Publicidade:

Insatisfeito no trabalho? 4 dicas para ultrapassar

Quando alguém se sente insatisfeito no trabalho, é sinal que está na altura de fazer algumas mudanças. Como ultrapassar esta questão?

Insatisfeito no trabalho? 4 dicas para ultrapassar
É importante perceber as razões

Sente-se insatisfeito no trabalho e não sabe o que fazer? Saiba que esta situação não começa nem acaba consigo, e que é muito provável que tenha alguns colegas, familiares e amigos na mesma situação. Muito provavelmente a solução pode estar em fazer algumas mudanças.

Estou insatisfeito no trabalho: porquê?


A desmotivação no trabalho é um problema que afeta muitas pessoas. Sentir-se desmotivado leva a quebras na produtividade, stress, infelicidade, problemas em relacionar-se com colegas de trabalho. Antes de começar a ultrapassar o problema, é importante identificar as razões da insatisfação:

  • falta de reconhecimento – uma das situações mais comuns para se sentir insatisfeito no trabalho. Infelizmente, nem todas as empresas dão prioridade a uma cultura corporativa que dá valor à ambição, trabalho ou motivação de um colaborador;
  • mau relacionamento com colegas – conflitos laborais tem um impacto direto no nível de insatisfação de uma profissional;
  • mau ambiente de trabalho – pode até nem ser um problema pessoal com um colega, pode ser uma questão de ambiente. É provavelmente uma das razões mais frequentes para justificar a insatisfação no trabalho.
  • expectativas falhadas – a falta de motivação pode ter como base um conjunto de expectativas ligadas às funções atribuídas. É preciso começar por algum lado, mas se for uma situação que se arrasta, sem reconhecimento, pode ser complicado ultrapassar;
  • sentimento de estar sobrecarregado – demasiadas tarefas, ninguém em quem delegar, falta de tempo, pode gerar stress e ansiedade.

trabalho

Como ultrapassar esta insatisfação?


Se deu por si a pensar que está insatisfeito no trabalho, não desespere. A questão tem solução, mesmo que lhe pareça que não. A resposta está ou na mudança de trabalho, empresa ou carreira; ou em procurar uma mudança interna. Seja qual for a decisão, está a lutar pela sua saúde mental, o que deveria ser sempre uma prioridade.

1. Perceba a razão da insatisfação

Antes de tomar decisões relativamente ao seu futuro, perceba porque é que se sente insatisfeito.

2. Procure alternativas internas

Tente procurar uma solução interna, chegar à fala com a entidade patronal ou superiores diretos e dê a conhecer as suas preocupações. Não pense que por estar insatisfeito com as tarefas que desempenha não tem outro lugar na empresa. Quem sabe mudar de departamento ou área de trabalho possa ser a solução.

3. Comece a apostar mais no CV e presença digital

Sempre que possível mantenha-se atualizado no que toca à presença profissional no mundo das redes sociais e pense em renovar o ser currículo. Se está a pensar mudar de empresa, é o primeiro passo.

4. Seja persistente na procura e mude

Envie currículos, estabeleça contactos. A solução para a sua felicidade profissional (e consequentemente para a pessoal) pode estar numa mudança mais ou menos radical. É um processo cheio de desafios, mas com persistência, vai encontrar melhor.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.