Publicidade:

A importância das férias para a nossa saúde física e mental

As férias não são um luxo, são uma necessidade e fazem bem não só ao nosso humor mas também à nossa saúde. Conheça 5 evidências da importância das férias.

A importância das férias para a nossa saúde física e mental
Será que fazer uma viagem pode melhorar o nosso bem-estar?

Vivemos ansiosos pela chegada da primavera e do verão e pelo regresso dos dias de sol e luz. O tempo mais quente e as idas à praia fazem-nos sentir tão bem, mas será que há evidências que comprovam a importância das férias para a nossa saúde física e mental?

5 evidências da importância das férias para a nossa saúde


importancia das ferias

As férias parecem ter realmente efeitos positivos na saúde e no bem-estar, embora esses benefícios diminuam várias semanas após o retorno ao trabalho. Conheça alguns achados interessantes acerca da importância das férias para a nossa saúde física e mental.

1. As férias ajudam a relaxar

Claramente o stress não é uma coisa boa. Mesmo para aquelas pessoas que afirmam adorar um estilo de vida cheio de pressão e sobrecarga, há momentos em que só apetece estar afastados de tudo, mesmo que por pouco tempo.

As férias têm o potencial de quebrar o ciclo do stress. Após as férias estamos mais capazes de enfrentar as exigências do mundo.

2. As férias melhoram a saúde e o bem-estar geral

Um estudo finlandês acompanhou cerca de 200 pessoas que tiraram férias prolongadas e longos fins-de-semana. Antes, durante e após as viagens mediram 6 indicadores: estado de saúde geral; humor; tensão arterial; nível de energia; fadiga; satisfação com a vida.

Os elementos de ambos os grupos, aqueles que fizeram viagens mais longas e aqueles que gozaram apenas fins-de-semana, relataram níveis mais elevados de bem-estar durante as férias, mas retornaram aos seus níveis normais de bem-estar após as férias.

3. As férias contribuem para o aumento da produtividade no trabalho

A incapacidade de se afastar e desligar do trabalho é acompanhada por sintomas de esgotamento, que obviamente afetam o bem-estar e a produtividade. Desvincular-se do trabalho quando não está dentro do horário de trabalho vai torná-lo mais resiliente face ao stress e mais produtivo e envolvido com o trabalho.

4. A mudança de ritmo imposta pelas férias contribui para o aumento da criatividade

Muitos trabalhadores tendem a especializar-se apenas na sua própria área e não exploram novas áreas nem diversificam seus interesses. No entanto, alguns estudos mostram que ser exposto a novas e diferentes experiências realmente aumenta a criatividade.

5. As férias têm o poder de melhorar as relações familiares

As férias em família contribuem positivamente para o vínculo, comunicação e solidariedade familiar. Promovem conexões familiares crescentes e duradouras.

férias em família

Em suma

O lazer é um importante preditor do nosso bem-estar, satisfação com a vida, saúde, envolvimento com o trabalho, criatividade e até satisfação conjugal.

Afastar todos os pensamentos e preocupações relacionadas com o trabalho demora sempre alguns dias, portanto, para que os seus dias de descanso possam ser apelidados de férias considere tirar pelo menos 2 semanas. Boas férias!

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!