, não o vá perder, mas não hesite em retirá-lo. São apenas alguns segundos sem ele! E só volte a colocar o anel novamente quando o dedo estiver bem seco, evitando que o creme entre em contato direto com o creme.

zankyou
Fonte: Rui Teixeira Wedding Photography

3. Quando for à praia

Primeiro, a razão óbvia: perder o seu anel na imensidão da areia e da água, que são maravilhosas para esconderem tesouros que jamais serão encontrados. Por isso, se vai querer brincar na areia ou enfrentar as ondas do mar, é preferível fazê-lo sem pedras preciosas, ouro ou diamantes no dedo. O segundo motivo pelo qual não deve usar o seu anel de noivado na praia tem a ver com as mudanças de temperatura, que dilatam e contraem não só os dedos, como também os metais, facilitando a perda (a água fria, por exemplo contrai os vasos sanguíneos, desinchando momentaneamente os dedos e aumentando o risco de o anel escorregar).

Por outro lado, os grãos de areia podem ficar presos sob as pedras preciosas ou diamantes. E o protetor solar, que espalha com os seus dedos, podem tirar o brilho da pedra. Conclusão: o melhor é deixar o seu anel de noivado em casa…não custa nada!

4. Quando estiver na piscina ou jacuzzi

Perder o anel nestes locais é também um bom motivo para retirar o anel, mas aqui não existe o perigo de nunca mais o encontrar, como acontece no mar, porque é possível ver o fundo e procurar nos filtros. No entanto, a grande desvantagem é o facto do cloro e dos outros produtos químicos que este tipo de água contem acabar por deteriorar, com o tempo, a superfície do anel, tirand-lhe o lustre original e descolorando-o. Este presente tão bonito e caro não merece um final tão triste!

zankyou
Fonte: Momento Cativo

5. Quando for à manicura

Quando sair para arranjar as suas unhas, deixe o seu anel de noivado em casa. Ele ficará bem melhor dentro da sua caixinha do que no meio das conversas tão características dos salões de beleza!

6. Quando vai viajar!

Dependendo do local para onde vai viajar, talvez a melhor alternativa seja não levar o seu anel de noivado. Aqui, apostamos na velha máxima “mais vale prevenir do que remediar”, sobretudo em destinos onde o risco de serem roubados seja alto. Já para nem falar da hipótese, mais uma vez, de o perder, pois estará mais despreocupada e distraída com o que tem para conhecer.

zankyou
Fonte: 135 milímetros

7. Quando lavar pratos…

… e estiver a fazer outras tarefas domésticas, que não combinam com bonitos anéis de noivado! Certamente que vai estar demasiado ocupada com os seus afazeres para dar pela sua falta.

Por seu turno, e além do risco de danificar a jóia em impactos com superfícies duras – como paredes, quinas e pisos – o contacto entre a peça e os produtos de limpeza, sobretudo se tiver uma pedra que não seja um diamante, pode provocar a descoloração da sua superfície, provocando um verdadeiro desastre. Os produtos químicos são muito fortes e têm poucos rivais, por isso são tão eficazes a acabar com a sujidade. Pense nisso!

8. Quando tomar banho

Embora possa parecer inofensivo, o banho pode ser um ambiente muito nefasto para a sua joia. O primeiro motivo é que, tal como acontece na praia e na piscina, o anel pode escorregar dos dedos ensaboados e perder-se. Para além disso, ao lavar o cabelo, alguns fios podem enroscar-se nas garras dos diamantes, ocasionando uma queda da(s) pedra(s). Outra questão é que alguns sabonetes, o gel de banho, os champôs, amaciadores e máscaras contêm óleos que podem tirar o brilho do diamante, além de que alguns produtos esfoliantes podem riscar o metal.

zankyou
Fonte: Momento Cativo

9. Na hora de dormir

Perder o telemóvel pelo meio dos lençóis? Pode acontecer! E, por isso, perder o anel de noivado, pelo menos momentaneamente, também! Começar as manhãs em sobressalto é algo que, certamente, não quer. Para além disso, e embora não percebamos, ao dormir mexemos involuntariamente o corpo, pelo que pode bater nalgum sítio com o seu anel e acabar por forçar algum diamante para fora do aro. Por tudo isto, o melhor é colocá-lo na sua mesinha de cabeceira e dormir descansada!

10. Quando estiver a cozinhar

Assim como no banho, o risco de a joia escorregar dos dedos, ao utilizar a pia da cozinha, é alto. Além disso, algumas partículas de alimentos podem ficar presas na estrutura da joia, formando uma colónia de germes e bactéricas no seu anel.

zankyou
Fonte: Momento Cativo

Poderá achar encantador usar o máximo possível o seu anel de noivado, mas a verdade é que, como viu, há momentos em que é melhor optar pela sensatez e racionalidade. É uma peça única na sua vida, com um valor sentimental muito maior do que o seu preço real. Por isso, não arrisque!

Veja também:

Saiba tudo sobre casamento