Publicidade:

IKEA testa leasing de mobiliário para promover sustentabilidade

Durante 2020, a marca sueca vai testar o serviço de leasing de mobiliário em trinta mercados diferentes, incluindo o português.

IKEA testa leasing de mobiliário para promover sustentabilidade
Iniciativa tem como objetivo prolongar a vida da mobília

Certamente que já ouviu falar no modelo de financiamento leasing. Muito comum quando se trata da compra de carros, máquinas industriais e equipamentos de grande porte, esta estratégia é uma grande ajuda para quem procura prestações mais baixas. Então e se o mesmo fosse possível mas para os móveis de sua casa?

É precisamente isso que a IKEA propõe. A marca anunciou que vai testar o serviço de leasing mobiliário ao longo do ano de 2020 nos trinta mercados onde está presente. O objetivo é ajudar os seus clientes a adquirir, manter e reutilizar os produtos IKEA de uma forma sustentável, prolongando a sua vida.

IKEA testa leasing de mobiliário em 2020


ikea

Tendo em conta os estudos efetuados pela marca, este novo serviço vem responder às atuais necessidades dos seus clientes, contribuindo positivamente para uma economia circular.

“O nosso sucesso no futuro estará na nossa capacidade de reformular e melhorar o modelo de negócio da IKEA. Testar a oferta de leasing é uma das maneiras pelas quais nos desafiamos a cumprir a nossa estratégia de transformação e de nos tornarmos um negócio mais acessível, conveniente e sustentável. As alterações climáticas e o consumo insustentável estão entre os maiores desafios que enfrentamos na sociedade – o desenvolvimento de negócios como este mostra como estamos focados em concretizar a nossa visão de criar uma vida melhor para a maioria das pessoas”, afirma Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka, em comunicado da empresa.

Os estudos conduzidos na Holanda, Suécia, Suíça e Polónia permitiram à cadeia sueca perceber os pontos de vista das pessoas sobre uma vida sustentável, a forma como escolhem os produtos para as suas casas, como os mantêm e o que lhes fazem no momento em que já não precisam deles. E foi assim que o formato de leasing surgiu como uma opção muito válida.

Mais do que uma abordagem de financiamento, a IKEA pretende assim oferecer um serviço que permita manter a propriedade do produto e garantir a sua máxima reutilização antes de seguir para o caminho da reciclagem dos materiais e dos componentes no final da vida útil.

Depois do período de testes a realizar nos mercados piloto, o modelo deverá ser replicado nos trinta países onde existem lojas do Grupo Ingka, incluindo Portugal, já a partir de 2020.

Ação “Um mundo melhor começa em casa” incentiva vida sustentável

Sabia que em Portugal 51,2% das pessoas não faz a separação do seu lixo doméstico, de acordo com um estudo levado a cabo pela IKEA no país? O mesmo estudo conclui ainda que, apesar dos consumidores reconhecerem que as alterações climáticas também decorrem da atividade humana, a maioria sente que os benefícios das suas ações são pouco visíveis ou intangíveis.

Por tudo isto, e já a preparar a sua ação para implementar o leasing de mobiliário, a IKEA desenvolveu uma campanha intitulada “Um mundo melhor começa em casa”. A ambição, pode ler-se em comunicado, é a de “inspirar e ajudar 1.000 milhões de pessoas em todo o mundo a viver de forma mais saudável e sustentável”.

Até ao final de maio, o grupo escandinavo vai comunicar uma série de comportamentos e soluções que todos podem adaptar e adotar nas suas casas, de forma funcional e acessível, para contribuir para um impacto positivo no planeta e nas poupanças familiares.

Entre os comportamentos a seguir estão exemplos de ações relacionadas com a separação de resíduos, poupança de água, eficiência e redução do consumo energético, redução do desperdício alimentar e de matérias primas e consumo responsável.

Leasing: o que é?


Talvez valha a pena explicar o que é isto do leasing. Trocando por miúdos, o leasing consiste numa modalidade de financiamento através da qual o locador (entidade que concede o leasing), concede ao locatário (cliente final), um determinado bem móvel ou imóvel, para o qual o cliente tem de pagar uma prestação mensal, durante o prazo previamente estabelecido. Finalizado esse prazo, o cliente terá a opção de compra do produto, perante o pagamento de um valor residual.

Em linguagem simples, podemos dizer que o leasing funciona como um contrato de aluguer, que no final do prazo oferece a possibilidade de compra mediante o pagamento de um determinado valor.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação