Publicidade:

10 hábitos de um bom líder

Conheça os principais hábitos de um bom líder e compreenda por que motivo o sucesso não é instantâneo.

10 hábitos de um bom líder
Um líder deve manter um grande desempenho de liderança

Uma boa liderança é realmente algo difícil de compreender e de definir. Todavia sabemos que aos hábitos de um bom líder estão interligados o compromisso e a integração na rotina diária. Ou seja, qualquer líder consegue reconhecer que o sucesso é algo que se cultiva e que é construído com o tempo – não nasce da noite para o dia.

É mais fácil reconhecermos um bom líder quando temos a oportunidade de trabalhar para ou com ele. No entanto, se tivermos a oportunidade de o questionar sobre o método utilizado para ser um líder de sucesso, essa pessoa muito provavelmente não saberá responder.  O que acontece é que os grandes líderes têm dificuldade em explicar detalhadamente aquilo que fazem diariamente e que torna a sua liderança tão eficaz.

Qual a diferença em ser líder e ser chefe?


Provavelmente já se questionou sobre a diferença entre um líder e um chefe, não é assim? É perfeitamente normal que esta ainda seja uma dúvida comum a vários profissionais, no entanto é mais fácil identificar um líder do que pode imaginar.

Os hábitos de um bom líder são um pouco diferentes dos hábitos de um chefe – os seus papéis são totalmente diferentes dentro de uma empresa. Enquanto um chefe dá respostas, um líder procura arranjar soluções ajudando os seus colaboradores a crescer proporcionando-lhes instrumentos para tal e guiando-os através dos desafios.

Um gere pessoas e o outro dá-lhes inspiração para inovarem – um chefe gere o trabalho enquanto um líder tem a capacidade para influenciar, motivar e permitir o contributo dos outros para o sucesso de uma empresa.

De um modo geral, o chefe controla os seus trabalhadores, tende a dar ordens e critica de uma forma muitas vezes desencorajadora – receber críticas construtivas é bastante importante, contudo é necessário estar atento a um excesso de críticas negativas que podem alterar totalmente o estado mental da pessoa em questão.

Portanto, um bom líder:

  • Está focado em criar valor e acrescentar valor para o negócio;
  • Não tenta controlar os seus trabalhadores, mas antes potencia a criatividade e produtividade;
  • Sabe ouvir e falar;
  • Encoraja as pessoas;
  • Estabelece relações com o mesmo grau de cumplicidade, sem que existam preferências pessoais.

10 hábitos de um bom líder


hábitos de um bom líder

Agora que já sabe o que diferencia um líder de um chefe, torna-se mais fácil compreender alguns hábitos de um bom líder.

Tal como todos nós temos hábitos e rotinas que gostamos de cumprir no nosso dia-a-dia, os bons líderes também têm alguns hábitos que são essenciais para que consigam desempenhar o seu papel da melhor forma possível todos os dias. Descubra quais.

1. Pensar a longo prazo

Um dos hábitos de um bom líder é mesmo ter uma visão a longo prazo. Lembre-se que um líder lida frequentemente com as mudanças da empresa e, por isso mesmo, é necessário que seja corajoso para saber lidar com tudo isto.

Além da coragem, o pensamento a longo prazo é algo que qualquer líder faz em todo o tipo de negócios – muitas vezes, quando se trata de vender um produto, por exemplo, os resultados nem sempre surgem rapidamente. Por vezes, é necessário saber esperar.

2. Ler todos os dias

Um bom líder lê todos os dias, quer sejam livros, artigos online, jornais físicos ou revistas – eles conseguem reconhecer e confiar nos benefícios da leitura diária.

Além de aumentar as bases de conhecimento, ler diariamente aumenta a capacidade de concentração, reduz o stress, enriquece o vocabulário, exercita a memória e melhora as capacidades de raciocínio também.

Todos nós sabemos que a leitura é uma forma de crescer e aprender diariamente, por isso já sabe – se o seu objetivo é se um bom líder, este é um hábito crucial que deve adotar.

3. Ter confiança sem ser arrogante

Um dos hábitos de um bom líder é ter confiança sem que seja arrogante com aqueles que o rodeiam. É um facto que os grandes líderes confiam em si mesmos, o que faz com que naturalmente atraiam as pessoas com alguma capacidade de liderança (que pretendem recorrer à sua opinião).

