Publicidade:

Headhunter Portugal: tudo sobre os caça-talentos

Headhunter Portugal: tudo sobre os caça-talentos, de que forma atuam e quais as principais agências a operar no nosso país.

Headhunter Portugal: tudo sobre os caça-talentos
Headhunter Portugal: o que necessita de saber?

Neste artigo irá ficar a saber o que é um headhunter, como atua, de que forma poderá ser recrutado por um e, ainda, alguns exemplos de agências de headhunter em Portugal. Vamos começar?

Headhunter Portugal: tudo o que quer saber


Dá por si a fazer pesquisas sobre Headhunter Portugal? Possivelmente, procura um salto qualitativo na sua carreira. Para aqueles que ainda não conhecem a função, vamos clarificar: um headhunter é um recrutador especializado, cuja missão é encontrar as pessoas certas para uma determinada função. Por outras palavras, é um caça-talentos.

Trata-se de uma pessoa ou empresa especializada na procura de profissionais talentosos numa determinada área, mesmo que estes profissionais já se encontrem a trabalhar.

headhunter portugal

O que distingue o headhunter de outros recrutadores?

O headhunter é uma espécie de recrutador de topo. É uma porta de entrada para trabalhos que envolvam a gestão ou coordenação de equipas em áreas altamente especializadas, para as quais não se procura um perfil júnior, ou em que não faz sentido receber candidaturas em resposta a um anúncio, por exemplo. Então, como se encontram estes trabalhos procurados por headhunters? Não se encontram: eles encontram-no a si.

Headhunter Portugal e networking

Headhunters são génios do networking, que cultivam relações com associações profissionais e empresas de grande nível. Com base na sua rede vasta de contactos, o seu trabalho consiste em promover aproximações entre pessoas ou empresas que poderão resultar em algo valioso para ambas as partes.

Muitas vezes, nem se faz um processo de recrutamento – as empresas confiam nos seus headhunters para descobrir os talentos que procuram e colocá-los imediatamente a trabalhar.

A maioria dos headhunters é especializada num nicho de mercado e a remuneração é, geralmente, uma percentagem do salário anual inicial de cada pessoa recrutada.

Qual o melhor caminho para se ser descoberto por um headhunter?

headhunter portugal

Se pretende um dia vir a ser descoberto por um headhunter, a melhor maneira de o conseguir é mesmo dando nas vistas com o seu trabalho. Isso porque eles procuram profissionais fora de série. Esforce-se para ser realmente bom no que faz.

Mesmo quando acha que alcançou um bom patamar na carreira, com um trabalho de qualidade, tente sempre superar-se. Promova a visibilidade do seu trabalho, quer no meio onde se move (por exemplo, dentro da sua empresa), quer em outros meios, nunca descurando a sua presença online.

Alguns exemplos de headhunters a atuar em Portugal:

Tenha em mente que uma das ferramentas mais usadas pelos caça-talentos é o LinkedIn, por isso aposte na construção de um perfil atrativo.

Veja também: