Publicidade:

8 ideias de negócio para mulheres empreendedoras

Das áreas tecnológicas às mais tradicionais, inspire-se nestas ideias de negócio para mulheres empreendedoras e viva o seu sonho.

8 ideias de negócio para mulheres empreendedoras
Quer criar um negócio mas precisa de uma boa ideia?

Para ser uma empreendedora de sucesso é preciso, acima de tudo, encontrar a sua paixão e fazer algo que adora. O segundo passo é destacar-se dos restantes, uma vez que, hoje em dia, o seu produto ou serviço tem que ser diferente para deixar uma marca. Por essa razão, apresentamos algumas ideias de negócio para mulheres empreendedoras, para que se possa inspirar e viver o seu sonho.

Ideias de negócio para mulheres empreendedoras: as nossas sugestões

empreendedora

Antes das ideias, tenha em mente e ponha em prática as estratégias de uma verdadeira empreendedora:

Autoconfiança: acredite em si, nas suas competências e no seu projeto e vá à luta.

Espírito crítico: pense no serviço ou produto que pretende criar, lançar, vender. É inovador? Vai ajudar as pessoas? As empresas? O mundo? Pode criar um negócio sustentável? Está verdadeiramente motivada para avançar?

Trace objetivos e o modelo de negócio: saiba onde quer chegar e como vai fazer para o conseguir. Trace objetivos, tarefas e pressupostos. Depois, não se esqueça de algo muito importante – definir um modelo de negócio sustentável e o investimento a fazer.

Seja ativa: se tem uma ideia, concretize-a. Tire-a da cabeça, do papel ou do computador e entre em ação. Depois, siga o seu sonho e quem sabe não o transforma num negócio de sucesso. E não tenha medo, é possível começar um negócio com pouco dinheiro ou mesmo em regime freelancer para ganhar experiência.

Confira alguns exemplos de ideias de negócio para mulheres empreendedoras:

1. Criar um negócio online

blog

Há efetivamente muitos negócios de sucesso online. Alguns deles começaram a título de desabafo, outros com dicas sobre alimentação, dicas de costura, de formas de vestir, pentear ou maquilhar, outros começaram por vídeos que explicavam o funcionamento de algo, com aulas. Como vê, quase tudo é possível para criar um negócio online.

Pode começar por pensar nos seus talentos, naquilo que mais gosta de fazer, por exemplo, no tempo livre: costura, maquilhagem, jardinagem, culinária, desporto, fotografia, criar websites, gerir redes sociais, enfim, a lista é interminável.

Ou adora comida saudável e quer partilhar as suas receitas? Adora desporto? Adora roupa de desporto? Quer ser uma personal trainer? Ora aqui estão umas dicas para criar o seu blog, associar-se a marcas e lojas de alimentação saudável, lojas de roupa e calçado de desporto, suplementos, entre outros.

Depois publicite o blog e website em redes sociais e comece assim o seu negócio. Para a ajudar, veja exemplos de sucesso nas áreas em que gostaria de investir, procure ajuda, associe-se a marcas e, quem sabe, aos poucos transforma a sua paixão e as suas competências num negócio de sucesso e bem lucrativo.

2. Agricultura

agricultura

Continuam em alta muitos projetos ligados à agricultura, nomeadamente ao modo de produção biológico – por exemplo de frutas, legumes, ervas aromáticas – não só para uso culinário, mas também para a produção de produtos de beleza como cremes de corpo e rosto, sabonetes e maquilhagem. Pode ser uma excelente aposta. Informe-se sobre os apoios neste âmbito.

3. Turismo rural

turismo rural

Tem um espaço de família que gostaria de rentabilizar? Se o local e as características forem adequados, pode transformá-lo numa unidade de turismo rural, e ganhar dinheiro com isso. Encontram-se projetos de turismo rural e de natureza bem diferenciadores e de sucesso por todo o país.

4. Artesanato

artesanato

Cada vez mais se recuperam tradições e artes antigas para lhes dar novas roupagens e utilizações. É o caso dos lenços dos namorados, da filigrana, da cortiça, do galo de Barcelos, do burel, dos xailes e das mantas de determinadas regiões, entre tantos outros elementos tradicionais que são agora incorporados e adaptados a vestuário, acessórios de moda, joias, pintura, acessórios para mamã e bebés, artesanato em madeira.

Além disso, é, também, crescente a tendência para apostar na recuperação de espaços, na mistura de objetos tradicionais e contemporâneos na decoração.

Pense bem no que sabe fazer, no que gostaria de fazer, nas possibilidades que tem à sua volta, na sua região, em termos de artesanato e tradições. Aqui podem estar algumas ideias de negócio para mulheres empreendedoras.

Outras ideias de negócio para mulheres empreendedoras

1. Bar/restaurante de refeições saudáveis (muito na moda);

2. Cuidados de beleza, estética e saúde;

3. Estruturas com cuidados para crianças e idosos;

4. Franchising (serviços de explicações, ATL, entre outras atividades para crianças e jovens), lojas de roupa, acessórios de moda, restauração e muito mais.

Veja também: