Publicidade:

Os 5 homens mais ricos do mundo em 2017

Os homens mais ricos do mundo contribuem para o desenvolvimento económico e tecnológico à escala planetária. Saiba quem são e o que fazem.

Os 5 homens mais ricos do mundo em 2017
Alguns dos homens mais bem-sucedidos do mundo

A lista dos homens mais ricos do mundo do ano de 2017 foi anunciada pela revista Forbes com algumas alterações em relação às dez primeiras posições do ranking do ano anterior.

Os empresários dos meios e plataformas digitais foram os que apresentaram as mudanças de rendimento mais expressivas, com as suas fortunas a dobrar de valor de um ano para o outro.

Oxfam, associação dedicada ao combate à fome, que envolve mais de 3 mil parceiros e baseia a sua atuação na busca de soluções para os problemas de pobreza e injustiça em mais de 100 países, publicou um relatório antes do último Fórum Económico Mundial, onde apontava que as 8 pessoas mais ricas do mundo possuem uma riqueza superior a metade da população mais pobre do planeta.

Isto quer dizer que: a fortuna dos 8 homens mais ricos do mundo, que totaliza 409 mil milhões de dólares, é equivalente ao património total de 50% da população mais pobre do planeta Terra, um total de 3,6 mil milhões de indivíduos.

Os 5 homens mais ricos do mundo


5º Mark Zuckerberg

mark

O famoso fundador de uma das maiores redes sociais da atualidade viu o seu património aumentar consideravelmente depois da entrada do Facebook na bolsa de valores Nasdaq. Com uma fortuna estimada em 56 mil milhões de dólares, Mark anunciou ainda que pretende doar 99% das suas ações para a caridade ao longo da sua vida.

4º Amâncio Ortega

ortega

O espanhol, considerado o residente mais rico da Europa, aos 78 anos é dono de marcas como Zara, Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho e Stradivarius e possui 59% de participação no maior retalhista têxtil do mundo, o grupo Inditex. O seu património está avaliado em 71,3 mil milhões de dólares.

3º Jeff Bezos

bezos

O CEO e fundador da Amazon tem 52 anos e vive em Seattle. Em 2017, atingiu o seu maior posto dentro do ranking dos homens mais ricos do mundo com uma fortuna de 72,8 mil milhões de dólares. Considerado um empresário do universo online, além de outras empresas como a Internet Movie Database, ou IMDB, a sua última aquisição foi o jornal The Washington Post.

2º Warren Buffett

Warren Buffet

Com 84 anos e um património de 75,6 mil milhões de dólares, o americano é um dos maiores investidores mundiais. Ao contrário de outros bilionários presentes no ranking, não possui ou fundou nenhuma empresa que justifique a sua fortuna. Através da holding Berkshire Hathaway, da qual é dono, Warren controla as participações em diversas companhias dos mais variados setores. Detém participações que vão desde companhias ferroviárias até empresas como American Express e Walt Disney.

1º Bill Gates

Bill Gates

Aos 59 anos, o maior filantropo do mundo possui uma fortuna de 86 mil milhões de dólares. Nos últimos 21 anos, Gates esteve no topo da lista de homens mais ricos do mundo pelo menos 16 vezes. Após reformar-se da presidência da Microsoft, o magnata tem dedicado a sua vida às causas humanitárias ao lado da esposa Melinda através da Fundação Bill e Melinda Gates e aos investimentos em grandes empresas através da Cascade Investiment.

Nota: a lista compreende o período de tempo de junho de 2016 a junho de 2017 e a posição dos primeiros candidatos pode oscilar de acordo com as variações de mercado.

Os homens mais ricos do mundo em 2016

  • Bill Gates;
  • Amancio Ortega;
  • Warren Buffet;
  • Carlos Slim;
  • Jeff Bezzos;
  • Mark Zuckerberg;
  • Larry Ellison.

 

Veja também: