Publicidade:

6 iniciativas de Natal solidárias para conhecer e participar este ano

Esta é uma época especialmente propícia a ajudar o próximo. Portanto, fique a saber quais as iniciativas de Natal solidárias 2018 e faça a sua parte. Participe!

6 iniciativas de Natal solidárias para conhecer e participar este ano
Fique a conhecer boas oportunidades de ser solidário

A magia do Natal enche-nos de entusiasmo e faz-nos, até, cometer algumas pequenas loucuras como comer muitos doces, ter excesso de comida na mesa, oferecer prendas com fartura, investir em muita decoração e iluminação de Natal.

Contudo, além destas extravagâncias, esta é também uma época de generosidade e solidariedade. Em Portugal, mesmo em tempos conturbados e de constrangimentos financeiros, os portugueses souberam estender a mão e o sucesso das ações de solidariedade atestam a generosidade para com os mais necessitados. Seja através de voluntariado ou de doações diversas (brinquedos, roupa, alimentos, etc.), há muitas iniciativas de Natal solidárias a que pode aderir.

Tome nota e fique a conhecer algumas das melhores iniciativas solidárias do Natal de 2018.

Iniciativas de Natal solidárias 2018: viva o verdadeiro espírito natalício


oferecer presentes

1. Missão Continente

Este Natal ofereça um presente solidário. A Missão Continente disponibiliza nas suas lojas dois produtos cujo valor reverte para diferentes instituições, de forma a criar um impacto positivo na vida de inúmeras pessoas.

Pode oferecer uma caneca ou uma caixa de bombons, sendo que a Missão Continente dispensa 1€ do valor dos produtos para o apoio a grandes causas, nomeadamente para a promoção de uma alimentação mais saudável; a batalha contra o desperdício alimentar; ou, ainda, em prol da inclusão social. Recordamos que ano passado, uma campanha semelhante, resultou num donativo incrível de 330.000€, repartidos por 22 projetos distintos.

Adira já >>

2. Operação Nariz Vermelho

No Natal, nada melhor do que comprar um presente em que parte do valor seja direcionado para iniciativas solidárias. Torna-se ainda mais estimulante dar uma prenda a quem amamos, sabendo que essa oferta ajudará outras pessoas que precisam de sentir amor e estima. Nas lojas Fnac de todo o país, pode encontrar à venda produtos solidários cujo valor reverte para a Operação Nariz Vermelho, tais como os livros A vida tem muita pinta, Vestiário do Doutor Palhaço e Rir é o Melhor Remédio ou, em parceria com a Science4you, o jogo de tabuleiro Rir é o Melhor Remédio.

Adira já >>

3. Agenda Solidária IPO 2018

Ao oferecer este produto estará, também, a contribuir para a construção da nova Unidade de Transplante de Medula do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil. É extremamente importante poder contribuir para que mais doentes sejam tratados e acolhidos com mais e melhores condições.

Com ilustrações de Carla Nazareth, este livro reúne nas suas páginas 12 textos escritos pelas seguintes personalidades: Clara Ferreira Alves, Fátima Lopes, Maria Manuel Mota, Maria Teresa Horta, Patrícia Reis, Rita Blanco, Bruno Nogueira, Frei Fernando Ventura, Guedes de Carvalho, Guilherme d’Oliveira Martins, Rui Patrício e Zé Pedro. Esta obra conta ainda com o alto patrocínio do Presidente da República.

Adira já >>

4. Pai Natal Solidário dos CTT

Através do apoio à iniciativa do Pai Natal Solidário, estará a contribuir para que crianças que vivam num contexto menos favorecido, possam continuar a acreditar na magia do Pai Natal. Assim, a sua generosidade permitirá realizar os sonhos destas crianças. As Instituições convidam os meninos e meninas, com menos de 12 anos, a escrever cartas ao Pai Natal, as quais são depois recolhidas e entregues ao CTT.

Caberá a esta entidade colocar as cartas online e nas suas lojas físicas, de forma a divulgar e a permitir que cada pessoa interessada possa apadrinhar a causa e responsabilizar-se pela realização de um desejo. Naturalmente, os dados pessoais quer das crianças, quer dos padrinhos, só são conhecidos pelos CTT, de forma a salvaguardar a confidencialidade da informação.

Adira já >>

5. Associação “A Casa do Caminho”

Esta associação convida-nos a entrar no espírito natalício e revela-nos duas formas de sermos solidários. Uma delas é visitar o sítio da associação, de forma a confirmar os artigos que estão listados, identificando as necessidades mais urgentes (fraldas, arroz, leite adaptado, papas não lácteas, óleo, sumos, milho para pipocas, chás, enlatados, massinhas, margarina, cereais, bolachas, toalhas de papel, sacos do lixo, lava tudo); ou fazer um donativo para o IBAN presente no sítio da associação.

Adira já >>

6. “Milhas Solidárias” – Associação JN Solidário

Da parceria entre a TAP e a Associação JN Solidário surge o projeto “Milhas Solidárias”. Esta iniciativa consiste na doação de milhas, as quais são revertidas em produtos que serão doados às instituições Centro Juvenil de Campanhã e à Casa do Gaiato, ambas localizadas no Porto. O objetivo é a entrega de produtos que funcionem como prendas de natal úteis, tais como cobertores, mochilas, auscultadores, entre outros.

Adira já >>

Estas são algumas iniciativas de Natal solidárias, para quem tem interesse no tema e pretende ser generoso nesta quadra. Contudo, esta listagem deve servir como mera inspiração para praticar o altruísmo. Isto, porque existem muitas outras formas de contribuir para melhorar a vida das pessoas que vivem, neste momento, num contexto menos favorecido.

Uma boa solução será conhecer as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) mais próximas de si. Assim, pode contribuir de forma mais pessoal e próxima, fazendo deste contributo solidário de Natal um comportamento habitual e recorrente durante todo o ano. Não deixe de aderir a estas iniciativas de Natal solidárias.

Veja também: