Publicidade:

Os 10 hábitos que dão vida

Quem não adorava ter mais anos para aproveitar o dia-a-dia ao máximo? Pois bem, está na altura de conhecer alguns hábitos que dão vida.

Os 10 hábitos que dão vida
Junte estes hábitos à rotina diária e mude a sua vida

Não é novidade que a correria do dia-a-dia e as responsabilidades que parecem multiplicar-se constantemente deixam qualquer um stressado. Pode até mesmo dizer-se que sente que perde anos de vida nesta rotina louca. Bom, mas temos boas notícias: a verdade é que existem alguns hábitos que dão vida e que o vão fazer sentir que aproveita ao máximo todo o seu tempo. A regra de ouro é, claro, ter um estilo de vida o mais saudável possível.

Desde a comida saudável ao boicote ao tabaco e ao álcool, existem práticas que vão garantir que aumenta a sua esperança média de vida. Tome nota de todas e comece já hoje a alterar os seus dias.

Conheça os hábitos que dão vida


1. Pratique exercício físico

o exercício físico é um dos hábitos que dão vida

Bastam 30 minutos por dia para surtir efeito – vá, não custa nada, acredite. A longo prazo, este comportamento pode protegê-lo contra o risco de sofrer doenças cardiovasculares ou cancro, por exemplo. Se praticar exercício logo de manhã até ajuda a despertar o seu corpo.

2. Pense positivo

Talvez lhe pareça estranho, mas lembre-se de que a saúde mental é tão importante quanto a física. Acontece que, geralmente, o nosso cérebro tem por hábito focar-se nos aspetos negativos por oposição aos mais positivos – e, claro está, isso provoca stress e cansaço mental. Por isso mesmo, deve concentrar-se em desenvolver pensamentos positivos e soluções para qualquer problema com que se confronte.

3. Apanhe sol

A importância do contacto com o sol vai muito além do tom bronzeado da sua pele. Não só é um aliado contra o stress como ajusta o ritmo circadiano, o que fará com que esteja alerta durante o dia e descansado durante a noite.

4. Beba água

beber água é um dos hábitos que dão vida

Esta é daquelas dicas que ouvimos a vida inteira: beber água é de extrema importância para a saúde. De facto, muitas pessoas nem se apercebem do quão desidratadas estão porque não sentem sede. O ideal é beber à volta de 8 copos de água por dia, o que equivale a 1,5L.

5. Garanta que come vegetais

Não é novidade que vegetais e fruta fazem maravilhas pelo organismo, certo? Afinal, são alimentos ricos em nutrientes importantíssimos. Mas se tiver um belo bife, arroz de comer e chorar por mais e uma porção de vegetais no prato, dificilmente vai sobrar fome para os últimos. É, portanto, imperativo que garanta que existe peso e medida nas suas refeições de modo a ingerir os vegetais suficientes para o seu bem-estar.

6. Esqueça o tabaco

Esta dica é bastante óbvia, já que o tabaco contém mais de 4 mil substâncias químicas na sua composição capazes de lhe tirar anos de vida. Se quer evitar ter cancro e doenças atribuíveis ao tabagismo o melhor mesmo é esquecer o tabaco e garantir que vive mais tempo e mais saudável.

7. Medite

a meditação é um dos hábitos que dão vida

São necessários apenas alguns minutos de meditação diariamente para que os praticantes sintam as alterações positivas. É muito importante que faça desta prática uma rotina de todos os dias, de modo a sentir-se mais calmo e feliz.

8. Evite o álcool

Um copo de vinho de vez em quando ou uma cerveja a acompanhar a saída ocasional com os amigos não têm qualquer problema. Contudo, deve reduzir ao máximo o consumo de álcool, dado que se trata de uma caloria vazia e nociva para a sua saúde.

9. Tenha uma alimentação saudável

Esta dica tinha de fazer parte da lista de hábitos que dão vida. Afinal, uma alimentação variada, equilibrada e saudável é uma das aliadas para garantir que tem uma vida longa e livre de preocupações de saúde.

10. Garanta que tem o melhor sono possível

dormir bem é um dos hábitos que dão vida

Dormir é bom, mas dormir descansado e sem interrupções é ainda melhor. O sono é crucial para o seu bem-estar físico e psíquico, já que é fonte de saúde e é a única forma de garantir que tem energia para enfrentar tudo aquilo a que o seu dia-a-dia o obriga. O ideal será dormir cerca de 8 horas por noite e garantir que se deita e acorda pela mesma hora todos os dias.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.