Publicidade:

Como preparar a cama para o verão sem falhas

Com a chegada do tempo quente, há que preparar a casa para as novas temperaturas: hoje vamos saber como preparar a cama para o verão!

Como preparar a cama para o verão sem falhas
Deixe a sua cama bem fresca e confortável

Preparar a cama para o verão é essencial, sabia? Pode até parecer um tema um pouco “absurdo”, mas a verdade é que o tempo quente traz muitas alterações às temperaturas do quarto e, consequentemente, ao tipo de roupa de cama que deve utilizar.

Já para não falar do trabalho de preparação que deve ter na chegada da nova estação! É importante limpar e higienizar o colchão para dar as boas vindas ao sol e ao calor. Neste artigo mostramos-lhe todos os cuidados que deve ter para preparar a cama para o verão e não deixar que as noites quentes o impeçam de ter um sono descansado e revigorante.

Preparar a cama para o verão: 8 dicas que precisa saber


preparar a cama para o verão

Se pensarmos na quantidade de horas que passamos na cama, vamos ficar surpreendidos. Por isso mesmo, é preciso que este objeto tenha a devida manutenção e higienização!

Assim, nada como preparar a cama para o verão e garantir que ela é sinónimo de conforto, aconchego e tranquilidade. Até porque é, muitas vezes, neste local que tomamos grandes decisões ou onde encontramos o refúgio para os problemas do dia a dia.

1. Estrado e estrutura

Aproveite a chegada do verão para fazer um check-up geral à sua cama e comece pela estrutura! Verifique se está tudo em ordem e se o estrado – quer seja fixo ou amovível – está em perfeitas condições. É muito importante garantir um estrado e uma estrutura sólidos para que a noite seja retemperadora e sem chiadeiras!

2. Colchão

Se tem um bom colchão, então, muito provavelmente ele possui um lado apropriado para o inverno e outro para o verão, sabia? Contudo, muitas vezes esquecemo-nos de fazer esta tarefa tão importante. Virar o colchão para o lado de verão é bom por dois motivos: em primeiro lugar, aproveitamos a altura para o arejar e sacudir, ou até mesmo aspirar; em segundo lugar, porque passamos a dormir com o lado mais adequado próximo do nosso corpo, o que nos proporcionará noites mais confortáveis.

Idealmente deve deixar o colchão ao ar e sol durante um dia inteiro. Se tiver daquelas máquinas de limpar a vapor, melhor ainda, dê uma lavadela ao colchão!

3. Têxteis

Da mesma forma que os colchões têm um lado diferente para estações opostas, também existem têxteis mais ou menos adequados para os tempos de calor. Não vai, por exemplo, continuar com aquela colcha grossa de lã, fofa e quente, no pico de agosto, certo?

4. Lençóis

Além de usar lençóis mais finos no verão, o tipo de tecido que utiliza é igualmente fundamental, já que ajudará a manter uma temperatura confortável para que consiga descansar com serenidade. O algodão puro permite que a pele respire melhor, aumentando, assim, a qualidade do sono e vai ser essencial na hora de preparar a cama para o verão. Pode também optar por linho, um tecido bem fino e macio (mas para engomar é um pouco mais teimoso do que o algodão). Fica ao seu critério!

5. Colchas ou edredões?

Embora estejamos a preparar a cama para o verão, a verdade é que dormir apenas com um lençol por cima só é mesmo possível nas noites mais quentes. Na verdade, uma colcha leve de algodão pode acrescentar algum aconchego. Além disso, existem também alguns edredões de verão que acrescentam conforto sem provocar calor – informe-se nas lojas da especialidade! No limite, pode usar apenas a capa de edredão.

6. Almofadas e travesseiros

Por vezes, o prazer da cama começa mesmo antes de nos deitarmos nela. Isto é, preparar a cama para o verão é também decorá-la com cores mais frescas e leves. Assim, decorar a cama com almofadas e travesseiros de várias cores pode ser uma excelente forma de tornar a sua cama mais convidativa neste tempo quente.

7. Mantas

Nas noites mais frescas de verão é fundamental ter uma manta aos pés da cama. Se estiver mais frio, como logo pela manhã ou ao fim do dia, a manta dar-lhe-á o agasalho suficiente para o bem-estar desejado. De acordo com a sua sensibilidade ao frio, pode sempre  optar por uma malha mais ou menos grossa. Há opções para todos os gostos – e sensibilidades!

8. Dicas extra na hora de preparar a cama para o verão

Além de todas as sugestões e cuidados a ter na hora de preparar a cama para o verão que partilhamos consigo, vamos dar-lhe ainda uma sugestão “extra”: não se esqueça de ter na mesinha de cabeceira sempre um jarro e copo ou uma garrafa com água para que se possa hidratar, uma vez que no Verão precisamos mesmo de ingerir mais líquidos. Assim vai garantir noites de verão bem mais tranquilas.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação