Publicidade:

18 ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento

Se gostava de ter um negócio, mas não tem muito capital, foque-se em ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento. Estas são as nossas sugestões.

18 ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento
Ideias simples para dar uma utilização rentável ao seu tempo

Muitas pessoas têm excelentes ideias de negócio, mas boa parte das vezes é preciso fazer grandes investimentos. O problema é que nem toda a gente tem o capital inicial para investir numa boa ideia. Se é este o seu caso, em primeiro lugar, pense em ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento.

Ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento inicial

1. Costura

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Se tem jeito para a costura e, especialmente, se tiver uma máquina, esta ideia é mesmo para si. Boa parte dos materiais de costura são bastante baratos, por isso não precisa de investir muito para começar a fazer uns remendos e ajustes.

Se tem capacidade para mais do que fazer bainhas ou pregar botões, divulgue que também faz roupas à medida. E se tiver tempo e se quiser antecipar, compre alguns tecidos e faça peças de roupa com modelos atrativos, para que os seus potenciais clientes se possam encantar com a sua arte.

2. Organização de festas de crianças

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Se gosta de crianças, de cozinhar e de trabalhos manuais – ou se tem quem se associe a si para dividir algumas destas tarefas –, organizar festas para crianças é das ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento mais divertidas. Isto porque vai poder fazer coisas que gosta e ainda vai faturar com isso. Tem a vantagem de as festas serem quase sempre ao fim de semana, o que permite que concilie com um trabalho semanal a tempo inteiro.

Para a confeção da comida, o ideal é que tenha prática em doçaria e que também se ajeite a fazer alguns salgados. Nada de complicado, portanto. A decoração obriga a alguma perícia a manusear tesouras, canetas e afins. Ou então pode comprar decorações já feitas. Em lojas como a Flying Tiger até piñatas encontra e os preços são sempre acessíveis.

Ainda pode complementar o serviço com a animação da festa. Truques de magia, jogos e teatros de marionetes são algumas das atividades que pode pôr em prática.

Se tiver um espaço grande e adequado, pode alugá-lo. Isso seria o ideal, já que muitas pessoas não querem ter trabalho a arrumar a casa no fim da festa. Mas, se não tiver, promova os seus serviços anunciando que organiza as festas no local previamente indicado pelo cliente.

3. Cozinhar para fora

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Bolos, salgados, doces e até pratos prontos – por exemplo, tabuleiros de bacalhau com natas ou de lasanha – são alguns exemplos de coisas que funcionam bem neste ramo.

Dentro desta área, podemos dar mais algumas ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento. Pode fazer bebidas vegetais, hambúrgueres vegetarianos, tofu, seitan e outros alimentos que costumam ser caros mas que, se tiver tempo para procurar ingredientes mais acessíveis e para os produzir, podem render bastante. Uma coisa é certa: público interessado neste tipo de alimentos não faltará.

4. Explicações

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Se tem formação em alguma área em que haja muita procura de explicadores, como matemática, por exemplo, não perca mais tempo. Quer seja na sua casa ou aulas privativas em casa dos alunos – estas aulas serão, naturalmente, mais caras –, faça uso dos seus conhecimentos transmitindo-os a quem não consegue alcançar os resultados pretendidos apenas com as aulas dadas na escola.

5. Aulas de música

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Sabe tocar um instrumento? Aulas privadas devem ser mais caras, assim como nos casos em que tenha que se deslocar à casa dos alunos.

6. Babysitting

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Melhores do que as ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento são as ideias em que não precisa de qualquer investimento. É o caso do babysitting. Só precisa de ter sensibilidade e jeito para cuidar de bebés e crianças.

7. Cuidar de animais

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Na sequência da ideia de cuidar de alguém, pode optar por fazê-lo com animais. E aqui as opções ainda são mais vastas. Pode passear animais e tomar conta deles durante um período ao longo do dia, mas também pode ficar com eles durante alguns dias, como se fosse um hotel para animais.

Este é um negócio que deverá funcionar particularmente bem no verão, quando todas as pessoas querem sair de férias, mas nem sempre podem levar os seus amigos de quatro patas.

8. Cultivar plantas

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Esta é das ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento que funcionará bem para quem goste de plantas, naturalmente, mas que também tenha um jardim ou um espaço onde possa mexer à vontade em terra.

Compre sementes, plante-as, colha as plantas quando estiverem bonitas e vistosas e coloque-as em vasos elegantes e simples. Pode tentar vender as plantas diretamente a quem as procura ou a lojas especializadas que, por sua vez, revenderão as plantas ao consumidor final.

