Publicidade:

Quer impressionar o chefe, faça-lhe esta pergunta (e mais 6 dicas simples)

Se quer dar o salto na sua carreira, nada melhor que começar por impressionar o chefe. Conheça algumas dicas simples que o podem ajudar a “cair nas boas graças” do seu chefe.

Quer impressionar o chefe, faça-lhe esta pergunta (e mais 6 dicas simples)
Descubra o que dizer para impressionar o chefe

Todos querem saber como impressionar o chefe, mas saiba que não basta cumprir escrupulosamente as suas tarefas. Vá além e faça a pergunta-chave!

Descubra o que dizer para impressionar o chefe


É já amplamente reconhecido o papel fulcral das boas competências de comunicação para o sucesso na vida profissional. Na verdade, o próprio mercado de trabalho favorece, ainda que inconscientemente para a maioria dos profissionais, quem é mais extrovertido e melhor comunicador. Mas, mesmo que não sinta que tem “o dom da palavra”, há determinadas expressões, e questões, que podem ajudá-lo a impressionar o chefe.

impressionar o chefe

3 frases que deve dizer quando comete um erro no trabalho

Vamos começar por aquilo que pode e deve dizer quando comete um erro. Erros, todos cometemos; mas a forma como gere a situação e as suas consequências pode determinar o fortalecimento ou enfraquecimento da relação de confiança com o seu superior e mesmo com os seus colegas.

Se errou, então, siga este “guião”

1. “Peço desculpa por ter (): é tão óbvio que às vezes é esquecido – o pedido de desculpas é a primeira coisa a sair da sua boca depois de cometer um erro. O pedido deve ser sincero, e não deve incluir a culpabilização de mais ninguém a não ser de si próprio. Reconheça a sua parte na criação do problema e assuma as consequências. Exemplo: “Peço desculpa por ter introduzido a versão mais antiga do nosso logótipo na nova campanha de comunicação.”

2. “Compreendi as razões pelas quais isto aconteceu”: torne claro para o seu chefe que consegue não apenas lidar com as consequências do seu erro, mas que este não se repetirá. Exemplo: “O que aconteceu foi que fui buscar o logótipo a uma pasta que tenho no desktop em vez de o ir buscar à pasta partilhada por toda a equipa, que contém as versões mais atuais.”

3. “Com esta situação, aprendi que (…)”: se quer impressionar o chefe, mostre que aprendeu e é capaz de se tornar um profissional melhor depois de ter errado. Exemplo: “Aprendi definitivamente que é mais seguro retirar e colocar informação na pasta partilhada por toda a equipa. Não só evitará que eu volte a usar informação desatualizada, como permitirá que os meus colegas também acedam a novos dados e informações resultantes do meu trabalho.”

A pergunta que deve fazer para impressionar o chefe

Se quer mesmo impressioná-lo, escolha o momento certo e faça a questão mais difícil. Prepare-se para que a mesma seja recebida com surpresa – ou estranheza! A questão que deve fazer é “O que é que lhe tira o sono durante a noite?”. Fazer esta questão abertamente revela, antes de mais, grande inteligência emocional, já que só alguém que faz uma boa leitura do verbal e não verbal do seu chefe pode antecipar que este está preocupado.

Em segundo lugar, colocar esta questão mostra capacidade de antecipação, pois demonstra que consegue antever a ocorrência de algum problema que pode ser evitado com a devida preparação. E terceiro, mostra que está disponível para se encarregar do problema e resolvê-lo. Daí resulta menos uma preocupação para o seu chefe, e pontos para si. Vá em frente!

6 dicas simples para impressionar o chefe


Nos dias que correm todos os profissionais são alvo de uma constante avaliação e são aqueles que se conseguem destacar entre os demais que terão mais probabilidades de alcançar o sucesso.

impressionar o chefe

1. Seja proactivo e tome a iniciativa

Qualquer empregador ambiciona encontrar um colaborador motivado, interessado e – acima de tudo – proactivo. Alguém que seja capaz de antecipar necessidades da empresa e de tomar a iniciativa; que procure soluções ou respostas para problemas existentes; ou que apresente novas ideias sem que lhe seja pedido. Se pretende impressionar o chefe, comece por aqui.

2. Mostre toda a sua criatividade

Está familiarizado com a frase “pensar fora da caixa” (português para “Think out of the box”)?! Claro que está. Esta é atualmente uma das frases mais usadas no meio laboral. Mas esteja ciente que é muito mais do que uma “frase da moda”. Nos dias que correm, são poucos (ou nenhuns) os empregadores que procuram colaboradores que se limitem a fazer o básico e a seguir os procedimentos existentes.

A criatividade é uma das competências mais requisitadas, já que os empregadores pretendem pessoas capazes de inovar e melhorar os métodos de trabalho ou até de trazer ideias/projetos brilhantes para a empresa. Não se iniba de revelar a sua criatividade. Certamente será uma boa maneira de impressionar o chefe.

3. Revele a sua capacidade de trabalhar sob pressão

Basta pensar nas caraterísticas que um recrutador procura num candidato para perceber este ponto. Um colaborador que seja capaz de trabalhar sob pressão e suportar situações de maior stress é sem dúvida uma mais-valia para a empresa. Principalmente se forem capazes de – perante uma situação inesperada – “tomar as rédeas” e encontrar respostas rapidamente. Quanto maior for a sua capacidade de solucionar problemas de forma ágil e autónoma, maiores serão as suas hipóteses de se destacar.

4. Trabalhe em equipa

Dito de outra forma: trabalhe com a equipa e para a equipa. Ou seja, mostre-se disponível para ajudar os seus colegas de equipa sempre que necessário. Assim revela a sua capacidade de trabalhar em equipa e a sua vontade de ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos. Além disso, desta forma ganha não só o respeito das suas chefias, mas também dos seus colegas.

5. Mantenha-se motivado

A sua missão de impressionar o chefe só será bem sucedida se mesmo perante as dificuldades do dia-a-dia conseguir manter a sua motivação elevada. Aproveite e veja as nossas dicas para manter a motivação no trabalho.

6.Aceite as críticas

Saber lidar com as críticas é fundamental. Mesmo que tenha levado “um puxão de orelhas” mostre que sabe aceitar as críticas e aprender com elas para melhorar o seu desempenho.

Um longo caminho pela frente!

Já diz o ditado: “Roma e Pavia não se fizeram num dia”. E o mesmo se aplica à sua carreira. Embora os seis passos acima mencionados sejam um bom começo para trilhar o caminho do sucesso, será necessário mais para impressionar o chefe. Esteja certo que alcançar o reconhecimento que tanto ambiciona pode levar tempo e vai exigir muito trabalho e dedicação. Mas o resultado será certamente recompensador.

Por isso, mãos à obra!

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.