Um bom líder sabe que ser confiante e ser arrogante são dois aspetos totalmente distintos e que nunca se devem misturar.

4. Aprender com as pessoas que admira e dar apoio

Os bons líderes tendem a ser pessoas dinâmicas, empreendedoras, inovadoras, mas também bastante autocríticas e perfecionistas. Por isso mesmo, um bom líder prefere aprender com um excelente mentor ao seu lado, alguém que admira em todos os aspetos e com quem tem a oportunidade de crescer.

O facto de ter alguém com quem possa aprender e crescer diariamente, faz com que o líder se torne muito mais apto no que diz respeito a ultrapassar alguns desafios diários – os líderes experientes entendem que também eles precisam de ser liderados.

Além disso, um dos hábitos de um bom líder é também dar apoio a todos os que o rodeiam – são pessoas que se preocupam genuinamente com a saúde e bem-estar dos seus trabalhadores.

hábitos de um bom líder

5. Focar-se em encontrar soluções e escrever diariamente as suas metas

Um bom líder não atira as culpas para nenhum outro colega. Um bom líder sabe que culpar alguém por um erro seu, não é nunca uma solução. Portanto, os bons líderes focam-se em encontrar soluções para os problemas na empresa, começando por analisar as causas de modo a que consigam garantir que aquele problema não irá voltar a acontecer.

Além disso, muitos dos grandes líderes dizem que escrevem diariamente as suas metas numa folha, enquanto outros afirmam que basta dizê-los em voz alta. Parece um pouco estranho, mas a verdade é que quando se passam as nossas metas para o papel, é uma forma de recordarmos o que nos faz mover diariamente.

6. Não falar muito

A verdade é que as pessoas mais poderosas do mundo estabeleceram as suas reputações a falar de forma clara e eloquente, e o menos possível. Este hábito faz realmente sentido pois, quanto mais falar, maiores as probabilidades de se trair a si mesmo. Ademais, as pessoas tranquilas são vistas como mais inteligentes e/ou mais influentes, simplesmente porque falam apenas o essencial, de forma concisa e minimalista.

7. Ser flexível

Em vez de apresentar uma ideia e/ou estratégia e aderir à mesma de forma rígida, um líder tende a ser adaptável. Isso não significa que tenha de se comprometer sempre que encontre um obstáculo, mas significa que está disposto a encontrar alternativas.

O mundo está em constante mudança, é imprevisível e está repleto de desafios inesperados, por isso, as pessoas que se adaptam mais facilmente, acabam a conseguir melhores resultados e a ser vistos como os mais poderosos. Se pretende mudar os seus comportamentos, este é apenas um dos hábitos de um líder que deve adotar.

8. Não se envolver em discussões

As discussões podem ser funcionais e construtivas mas, na maior parte dos casos, acabam por ser um desperdício de energia que seria mais bem utilizada através de ações, por isso, o ideal será não perder tempo em discussões desnecessárias e utilizar antes o seu tempo a trabalhar no que acredita, de modo a demonstrar ativamente o seu ponto de vista.

9. Ser um membro ativo da comunidade

Este hábito de um líder funciona em diversos níveis. Um líder envolve-se com a sua família, com os seus colegas, com os seus amigos, bem como com os restantes membros da comunidade. Um líder não pode isolar-se ou procurar ganhar sozinho e é extremamente importante que procure estar atento ao que o rodeia. As pessoas poderosas são apreciadas por se envolverem socialmente e se manterem atualizadas em relação ao que se passa.

10. Fazer uma boa gestão do tempo, das ações e das situações

Muitas vezes, aquilo que faz não importa nem metade do que quando o faz. Imagine que tem de dar uma má notícia ao seu chefe. É melhor fazê-lo quando está irritado, entre reuniões? Ou quando estiver calmo, de relativamente bom humor? Aprenda a gerir bem o seu tempo, bem como as suas ações, pois o timming poderá fazer toda a diferença nos resultados obtidos.

É por respeitarem todos estes hábitos, que os bons líderes se tornam em líderes de sucesso e através dos quais muitos de nós nos conseguimos rever.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego