Publicidade:

Hotéis de charme em Portugal: 10 sugestões que o vão deixar a suspirar

Procura um hotel bonito e acolhedor? O nosso país tem uma oferta incrível de lugares assim. Descubra 10 dos melhores hotéis de charme em Portugal.

Hotéis de charme em Portugal: 10 sugestões que o vão deixar a suspirar
Sítios especiais para momentos únicos

Para relaxar e desligar-se da azáfama diária, nada como passar uns dias num dos melhores hotéis de charme em Portugal. A oferta deste tipo de alojamento está cada vez maior, sendo o nosso país uma referência a nível internacional. Com um encanto incomparável e um poder de sedução irresistível, estes espaços vão ao encontro dos seus desejos de tranquilidade e bem-estar.

No entanto, tantas e tão atrativas opções, podem dificultar a escolha. Para o ajudar a selecionar o ambiente que mais condiz com a sua personalidade ou o gosto da sua família, decidimos selecionar 10 dos melhores hotéis de charme em solo português.

Seja qual a for a sua decisão, garantimos-lhe que irá encontrar uma atmosfera convidativa, decoração cuidada, elevada qualidade do serviço e conforto acima da média.

10 hotéis de charme encantadores, de norte a sul do país


hoteis de charme

1. Norte: Vidago Palace

História, classe e elegância: três dos atributos deste hotel único, a mimar clientes desde 1910. Faz parte do grupo restrito de hotéis distinguidos com a designação “Leading Hotels of the World”, oferecendo um serviço de 5 estrelas, que combina na perfeição a herança tradicional com as exigências mais atuais.

A sua atmosfera exterior única – está integrado num parque natural secular, rodeado de verde e onde não falta uma estância termal – alia-se à beleza e ao esplendor dos espaços interiores. A decoração é irrepreensível e vai fazê-lo sentir-se num conto de fadas. Foram várias as celebridades e membros da realeza que aqui passaram férias, um passado rico e estimulante abordado na série televisiva “Vidago Palace”, aqui rodada em 2015.

Dica: antes de ir, veja alguns episódios da série televisiva e depois divirta-se a descobrir e a rever os espaços onde as personagens e o par romântico contracenavam.

2. Norte: Monverde Wine Experience Hotel

Portugal é um país de bons vinhos e se é um apreciador, há vários hotéis de charme que lhe proporcionam experiências vínicas memoráveis. O Monverde Wine Experience hotel é um desses casos. Ficar aqui instalado por alguns dias é muito mais do que dormir num hotel.

Distinguido com o selo “Best of Wine Tourism” em 2016 e 2017, esta unidade hoteleira situada em Amarante, terra de vinhos verdes, é um lugar de sonho, rodeado de vinhas e decorada com imenso bom gosto, traço comum ao projeto de arquitetura. À sua espera terá restaurante, spa, piscina interior e exterior e vários programas vínicos e gastronómicos.

3. Porto: A.S. 1829 Hotel

Numa das praças mais carismáticas da cidade Invicta, o Largo de São Domingos, encontramos este hotel cheio de pinta. E repleto de história também: até há bem pouco tempo, era aqui que funcionava a mais antiga papelaria da Europa, a Araújo e Sobrinho, nome incontornável para todos aqueles que estudaram arte e arquitetura no Porto.

Este passado foi preservado e no hotel pode ser apreciado grande parte do espólio da papelaria, fundada em 1829. A decoração dos quartos e do restaurante combina peças antigas com elementos de design contemporâneo numa harmonia perfeita. Situado em plena Baixa, a poucos minutos da Ribeira e de tantas outras atrações, é o lugar perfeito para uns dias na segunda maior cidade do país.

hoteis de charme

4. Centro: Luz Charming Houses

Provavelmente o mais invulgar dos hotéis de charme desta lista, este espaço é constituído, não pelo habitual grupo de quartos, mas sim por um aglomerado de casas. Sim, leu bem, o Luz Houses é uma espécie de aldeia histórica, com cada edifício a representar uma época ou estilo.

Localizado a poucos minutos a pé do Santuário de Fátima, esta luxuosa unidade assegura uma verdadeira experiência de paz, conforto e tranquilidade, para a qual muito contribui a original decoração em tons claros e texturas naturais, recheada de pormenores absolutamente deliciosos.

Dica: de visita obrigatória é o requintado Luz Retreat, o SPA do hotel, que foi instalado numa gruta natural, delicada e eficazmente integrada no verdejante bosque que envolve toda a infraestrutura.

5. Beira Alta: Casa da Ínsua

Em terras do Dão, de onde saem preciosos vinhos, destaca-se a elegante e majestosa casa solarenga da Ínsua, convertida em hotel de charme. Os jardins criteriosamente cuidados são um dos seus cartões de visita, bem como a perfeita recuperação do edifício do século XVIII e a elegância da decoração, onde não faltam valiosas peças antigas.

