Publicidade:

5 ideias para fazer uma horta em casa

Anda à procura de ideias para fazer uma horta em casa e nunca mais se decide? Chegou a altura de meter as mãos à obra. Espreite aqui as nossas dicas.

5 ideias para fazer uma horta em casa
Acabaram-se as desculpas para não ter uma

Quer ideias para fazer uma horta em casa? Fique atento, pois temos uma mão cheia delas.

Ter uma horta em casa pode trazer grandes benefícios no combate ao stress, à fadiga, à má disposição e, até, aos estados de depressão e ansiedade – afinal, estar na sua horta e cuidar dos seus vegetais pode ser uma forma de aliviar o mal-estar provocado pelos problemas que acumula no dia a dia. No entanto, esta é, também, uma forma de começar uma alimentação mais saudável. Sim, a atividade é o mote ideal para ser mais saudável à mesa. Isso porque inclui mais vegetais na alimentação e porque está a cultivá-los sem recorrer a químicos.

Pode, então, estar a pensar que tem um pequeno quintal mal aproveitado e que quer começar a sua própria hortinha em casa. Vive em apartamento? Pode, nesse caso, estar a pensar no quanto gostaria de ter uma, mas não tem espaço. Seja como for, há soluções para todos os gostos, feitios e necessidades.

5 ideias para fazer uma horta em casa


horta em casa

1. Plante diretamente na terra

Se é dos sortudos que tem um quintal com espaço, esta é a solução para si. Neste caso, as sementes ou mudas são plantadas diretamente na terra. Não esqueça de colocar umas placas identificativas para que saiba o que semeou e onde.

2. Vasos

Os vasos são uma alternativa prática – tanto para quem mora numa casa sem quintal, como para quem vive num apartamento. Com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores, os vasos permitem que tenha uma horta em casa cuidada e bem organizada. Também são uma excelente forma de decorar os espaços, não acha? Use a imaginação.

3. Embalagens recicladas

Se é das pessoas que gosta de reutilizar tudo, esta pode ser uma excelente ideia para si. Reutilize as garrafas de água e de refrigerantes para as usar como vasos na sua pequena horta feita em casa. Recicle: é uma ideia barata, rápida e sustentável.

4. Floreiras

As floreiras oferecem um bom ar aos espaços e são ótimas para quem vive em metros reduzido. Com uma floreira pode ter uma horta em casa mais compacta e, ainda assim, ter tudo o que precisa.

5. Paletes e caixas de madeira

As caixas de madeira são uma excelente ideia para hortas em casa. Para além de serem espaçosas e baratas, as caixas de madeira – e mesmo as paletes – ficam sempre super giras. As caixas de madeira podem ainda ser empilhadas entre si, o que dá um efeito muito engraçado à sua horta.

Agora, já não faltam ideia para fazer uma horta em casa. Mãos à obra!

Veja também:

Limpeza e Arrumação