Publicidade:

Huawei P30 vs Huawei P20: as diferenças num duelo de titãs

A Huawei acaba de lançar o novo P30, dando mais um passo em frente em relação ao P20. Veja todas as diferenças e assista ao video que lhe mostra tudo.

Huawei P30 vs Huawei P20: as diferenças num duelo de titãs
O que distingue estes modelos?

No duelo Huawei P30 vs Huawei P20, quem sai vencedor? Depois de lançar os seus mais recentes modelos, a marca chinesa continua a manter no mercado versões anteriores que, por antecederem as mais recentes, merecem uma análise comparativa como aquela que se segue.

Huawei P30 vs Huawei P20: quem é o vencedor?


Nesta análise comparativa teremos em consideração as principais características de ambos os smartphones, de forma a que seja mais simples para o leitor (e eventual consumidor) tirar as suas próprias conclusões e, possivelmente, decidir entre um e outro modelo.

huawei p20

Huawei P20 | Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Design e Construção

A principal diferença entre o P30 e o P20 é, sem dúvida, o aspeto exterior de ambos. No espaço de um ano, a Huawei inovou no design dos seus produtos e introduziu novidades que não escapam. O notch frontal foi reduzido substancialmente, para além de ter sido eliminado o botão home.

A evolução física do P20 para o P30 é, por isso, notável, existindo agora no último modelo um sensor de impressão digital embutido no ecrã, justificando a ausência do botão principal que anteriormente existia.

Display

É aqui que encontramos outra das principais diferenças entre os dois modelos: o facto de o P30 ter um vidro totalmente curvo e infinity (algo que não existe no modelo anterior). O ecrã LCD do P20 é um FHD+ de 5.8”, ao contrário do P30, que apresenta um display OLED FHD+ de 6.1”.

Processamento

A capacidade de processamento de um telemóvel é extremamente importante naquilo que será a sua rapidez e eficiência. O P30 teve isso em consideração ao incluir um Kirin 980, ligeiramente mais rápido que o Kirin 970, incluído no P20, a versão anterior. Ora, ambos são rápidos, mas fazem também valer-se da sua memória.

Enquanto o P20 tem uma memória RAM de 4GB, esse valor foi substancialmente alterado no P30, que conta agora com 6GB de RAM, um número impressionante no que toca a smartphones. A diferença entre ambos é notável, pelo que a Huawei apostou, também neste campo, numa melhoria significativa.

No entanto, é de referir que existe, também, uma versão de 8GB de RAM, o que coloca o novo modelo da marca chinesa num patamar quase inalcançável para a concorrência.

p30

Huawei P30 | Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Memória

Esta é uma das principais novidades que se podem encontrar no P30. Contrariando tudo aquilo que tem vindo a ser convencional nos seus produtos, a Huawei aposta agora em mais do que uma versão do mesmo telemóvel (ao nível de memória, e também da RAM).

O P30 tem, por isso, três versões disponíveis: 64, 128 e 256GB, não disponibilizando nenhuma slot para incremento da mesma. No P20, apenas uma versão está disponível, a de 128GB – não tendo, também, espaço para inserir um microSD para aumento de memória.

Câmaras

Esta é uma das características principais dos produtos Huawei e, por conseguinte, um dos pontos mais fortes da marca em relação a outras concorrentes, mas também a máquinas convencionais. Os smartphones mais recentes da marca chinesa chegam mesmo a ter qualidade superior às lentes tradicionais.

O P20, ainda que seja um modelo anterior, foi dotado de uma ótima câmara (frontal e traseira), algo que melhorou com o P30, nunca negando a ótima resolução das lentes do modelo anterior. O P20 tem, na verdade, uma dupla câmara traseira Leica de 12MP + 20MP e uma frontal de 24MP.

Por sua vez, o P30 tem três câmaras Leica na parte traseira de 40MP + 16MP + 8MP, com direito a um zoom ótimo de 3x. Ambos os modelos incluem Inteligência Artificial que deteta automaticamente aquilo que está a ser fotografado, melhorando, assim, as características da fotografia captada.

Bateria

A bateria de ambos os modelos está acima da média daquilo que se pode encontrar no mercado. Ainda assim, houve uma melhoria significativa de modelo para o modelo. Enquanto o P20 tem 3400mAh, o P30 tem 3650mAh, para além de estar equipado com a tecnologia Quick Charge (ainda mais rápida) e suportar o carregamento sem fios, o que não acontece no modelo anterior.

Conclusão

Estamos perante dois smartphones extremamente eficientes e que, ainda que diferentes, cumprem a sua função com eficiência muito semelhante. Ainda assim, e como seria de esperar, o P30 tem melhorias significativas que valem muito a pena, mas que, claro está, dependem do orçamento disponível para o gadget do género.

Veja neste video uma análise da equipa do E-konomista ao novo smartphone da Huawei.

Mas, se ainda tiver dúvidas sobre o modelo a escolher, compare de seguida as principais características de ambos.

 Especificações técnicas  Huawei P30  Huawei P20
 Ecrã  6.1” OLED FHD+ (2340 x 1080 píxeis)  5.8” LCD FHD+ (1080 x 2240 píxeis)
 Processador  Kirin 980 octa-core; 2x Cortex-A76 Based 2.6GHz + 2x Cortex-A76; Based 1.92GHz + 4x Cortex-A55 1.8GHz  Kirin 970 4 x 2.36 GHz (Cortex A73), 4 x 1.8 GHz (Cortex A53)
 Memória RAM e ROM  8GB RAM + 64GB ROM;
6GB RAM + 128GB ROM;
8GB RAM + 128GB ROM;
8GB RAM + 256GB ROM
 4GB RAM + 128GB ROM
 Bateria  3650mAh  3400mAh
 Câmara Traseira (Principal)  Triple Camera Leica: 40MP (Wide Angle Lens, f/1.8) + 16MP (Ultra Wide Angle Lens, f/2.2) + 8MP (Telephoto, f/2.4, OIS)  Dual Camera Leica: 20MP (mono, f/1.6) + 12MP (RGB, f/1.8)
 Câmara Frontal (Secundária)  32MP, f/2.0  24MP, f/2.0
 Preço  A partir de 719,90€  A partir de 364,20€

 

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.