9. Design de acessórios

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Sempre adorou joias e tem uma criatividade que nunca mais acaba? Então, dedique-se a fazer joias e outros acessórios, como cintos, pregadeiras ou fios para segurar os óculos.

Alguns materiais poderão ser mais caros, mas avalie bem, porque às vezes pode conseguir fazer bons preços que compensem esse investimento.

10. Fazer sabonetes, óleos artesanais e velas

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

As pessoas têm-se virado muito para os produtos naturais, que não levem muitos aditivos e químicos. Tudo o que é artesanal tem menor probabilidade de conter ingredientes muito processados. Por isso, se conseguir produzir coisas com bom aspeto, pode conseguir atrair algumas pessoas a comprá-las.

Para além da ideia, relativamente aos sabonetes e velas, também lhe dizemos como os pode fazer em casa. Leia, por exemplo, o nosso artigo sobre como fazer sabonete artesanal.

11. Personal Trainer

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Adora desporto? Está sempre em forma? Os seus amigos invejam a sua silhueta? E que tal desafiar essas pessoas a fazerem umas aulas consigo? Se consegue atingir bons resultados é porque alguma coisa está a fazer bem.

Se se achar capacitado para orientar o treino de outras pessoas e ajudá-las a atingir os seus objetivos, torne-se personal trainer, ainda que seja apenas nas horas vagas.

12. Fotógrafo

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Não precisa de ter um canudo para ser reconhecido e pago pelo seu trabalho como fotógrafo. Se o seu trabalho ainda não é conhecido por muitas pessoas, crie um portefólio online e divulgue nas redes sociais e junto das pessoas que conhece, para que comecem a descobrir o seu talento e a contratar os seus serviços.

13. Copywriter

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Independentemente de ter esta profissão ou outra, pode prestar serviços de copywriting em regime de freelancer. Só precisa de ter tempo e a cabeça fresca para criar ideias que satisfaçam os seus clientes.

14. Redator de artigos para a internet

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Um pouco como os trabalhos de copywriting, também pode escrever artigos para a internet em regime de freelancer. Tanto num caso como noutro, pouco mais precisa do que um computador e internet. Como, à partida, terá tudo isto mesmo sem desenvolver estes trabalhos, o investimento será, essencialmente, de tempo.

15. Maquilhador

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimento

Se tem jeito para maquilhar outras pessoas, se está sempre atualizado em relação aos novos produtos e técnicas e material não lhe sobra, ofereça os seus serviços de maquilhagem.

Não se esqueça de fotografar todas as pessoas que maquilhar para ter cada vez mais trabalhos para divulgar.

16. Consultoria

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimentoCertamente terá alguma capacidade ou competência única. A sua área de intervenção pode ter especificidades que permitirão justificar que outras pessoas lhe paguem. Seja na área da gestão, da estética, das vendas ou outra qualquer. Oferecer serviços e ser remunerado pelo seu tempo é uma forma muito nobre e válida de ganhar dinheiro extra. Além do mais, é possível conciliar este serviço com o seu trabalho por conta de outrem.

17. Intermediação e venda de produtos usados

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimentoMuitas pessoas têm diversos produtos com qualidade que não utilizam. Infelizmente, são demasiadas as pessoas que se querem dar ao trabalho ou mesmo que não têm competências ou paciência para vender estes produtos. Neste caso, porque não ser intermediário?

O seu papel seria o de encontrar os bons produtos para vender, determinar um preço e fazer os anúncios na internet (por exemplo, em sites como o OLX, Coisas, etc.). O seu investimento será algo residual, eventualmente criar um pequeno site de vendas, e poderá cobrar uma comissão de intermediação. Na prática, não tem muitos custos fixos e poderá ter um bom retorno para o seu tempo.

18. Guia Turístico

ideias-para-ganhar-dinheiro-com-pouco-investimentoPortugal é um país que está na moda. Temos muitos estrangeiros a visitar as nossas cidades e o melhor é que estes estrangeiros costumam viajar com carteiras largas. Têm dinheiro para gastar e não se importarão certamente de contratar um bom guia turístico para lhes mostrar os melhores locais da cidade, explicar um pouco da história e eventualmente encaminhá-los para os melhores restaurantes e eventos (eventualmente recebendo uma comissão do próprio restaurante).

Estas são as nossas ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento, esperando que lhe sejam úteis. Arregace as mangas e boa sorte!

Veja também: