Publicidade:

A importância dos professores na vida dos alunos

Todas as profissões são importantes na sociedade, mas há uma que se destaca - a profissão de professor. Compreenda a razão.

A importância dos professores na vida dos alunos
Comprovada a importância dos professores no desenvolvimento das crianças

Os professores desempenham um papel vital na educação e também na vida do aluno. O que se exige de um professor é que possua visão, experiência e um grau de instrução apropriado. O trabalho de ensinar é mais uma responsabilidade do que um simples emprego, e tem um impacto direto no desenvolvimento da educação no seu país e no mundo. Neste artigo exploramos a importância dos professores na vida e desenvolvimento de todos nós.

A importância dos professores no desenvolvimento das crianças


Todas as profissões têm acompanhado a evolução tecnológica e social, e a profissão de professor não é exceção – a verdade é que o papel do professor, no presente, é bastante diferente do que era no passado. As exigências são diferentes, quer do ponto de vista das competências técnicas, quer das pessoais.

professor

Seja para onde for que a Educação evolua, é seguro dizer-se que na vida de cada estudante bem sucedido, houve decerto pelo menos um bom professor. É também evidente que o professor é o profissional pelo qual têm obrigatoriamente que passar todos os outros, de todas as áreas. É, assim, indiscutível a importância dos professores não só para o desenvolvimento individual, mas também da sociedade como um coletivo.

Aprender continuamente para poder ensinar

A aprendizagem dos próprios professores é um processo contínuo que promove as suas competências de ensino, a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento de novas técnicas de transmissão de conhecimento, que, por sua vez, ajudam a melhorar a aprendizagem dos alunos. E tal como os pais, os professores são vistos pelos alunos como “role models” e “role mentors”, ou seja, como exemplos a seguir.

Impacto da educação

Os professores, quando profissionalmente dedicados, têm um impacto forte e duradouro na vida dos alunos. Para quem procura fazer uma diferença positiva na vida dos jovens, deverá considerar esta profissão, pois poderá tornar-se gratificante nesse aspeto. Todos os dias terá oportunidade de exercitar a sua criatividade, paciência e competências de comunicação, sabendo à partida que a sua influência poderá perdurar no tempo, até à idade adulta dos alunos. O que os alunos aprendem nos seus anos de formação pode moldar os homens e mulheres nos quais que eles se tornarão um dia mais tarde.

O papel do professor

O papel do professor é usar a matéria das aulas para ajudar os alunos a aprender e aplicar conceitos em diversas disciplinas, como matemática, línguas ou ciências. O dia a dia dos professores divide-se entre preparar as aulas, gerir a sala de aula, reunir-se com os pais, com os outros professores, tudo em em colaboração permanente com a restante equipa técnica e docente da escola. A docência, atualmente, exige ainda o assumir de diferentes cargos na Escola, como a coordenação da biblioteca, por exemplo.

A valorização da formação contínua dos professores é prioridade

Após décadas de avanços e recuos na definição da centralidade do papel dos professores, hoje em dia reconhece-se que os ingredientes mais fundamentais para a melhoria do ensino nas escolas são o conhecimento e as competências de quem ensina. A educação parece estar a chegar agora à mesma conclusão que se verifica noutros campos, como o dos negócios, da medicina, dos media: investir no desenvolvimento profissional deve ser a prioridade número um.

O papel de exemplo é mais importante do que a transmissão de conhecimento

Apesar da tendência de representar a educação como se fosse um sistema de produção automatizada segundo a qual inputs geram resultados, é claro agora que a experiência educacional é, mais do que uma mera transmissão de conhecimentos, um processo de interação social e interpessoal entre alunos, e entre alunos e professores, e entre estes e pais, em que as ações do professor são de fundamental importância e estão no centro do processo de aprendizagem, juntamente com as dos alunos.

Bons professores tornam as experiências educativas dos seus alunos bem sucedidas, mesmo sob condições adversas. Bons professores podem ajudar os seus alunos a adquirir aprendizagens e competências, mesmo com materiais didáticos limitados, porque, afinal de contas, é o trabalho diário dos professores que marca nas experiências dos alunos. Por outro lado, excelentes livros e salas de aula bem equipadas podem revelar-se totalmente inúteis se os professores não forem realmente bons.

Descubra aqui qual é o melhor horário para estudar >>

Tarefas do professor

O papel de um professor é mais do que apenas planear e executar os planos de aula. Em certo sentido, como muitos professores passam por vezes tanto ou mais tempo diariamente com os alunos do que estes passam com os seus pais, tornam-se uma segunda mãe ou um segundo pai, em muitos casos, especialmente para os que não têm uma base familiar sólida.

A importância deste papel varia muito consoante a fase de vida em que se encontre o aluno. A professora de creche desenvolve competências básicas nas crianças para poderem estar preparadas para entrar na escola primária, enquanto um professor do secundário terá que se envolver de forma mais profunda com os alunos adolescentes, que se encontram numa fase em que precisam de apoio escolar e pessoal e até de orientações para as suas decisões vocacionais.

Identificar, incentivar e desenvolver a criatividade

O papel de um professor não é apenas transmitir e debitar conhecimentos: ele deve investir em conseguir identificar as competências, talentos e a capacidade criativa dos alunos, com o intuito de incentivar que sejam colocados em prática da forma mais adequada, para depois os desenvolver.

Um bom professor contribuiu para a boa auto-estima dos alunos

Em suma, um bom professor é um modelo para os seus alunos. Os estudantes tendem a segui-lo, mesmo que inconscientemente, em muitos aspetos. A auto-estima do aluno pode ser elevada por um bom professor. O professor dá asas às competências e ambições do aluno e aponta-as para o futuro sucesso escolar e profissional. O bom professor deve possuir a competência profissional, mas sobretudo estar apto para transmitir bons valores aos alunos, estabelecendo uma relação colaborativa que poderá marcar para sempre, e positivamente, os seus educandos.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.

Saiba tudo sobre emprego