Não é por acaso que esta unidade hoteleira é a primeira fora de Espanha a integrar a reputada rede de “Paradores” (algo equivalente à rede das Pousadas de Portugal). Com uma excelente piscina, um restaurante, sala de jogos, museu e outros interessantes espaços, é uma ótima opção para umas férias em família, longe do bulício citadino.

 6. Lisboa: Hotel da Baixa

Quer ficar instalado na capital num lugar com muito estilo? Sugerimos-lhe o Hotel da Baixa, que oferece não só uma localização central, bem perto das principais atrações lisboetas, como uma atmosfera caprichada, onde a simpatia e o conforto são garantidos.

Em plena Baixa Pombalina, esta unidade hoteleira recente já é, sem dúvida, um dos melhores hotéis de charme em Portugal, disponibilizando 66 quartos, restaurante, bar com esplanada e sala de reuniões. Elegância contemporânea foi a linha seguida na decoração. No quarto não vão faltar mimos, como por exemplo, uma máquina de café Nespresso, secretária com cadeira de trabalho confortável e almofadões fofos na cama.

7. Lisboa: Torel Palace

O que pode ser mais charmoso do que uma mansão do século XIX, com uma localização privilegiada e uma fabulosa piscina com vistas panorâmicas sobre a cidade de Lisboa e o Rio Tejo? Falamos-lhe do Torel Palace, onde o luxo discreto e informal faz as delícias dos hóspedes.

Este palacete familiar destaca-se pela atmosfera de tranquilidade e bem-estar, onde pode desfrutar de um amplo leque de serviços de elevada qualidade, como restaurante, bar, piscina e ainda massagens ou baby-sitting mediante o seu pedido.

Dica: não perca a experiência única que é o pequeno-almoço do Torel Palace, confecionado com ingredientes frescos e naturais, e servido à mesa por funcionários que conjugam o profissionalismo e a amabilidade de forma irrepreensível.

hoteis de charme portugal

8. Alentejo: Herdade da Matinha

“Simples, como a vida” é o lema desta unidade hoteleira situada a alguns quilómetros da bonita Costa Alentejana. O estilo boho e hippie chic da Herdade da Matinha ajuda a confirmar a filosofia, convidando a momentos inesquecíveis, a dois, em família ou com amigos. Se possível, com um bom copo de vinho na mão.

Para os mais novos, a piscina, os passeios, os piqueniques pelo campo, a horta e o centro hípico vão ser puro entretenimento. Para os mais crescidos, o yoga, as massagens e os workshops de cozinha prometem momentos memoráveis. E o mar e a praia estão apenas a uma curta viagem de carro.

Dica: se o anfitrião Alfredo estiver pela Herdade, não deixe de conversar com ele sobre os deliciosos pratos do restaurante, da sua autoria, e de conseguir ótimas receitas e dicas culinárias!

9. Açores, Ilha de São Miguel: Santa Bárbara

Alguns dos melhores hotéis de charme em Portugal estão nas nossas bonitas ilhas. É o caso do Eco-beach Resort Santa Bárbara, situado na ilha de São Miguel, nos Açores. Moderno e perfeitamente integrado na paisagem, proporciona estadias inesquecíveis, com o oceano Atlântico mesmo ao seu lado. A decoração é um hino à natureza, com a madeira como material principal.

O restaurante e a piscina oferecem vistas para o mar, para momentos de infinita beleza. A simpatia do serviço e o conforto fazem o resto, para que a sensação seja a de querer ficar por aqui o máximo de tempo possível. Até porque há muitas atividades para fazer, sem sair do resort, como cuidar da horta biológica, praticar stand-up paddle, fazer snorkeling ou passeios de caiaque.

10. Madeira: Estalagem da Ponta do Sol

A infinity pool desta unidade hoteleira é apenas um dos seus trunfos. Magnificamente situada na ponta de uma escarpa, esta estalagem promete ser o refúgio perfeito para umas férias relaxantes e perfeitas, sobretudo para quem gosta de ter o mar por perto. Trata-se de uma quinta antiga totalmente remodelada e convertida num design hotel de 4 estrelas.

Quartos confortáveis e acolhedores, restaurante com vistas inebriantes, spa e uma série de atividades e programas de lazer ao seu dispor, fazem parte do longo cardápio da Estalagem da Ponta do Sol, situada apenas a 5 minutos de Ribeira Brava e a 25 minutos do centro do Funchal.

Dica: não deixe de usufruir da piscina maravilhosa deste hotel, que lhe irá garantir fotografias de fazer inveja aos seus seguidores no Instagram.

Veja também: