Publicidade:

Investir numa pós graduação: sim ou não?

Uma pós-graduação poderá realmente ser sempre uma mais valia para o seu currículo? Vamos descobrir se vale ou não a pena investir numa pós-graduação.

Investir numa pós graduação: sim ou não?
A pensar em investir numa pós graduação?

Deve investir numa pós-graduação? A pós-graduação equivale praticamente a uma especialização, na qual o aluno tem a oportunidade de aprofundar conhecimentos numa área de conhecimento específico, desenvolvendo as suas competências. A pós-graduação não confere grau académico e pode demorar de três meses a um ano, consoante a instituição de ensino.

É seguro investir numa pós-graduação?


Qual escolher: mestrado ou pós-graduação?

O senso comum diz que investir numa pós-graduação pode abrir portas, enriquecer as suas perspectivas e satisfazer a sua curiosidade intelectual natural – mas tenha o cuidado de tomar uma decisão com os seus interesses e futuro em mente.

Antes de fazer uma pós-graduação, coloque estas questões a si próprio:

  • A pós graduação irá melhorar as minhas perspectivas de emprego e vai trazer-me vantagem competitiva no mercado de emprego?
  • Sinto que devo especializar-me e tenho interesse em desenvolver os meus conhecimentos num assunto específico dentro da minha área?
  • Gostaria de seguir uma carreira onde a qualificação profissional é necessária?
  • As qualificações de pós-graduação são reconhecidas e recompensadas na minha área de atividade?

Se respondeu sim a todas estas questões, pode-se dizer que é seguro apostar numa pós-graduação.

Perspectivas de emprego

É difícil ser notado num mercado de trabalho tão competitivo e lotado como é provavelmente o seu. Investir num curso de pós-graduação relevante aumentará o seu nível de conhecimentos especializados, em comparação com uma licenciatura – e aqui poderá ter desde logo vantagem sobre quem não tirou pós-graduação. Além disso terá a oportunidade de se envolver com empresas e tutores durante o curso, o que só por si poderá ser uma mais valia para entrar no mercado de trabalho.

O que dizem as estatísticas?

Embora ter uma pós-graduação possa não significar necessariamente um salário maior, pode aumentar o nível de responsabilidade no trabalho e encurtar a sua espera para a promoção. Na verdade, os alunos de pós-graduação têm maior probabilidade de estarem empregados do que seus colegas de licenciatura.

Mestrado ou pós-graduação: qual escolher? Veja dicas >>

escolher o mestrado

Competências base adquiridas durante uma pós graduação

Eis algumas das mais importantes…

  • Gerir projetos
  • Trabalho em equipa
  • Pensamento crítico
  • Competências avançadas de pesquisa
  • Manipulação de dados
  • Trabalho independente, auto-motivação e determinação
  • Entusiasmo e compromisso com o seu trabalho
  • Rigor intelectual

Estas competências são bastante valorizadas para um empregador, logo um pós-graduado terá preferência, por norma, sobre um licenciado.

Uma relação diferente entre o aluno e os professores

Esqueça a relação que teve com os seus professores durante a licenciatura. Numa pós-graduação tudo muda. Trata-se de um estilo de ensino diferente, em que o aluno praticamente é um colaborador do corpo docente. Enquanto na licenciatura, o aluno trabalha “para” o professor, na pós-graduação ele trabalha “com” o professor.

Contacto com especialistas

A oportunidade de fazer contactos e interagir com especialistas na sua área é uma das grandes mais valias da pós-graduação.

Vale a pena tirar uma pós-graduação quando já se está a trabalhar?

Sim! Para os licenciados que já estão a trabalhar, tirar uma pós-graduação é sempre uma chance de adicionar uma dimensão extra à sua carreira. Por outro lado, é uma boa ideia caso a pessoa queira dar um novo rumo à sua vida profissional, mesmo dentro da área onde se encontra a trabalhar. Se procura novos desafios profissionais na sua carreira, tirar uma pós-graduação pode sem dúvida dar-lhe muitas luzes sobre para onde poderá ir.

Qualificar-se para ter um negócio próprio

Investir numa pós-graduação poderá ser também uma boa forma de obter uma melhor preparação para poder vir a ter o seu próprio negócio, uma vez que o mune de experiência e know-how.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.

Saiba tudo sobre emprego