Publicidade:

Insolação na gravidez: saiba os sintomas e como prevenir

A insolação na gravidez pode ser perigosa. Conheça os seus sintomas e riscos e aprenda a prevenir esta situação, sem abdicar de uns agradáveis dias de praia.

Insolação na gravidez: saiba os sintomas e como prevenir
Risco da insolação na gestante

De um modo geral, a exposição solar é algo benéfico para o nosso organismo. Contudo, há que ter precauções, especialmente se se fizer parte de algum dos chamados grupos de risco. A insolação na gravidez, por exemplo, é uma situação a evitar, pois pode pôr em risco o bem-estar fetal.

Portanto, a sugestão é que as gestantes vão sim à praia, mas não se exponham ao sol nas horas de maior calor, se hidratem devidamente e usem protetores solares adequados à sua pele. Perceba melhor esta problemática, com as explicações seguintes.

Insolação na gravidez: aprenda a prevenir situações de sobreaquecimento


insolacao na gravidez

O que é a insolação?

A insolação é uma situação causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso, o que causa o aumento significativo da temperatura do organismo. Os sintomas mais frequentes são: dor de cabeça, tontura, náusea, pele seca sem transpiração, febre, aumento da frequência cardíaca, desmaio, coma e até morte. Em caso de insolação, o mais urgente é diminuir, gradualmente, a temperatura do organismo.

Para isso, podem ser aplicadas compressas frias na cabeça, axilas, virilhas e pescoço ou tomar um banho de imersão em água fria. Mantenha-se num sítio fresco e arejado e ingira água fria. Já em casos graves, onde há confusão mental, respiração rápida e desidratação, o mais indicado é chamar uma ambulância e deslocar-se ao hospital.

Consequências de uma exposição solar intensa

O sol agride a pele, a qual funciona como uma primeira barreira de proteção de todo o corpo. O sol contribui, também, para a desidratação do organismo. Ora, o feto encontra-se numa bolsa de líquido. Logo, não é difícil entender o porquê de se dever evitar, durante a gravidez, um bronzeamento muito prolongado no tempo.

Mas, atenção, pois não é o bebé o único prejudicado. A pele de uma gestante é, particularmente, mais sensível ao sol, já que durante a gravidez o nível de hormonas como o estrogénio e a progesterona aumentam, deixando a melanina ainda mais suscetível à agressão solar. Assim, é até mais comum que as grávidas tendam a adquirir mais manchas na pele.

As altas temperaturas são, ainda, responsáveis pela contração dos vasos sanguíneos, provocando por exemplo o inchaço dos pés, muito visível nas grávidas. O calor intenso pode ainda desencadear um tipo de stress capaz de desencadear contrações uterinas e, em casos mais extremos, a produção de hormonas como a ocitocina e a prostaglandina indutoras do parto.

Sintomas de insolação na gravidez

Quando a temperatura da gestante ultrapassa os 39ºC, isso pode significar que estamos perante um caso de insolação. Atente, agora, noutros sintomas comuns nestas situações:

  • Pele avermelhada e seca;
  • Pulso acelerado;
  • Dor de cabeça;
  • Tonturas e vertigens;
  • Vómitos.

Como prevenir

  • Usar um protetor solar infantil, reaplicando-o de hora em hora.
  • Evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h;
  • Usar sempre chapéu, óculos de sol escuros e roupas leves, preferencialmente de algodão;
  • Beber muitos líquidos, preferencialmente água (1,5 a 3 litros por dia);
  • Fazer uma alimentação leve e fresca, à base de vegetais e fruta;
  • Tomar banhos de mar ou piscina para se ir refrescando;
  • Nadar ou caminhar pode ajudar a evitar o inchaço nos pés.

Em resumo, e se está grávida durante os meses de verão, naturalmente que deve usufruir do bom tempo e ir até à praia ou à piscina. Apenas deve seguir as nossas indicações e tomar medidas preventivas, capazes de evitarem casos de sobreaquecimento e de insolação que podem ser prejudiciais para si e para o feto.

Mantenha-se fresca e, assim que comece a sentir que a temperatura se está a tornar desconfortável, abandone o local onde está e procure um mais arejado, apostando de imediato na ingestão de líquidos e tenha um bom verão!

Veja também: