Publicidade:

Como fazer húmus? Fique a conhecer a delícia do momento

Certamente já ouviu falar, mas será que sabe como fazer húmus? Se não, não se preocupe. Vamos ensinar-lhe tudo sobre esta iguaria.

Como fazer húmus? Fique a conhecer a delícia do momento
Grão de bico é o ingrediente base do húmus

Para quem quer saber como fazer húmus, reunimos informações úteis que não só o vão ensinar a confecionar esta iguaria, como também a saber mais sobre todos os benefícios que a ingestão regular de húmus pode trazer à sua saúde. Por todos estes motivos, vale a pena descobrir mais sobre esta receita árabe que já conquistou o mundo ocidental – e, já agora, experimentá-la.

Húmus: o que é esta iguaria cheia de benefícios?


humusFonte: PxHere

Afinal, o que é o húmus?

Húmus é um alimento típico da cultura árabe e muito comum em países como a Grécia, a Turquia, a Síria e Israel. Ele é feito a partir de grão-de-bico cozido esmagado, tahini, azeite, sumo de limão, sal e alho. Esta pasta muito cremosa, é ideal para servir com pão torrado, pão pita ou vegetais crus. O seu sabor especial resulta da combinação única dos ingredientes com as saborosas especiarias.

Quais os benefícios da ingestão frequente de húmus?

  1. Graças às suas fibras, o húmus garante o bom funcionamento do sistema digestivo, prevenindo a obstipação.
  2. É uma fonte de proteína vegetal, pelo que é muito saciante, melhora o aspeto da pele e ainda traz benefícios para os ossos, músculos e sangue.
  3. Contribui para a redução do colesterol.
  4. Fonte de ácido fólico, pode reduzir o risco de desenvolver o cancro do cólon. A sua fibra também ajuda no crescimento de bactérias saudáveis e protetoras do cólon.
  5. Possui propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir inflamações no organismo e a combater o envelhecimento precoce.
  6. É muito rico em vários nutrientes como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro e zinco e em vitaminas como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6 e folato
  7. Ajuda a combater a diabetes, pois regula os níveis de açúcar no sangue.
  8. Deve ser consumido pela mulher, durante a gravidez, uma vez que contém folato, nutriente que previne más formações congénitas no feto, como por exemplo espinha bífida. Além disso, tem proteínas e minerais, como ferro, cálcio, potássio e Ómega 3, importantes para a saúde da gestante e para o desenvolvimento do feto.

Por que deve comer regularmente húmus?

Depois de conhecer os principais benefícios do húmus, é fácil perceber por que deve realmente incluí-lo na sua alimentação diária. Porém, há outros aspetos mais que importa referir. A consistência cremosa e o sabor agradável desta pasta, fazem dela uma excelente substituta de produtos calóricos como a maionese ou os patês comercializados. Além disso, o húmus constitui também uma boa alternativa para todos os que são intolerantes ao glúten e à lactose, pois não provoca alergias.

Como fazer húmus?


humusFonte: PxHere

Ingredientes
6 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de pasta de sésamo/tahini
1 c. de chá de sal
2 dentes de alho
1 frasco de grão-de-bico cozido
½ limão
Pimentão doce, cominhos e coentros, q.b.

Modo de Preparação

  1. Escorra o grão, passe-o por água fria e coloque-o num robot de cozinha, juntamente com o alho, o sal, os cominhos, a pasta de sésamo e o sumo de limão.
  2. Triture durante 5 segundos, na velocidade 8.
  3. Acrescente o azeite e volte a triturar por 10 segundos, na velocidade 10.
  4. Coloque o preparado numa taça e decore com o pimentão doce, a salsa e o azeite.
  5. Está pronto a servir!

Como já é habitual, só lhe trazemos boas sugestões, saborosas e, preferencialmente, muito benéficas para a sua saúde. Este caso não é exceção e, por isso, quisemos muito ensinar-lhe como fazer húmus, pois realmente as vantagens de consumir esta iguaria são mais que muitas. Se tem grão de bico aí por casa, não adie mais e siga já o passo a passo de como fazer húmus e delicie-se com uma iguaria tão simples e, ao mesmo tempo, tão boa.

Veja também: