Publicidade:

10 ideias simples para reutilizar água

Tão importante como poupar água, é saber como usá-la de novo de forma mais inteligente. Conheça algumas ideias simples para reutilizar água.

10 ideias simples para reutilizar água
Hábitos simples para colocar já em prática

A água é um recurso natural finito e, por isso, reutilizar é uma necessidade urgente. Ideias simples para reutilizar água não faltam: desde a matéria-prima em si até à reciclagem dos produtos direta ou indiretamente ligados a ela: garrafas, plásticos e papéis.

É importante lembrar que quem planeia reutilizar água precisa de evitar o uso de substâncias tóxicas, como naftalina, amaciadores e tintas, por exemplo. Este tipo de água não pode ser reutilizada.

Se tem interesse e proteger o planeta e poupar, talvez goste das ideias simples para reutilizar água que listamos.

10 ideias simples para reutilizar água


1. Use um balde no chuveiro

water

Sabe aqueles minutos entre ligar o chuveiro e esperar que a água atinja a temperatura ideal antes de entrar? Esse tempo que parece tão curto pode ser precioso. Isso porque pode gastar mais de 5 litros de água no intervalo.

Utilize um balde para recolher esta água e utilize-a noutras atividades, como o próximo banho, rega das plantas, limpeza da casa, lavagem de roupa, lavagem do carro, no autoclismo, etc.

2. Guarde a água da massa

A água que coze a massa pode ser recolhida e reutilizada para rega das plantas ou na lavagem da sanita, e evitar assim o uso do autoclismo.

3. E a água dos vegetais?

water

O mesmo é válido para a água da lavagem de frutas, verduras e legumes. Se não tiver nenhum tipo de líquido que possa prejudicar as plantas, esta água pode sair da cozinha diretamente para a horta dentro de casa ou para o jardim.

4. Lave o carro e o quintal

Ao invés de usar água para lavar o carro e em seguida utilizar mais água para lavar a garagem ou o quintal, use a mesma água com sabão para fazer dois serviços de uma só vez.

5. Recolha água da chuva

Uma das ideias simples para reutilizar água é investir em barris para recolher água da chuva. Existem sistemas próprios, e caros, mas se é iniciante pode só posicionar um grande recipiente parcialmente fechado na saída das calhas e depois reutilizar aquela água para regar as plantas, lavar o carro ou substituir o autoclismo.

6. Instale um sistema de reutilização

Procure saber se o seu edifício já utiliza esse tipo de sistema, que visa reaproveitar a água cinzenta para o autoclismo das sanitas, rega e limpezas. O sistema possui um custo, mas pode poupar em até 80% o consumo de água potável.

7. Guarde a água dos copos

water

Serviu-se de um copo de água e não o bebeu até ao fim? Não deite fora. Reutilize-a mais tarde para fazer um chá ou preparar uma massa.

8. Guarde a água das plantas

Se tem plantas em casa, qualquer que seja o tamanho, invista num recipiente para recolher a água das regas, como um pratinho, por exemplo. A água que ficar armazenada pode ser utilizada na próxima rega e assim por diante até a água não ser mais suficiente.

9. Reutilize a água da banheira

Resolveu tirar um tempo para relaxar e encheu a banheira? Quando acabar, não deixe toda aquela água descer pelos canos. Recolha a água após o banho e reutilize-a para lavar o quintal ou regar o relvado.

10. Atenção ao desumidificador

Sabe a água que é recolhida pelo desumidificador? Esta pode ser usada em diversas atividades, como lavagem do carro e limpeza da casa.

Veja também: