Publicidade:

10 ideias de brincadeiras ao ar livre com os miúdos

Conheça soluções para tirar as crianças de casa, longe das novas tecnologias. Basta utilizar uma destas 10 ideias de brincadeiras ao ar livre com os miúdos.

10 ideias de brincadeiras ao ar livre com os miúdos
Para aproveitar bem o bom tempo

O bom tempo é a desculpa ideal para levar os mais pequenos para a rua e a lista de brincadeiras que pode aproveitar para que eles comecem a gostar de sair lá para fora é imensa. Conheça 10 ideias de brincadeiras ao ar livre com os miúdos que pode utilizar sempre que quiser.

10 ideias de brincadeiras ao ar livre com os miúdos


1. Salto à corda

saltar a corda

Um jogo bem simples que serviu para muitos dos nossos antepassados se divertirem. Para jogar basta ter uma corda na mão. Se a corda for grande dá para colocar duas pessoas a dar à corda – uma em cada ponta – e as restantes a saltar no meio. Se for pequena… que se salte individualmente.

2. Trenó na relva

Uma brincadeira bastante simples mas que só se pode fazer em colinas ingrimes de relva. Com um pedaço de cartão ou com um bocado de plástico é possível improvisar um trenó para deslizar sobre a relva. Uma diversão que promete agradar a miúdos e graúdos.

3. Guerra de balões de água

baloes de agua

Uma das melhores ideias de brincadeiras ao ar livre com os miúdos. Principalmente quando está calor visto que a diversão é garantida. Uma brincadeira que apenas exige balões e água… e muita pontaria, claro.

4. Derruba as garrafas

Uma espécie de bowling que pode ser jogador em qualquer lado. Basta colocar várias garrafas alinhadas e atirar um objeto para as derrubar. A posição das garrafas pode variar para dificultar a tarefa dos jogadores.

5. Macaca

macaca

Quem é que se lembra do jogo da macaca? É ideal para uma tarde bem passada e pode ser jogado por miúdos e graúdos. Basta atirar a pedra para a primeira casa e quando se começar a jogar salta-se ao pé-coxinho, saltando até à casa onde está a pedra. Faz-se o mesmo para todas as casas até ao fim da macaca.

6. Caça a bandeira

Um jogo que existe rapidez, concentração, agilidade, velocidade, inteligência… exige muito dos mais pequenos! É preciso fazer duas equipas e dividir os campos. Depois, é necessário definir as bandeiras e colocá-las à mesma distância da linha que separa os dois campos. O objetivo é que as equipas consigam apanhar a bandeira que está a ser guardada pela outra equipa.

7. Escondidas

escondidas

Um jogo que não requer material e que pode ser jogado em qualquer lado, fazendo com que seja uma das melhores ideias de brincadeiras ao ar livre. Nas escondidas, o escolhido conta até um número definido por todos, virado para a parede e sem ver o que se passa enquanto os outros se escondem… Depois, parte à procura de quem está escondido.

8. Macaquinho do chinês

No macaquinho do chinês a pessoa escolhida – regra geral é o adulto – encosta-se a um muro de forma a ficar de costas para os participantes. O escolhido diz “um, dois, três, macaquinho do chinês” e os participantes têm de aproveitar para se moverem em direção ao muro. Após terminar a frase, o escolhido vira-se para trás e se vir alguém a mexer pode fazer com que este volte à posição inicial. Volta-se a repetir o processo até alguém chegar à parede.

9. Apanhada

criancas apanhada

A apanhada é um jogo muito interessante para potenciar a velocidade e a agilidade dos mais pequenos. Quem está a apanhar anda a correr atrás de quem está a ser apanhado. E quem é apanhado tem de ir para um local pré-definido para que possa ser salvo depois.

10. Cadeia

O jogo da cadeia é bastante similar ao da cadeia mas quando alguém é apanhado é obrigado a dar a mão ou o braço a quem está a apanhar. O objetivo é criar uma grande cadeia que possa perseguir quem está a fugir.

Veja também: