Publicidade:

Já é mais fácil recuperar contas de Instagram pirateadas

Processo facilitado: as contas de Instagram hackeadas poderão ser recuperadas diretamente a partir da app. Os testes já estão em curso.

Já é mais fácil recuperar contas de Instagram pirateadas
Até agora, era praticamente impossível recuperar contas

Ultimamente, várias contas de Instagram, sobretudo as que pertencem a celebridades, têm sido pirateadas sistematicamente. O fenómeno é recente e atinge vários tipos de utilizadores, sobretudo aqueles que já contam com milhares de seguidores. Uma vez perdidas, era praticamente impossível recuperar essas contas. Até agora…

Contas de Instagram: novas ferramentas para as recuperar


mulher usa telemovel

Ainda que não pareça, a apropriação de contas é uma realidade bem presente. Após a mesma, vários piratas informáticos acabam por ter acesso aos dados pessoais do utilizador lesado e, na grande parte dazes, tornam impossível a recuperação da conta.

É no Instagram que este fenómeno mais acontece, com cada vez mais pessoas a verem a sua conta hackeada sem motivo aparente. A tentativa de recuperar a conta após esse acontecimento é quase sempre em vão, isto porque o processo é feito de forma a que as pessoas nunca mais recuperem os seus dados – e a verdade é que, até hoje, o Instagram não conseguia apresentar soluções para este problema.

Por que é que há hackers a “roubar” contas de Instagram?

As contas mais lesadas são as que pertencem a utilizadores com milhares de seguidores e conteúdo partilhado. Tanto falamos de celebridades como de pessoas que trabalham, efetivamente, para o Instagram, de onde obtêm a sua fonte de rendimento. Esta pessoas, também conhecidas como influencers, são um dos maiores fenómenos atualmente na Internet.

A verdade é que, essas, são capazes de praticamente tudo para recuperar a informação perdida. Mais do que as suas informações privadas, estas pessoas querem o seu conteúdo de volta, que advém de várias parcerias estabelecidas com diferentes marcas em todo o mundo.

Em troca da recuperação das contas de Instagram, os hackers pedem milhares de euros que, muitas das vezes, são pagos por aqueles que, no fundo, acabaram de perder anos de trabalho. No entretanto, esses piratas informáticos alteram o login e password originais de forma a que ninguém consiga aceder às referidas contas.

É precisamente aqui que o Instagram vai melhorar, de forma a permitir que uma pessoa volte a ter acesso ao seu perfil. De facto, a empresa tem implementado mais medidas para melhorar as suas funcionalidades.

seguranca na internet

Nova ferramenta permite ter a conta de volta

Os testes da nova ferramenta do Instagram já estão em curso e vão funcionar diretamente a partir da app, sem que seja necessário recorrer a outros serviços. Para recuperar a conta de Instagram, a aplicação vai pedir ao utilizador informações como o endereço de email ou o número de telemóvel (caso o tenha associado ao seu perfil quando o criou).

Esta ferramenta vai estar disponível logo na página inicial de login, através da opção “ajuda”. Depois da introdução dos dados (independentemente de esses terem sido alterados pelo hacker), o Instagram irá enviar um código de verificação (para o email ou telemóvel) para que a conta possa ser confirmada.

A nova ferramenta vai, de seguida, remover todos os dispositivos que estejam associados à conta apropriada, à exceção daquele que foi utilizado para a recuperação da mesma. Desta forma, nenhum hacker terá mais acesso a esse perfil.

Mas, afinal, o que é que muda?

Até aqui, não se conseguia dar resposta à recuperação de contas de Instagram. O utilizador tentava aceder à sua conta e era enviado um email de recuperação da mesma que, ao fim e ao cabo, acabava por ser recebido pelo hacker que, ao apropriar-se da conta, apropriava-se de toda a informação associada.

Neste círculo vicioso, o utilizador nunca conseguia aceder ao seu próprio perfil, nem tão pouco recuperá-lo. Na verdade, foram várias as pessoas que reportaram este problema ao Instagram, o que originou esta nova ação por parte da empresa.

Ao concentrar todo o processo de recuperação na própria app, sem recorrer ao envio de e-mails de verificação (que obrigam o utilizador a usar outro serviço), o Instagram torna tudo mais seguro e fiável.

contas do instagram

Ferramenta passa a estar disponível para todos

A intenção do Instagram é disponibilizar esta ferramenta para todos os utilizadores. Por outras palavras, isto significa que não só aqueles que viram as suas contas roubadas poderão acionar o mecanismo de recuperação. Neste caso, também as pessoas a quem o username foi roubado poderão recorrer à ferramenta de recuperação.

Usernames que são curtos e originais são muito procurados por hackers que, depois de os “roubarem”, certificam-se que esses nunca mais são utilizados pelas pessoas que os criaram originalmente.

Com esta ferramenta, o Instagram vai impedir que esses usernames sejam utilizados por vários dias, até que a devida recuperação seja feita.

 

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.