Publicidade:

Guia para ser feliz: entre em 2019 a sorrir

Conheça rituais e práticas espalhadas pelo mundo que compõem um guia para ser feliz, de acordo com as diferentes culturas, e ponha-o em prática em 2019.

Guia para ser feliz: entre em 2019 a sorrir
Inspirações positivas para o novo ano

Todos nós, de uma maneira ou de outra, temos e procuramos um objetivo na vida: sermos felizes. Uns mais focados no trabalho, outros na família, outros na introspeção, este processo acontece um pouco por todo o mundo. Com isto em mente, consolidamos uma série de boas práticas espalhadas pelo globo que poderão ser uma espécie de guia para ser feliz em 2019. Vamos desvendar algumas delas?

Procura um guia para ser feliz em 2019? Encontre aqui algumas dicas


ser feliz

Japão – Ikigai

Apesar de estar a ter um boom graças aos bloggers na área do bem estar, o Ikigai é um conceito e um guia para ser feliz existente no Japão, há séculos. Traduzindo-se aproximadamente como “uma razão para ser”, é considerado por alguns uma grande ajuda para uma vida longa e feliz. Essencialmente esta é a lógica: os mais novos mantêm uma vida ativa e nada sedentária e os mais velhos trocam o exercício físico pelo mental. Com o Ikigai, as gerações mais antigas são valorizadas e passam conhecimento às mais novas.

Dinamarca – Hygge

Hygge foi a palavra do momento em 2016, mas o conceito por trás da mesma está há muito intrínseco na cultura dinamarquesa. A palavra não pode ser traduzida literalmente, porque o seu conceito passa mais por um sentimento do que por um objeto tangível. Hygge passa por nos sentirmos calmos, conectados com nós próprios e, acima de tudo, estarmos confortáveis. E isto aplicado em todos os campos da nossa vida – pessoal, profissional, intrapessoal, conjugal.

Suécia – Lagom

Lagom é a palavra sueca para o conceito que passa por não ser “nem muito, nem pouco, apenas a medida certa”, no sentido de ser um guia para ser feliz que aconselha a adotar uma abordagem mais equilibrada e frugal para viver. Praticar Lagom passa por abandonar um estilo de vida consumista e materialista e encontrar alegria em cuidar também do planeta. Reciclagem, utilização mínima de aparelhos eletrónicos e praticar agricultura são algumas das coisas que pode fazer no Lagom.

Havai – Ho’oponopono

Pode parecer uma palavra estranha, mas o seu significado é bem simples e consiste num guia para ser feliz oriundo do Havai. A tradição havaiana em Ho’oponopono vem das palavras ho’o (“fazer”) e pono (“certo”). Ho’oponopono é tudo o que envolve aprender a perdoar, seja pela desconexão com as nossas queixas ou pela reconexão com as outras pessoas – uma conversa honesta com alguém com quem temos um atrito, pode ser um começo, por exemplo.

Veja também: