Publicidade:

Ideias de closet: saiba como planear o seu quarto de vestir

Reunimos algumas ideias de closet que o vão inspirar na hora de começar a planear o seu quarto de vestir. Pronto para conferir as nossas sugestões?

Ideias de closet: saiba como planear o seu quarto de vestir
Veja como organizar e decorar o seu closet

Temos ideias de closet para todos os que estão a pensar em criar um pequeno ou grande quarto de vestir em sua casa. Não pense que tem de viver numa mansão para conseguir usufruir de um espaço destes. Basta, na verdade, olhar bem para o seu quarto de dormir e pensar que área pode dispensar para pôr em práticas as nossas ideias de closet.

Se tem uma divisão em sua casa à qual não dá qualquer uso, então será ainda mais fácil concretizar estas ideias de closet, já que pode atribuir a essa divisão a função de quarto de vestir. Boa ideia, não achou?!

Ideias de closet: aprenda a planear o seu quarto de vestir


closet

O que torna um closet ideal?

Um quarto de vestir deve ser um espaço bem iluminado e organizado, onde é possível selecionar a roupa que vai vestir, fazer conjuntos e vestir-se. Nesta divisão, dependendo do espaço disponível, pode ainda incluir uma poltrona e criar aí uma zona de relaxamento para descansar um pouco e usufruir de algum silêncio, antes de enfrentar o tumulto e o reboliço dos afazeres do dia-a-dia.

Antes de escolher o esquema decorativo do closet, não se esqueça que um dos aspetos fundamentais num quarto de vestir é disponibilizar arrumação. Portanto, deve começar por projetar uma série de armários embutidos e prateleiras, idealmente todos abertos (sem portas), de modo a possibilitar uma visão geral sobre as suas roupas e acessórios. Além disso, este planeamento dará uma sensação de ordem e simetria à divisão.

Quais os tons mais indicados?

Existem duas abordagens básicas relativamente à cor do closet. Pode usar uma paleta neutra – usando, por exemplo, vários tons de branco combinados com madeira natural. Desta forma, as suas roupas e sapatos irão destacar-se muito mais. Outra abordagem possível, é empregar cores e padrões ousados e criar um clima luxuoso, com papéis de parede mais extravagantes. A opção final é sua e deve seguir o seu gosto e a finalidade que pretende para o seu quarto de vestir.

Qual o pavimento mais adequado?

Uma carpete macia é a opção ideal para o piso de um quarto de vestir, pois garante conforto suficiente para aí caminhar de pés descalços. Tapetes em tons pastel pálidos e neutros funcionam bem, uma vez que refletem a luz e dão mais brilho e leveza ao closet. Se preferir, pode também escolher um piso de madeira liso, dispondo sobre eles alguns tapetes espessos, estrategicamente colocados nas zonas do quarto de vestir onde é mais provável estar descalço e a vestir roupas.

Qual o design certo?

O design do closet deve acompanhar as exigências dos utilizadores do quarto de vestir. Um casal, por exemplo, deve procurar um estilo nem muito feminino, nem muito masculino, de forma a agradar a ambos. Já um amante de sapatos, deve planear um closet com espaço mais do que suficiente para armazenar os vários pares de calçado que possui.

Como fazer um closet pequeno?

Se tem pouco espaço para fazer o seu quarto de vestir, saiba que só precisa de ser um pouco criativo para conseguir ter um super closet. O importante é que use cada metro quadrado disponível para arrumação. Por isso, deve optar por prateleiras altas e tirar partido de todos os nichos ou áreas livres, nem que seja para armazenar roupa da estação anterior.

Estilos de closets

Rústico: um closet rústico deve ser fresco, tranquilo e brilhante. As paredes podem ser em tons creme, neutros, cinza ou verde pálido, com piso de madeira ou carpete em tons bege, camel ou semelhantes e móveis pintados de branco. Este estilo é tão apropriado para ele, como para ela, por isso são uma boa opção para closets que se destinam a casais.

Minimalistas: um closet minimalista deve ser, acima de tudo, simples e funcional. O principal é maximizar o espaço de arrumação, organizar as peças e tornar fácil o acesso às mesmas. Para tal, escolha linhas limpas, nítidas e uma paleta de brancos, cinzas e pretos. Este é um estilo adequado a espaços modernos e a utilizadores mais jovens e contemporâneos.

Clássicos: para uma decoração elegante e cosmopolita, selecione armários e prateleiras de madeiras escuras, estofados cinza, azul claro e castanho escuro e consiga um ambiente intemporal com um toque de luxo.

ideias closet

8 dicas para personalizar o seu closet

  1. Coloque iluminação traseira nas prateleiras;
  2. disponha estantes angulares para sapatos;
  3. use cubículos para bolsas;
  4. inclua um toucador e um espelho de corpo inteiro;
  5. escolha um assento versátil e compacto para se sentar;
  6. adicione um pequeno sofá ou chaise longue ao espaço;
  7. misture peças contemporâneas com objetos antigos ou vintage;
  8. crie uma ilha central, onde pode pousar algumas bolsas e sapatos.

Como fazer um closet barato e simples: ideias para todas as ocasiões


Branco

Uma solução sempre simples, bonita e funcional é escolher uma base neutra e deixar que as cores dos acessórios, como as molduras dos espelhos ou os puffs rematem a decoração, dando-lhe cor e vida.

Oculto

É possível criar um closet no seu quarto, sem que ele fique à vista de todos. Para tal, só tem de criar um recanto ou nicho na divisão e, depois, ocultá-lo com um cortinado, por exemplo. Além de original, isso dá um ar bem cénico e criativo ao seu quarto.

 

Amplo

Se tem uma divisão em sua casa sem qualquer uso, por que não torná-la num closet e, assim, ter um quarto de vestir bem amplo e espaçoso. Poderá organizar as suas roupas de forma bem funcional, criar vários nichos e compartimentos, apostar na boa iluminação e até ter uma poltrona para sentar e relaxar.

Minimalista

Criar um closet não implica, obrigatoriamente, móveis à medida, nem desenhados por nenhum criador. Há várias soluções no mercado pré-feitas que servem perfeitamente e permitem ter um quarto de vestir bem organizado com módulos de arrumação.

 

Exótico

Se vai ser o único a utilizar o closet, então deixe os seus gostos pessoais imperarem. Não há limites para a imaginação e, da mesma forma que pode seguir um estilo mais rústico, minimalista ou clássico,  pode também deixar o exotismo dominar e criar um verdadeiro cenário oriental no seu quarto de vestir.

Nicho

Qualquer nicho ou recanto, podem ser utilizados para fazer um closet maior ou mais pequeno, dependentemente do modo como conseguir rentabilizar o espaço. Neste caso, fazer móveis à medida pode ser uma maneira prática e funcional de conseguir aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Portas de correr

As portas de correr são sempre uma solução prática e eficaz que facilita o acesso e economiza espaço. Além disso, é uma opção bem moderna e que, por isso, também pode adotar.

 

Super espaçoso

Não se preocupe em destinar ao seu closet mais espaço do que ao próprio quarto. Afinal, no quarto apenas precisará da cama para dormir, já que as restantes funções de arrumar e selecionar roupa e vestir-se ficam destinadas ao closet que, por isso, é merecedor de uma área maior.

Listar ideias de closet não é difícil. Não há limites para a imaginação e só tem de encontrar um bom equilíbrio entre os seus gostos, o espaço disponível e, claro, a arrumação necessário para guardar todos os seus bens. Depois, é deixar-se inspirar pelas nossas ideias de closet e deixar-se levar pelas suas próprias necessidades.

Como dissemos, não há uma solução única para planificar um quarto de vestir. Tudo depende daquilo que cada um precisa, da quantidade de roupa e acessórios que possui e se pretende apenas criar um espaço de arrumação ou também de descanso e relaxamento. Deixe-se levar pelas nossas dicas e ideias de closet e divirta-se!

Veja também:

Limpeza e Arrumação