Publicidade:

7 dicas sobre como escolher jantes e pneus

Saiba agora como escolher as jantes e pneus para o seu carro. Siga as nossas dicas e faça compras acertadas.

7 dicas sobre como escolher jantes e pneus
Dicas para escolher as melhores jantes e pneus para o seu carro

Saber escolher jantes e pneus adequados para o carro é fundamental para garantir a sua segurança em todas as viagens que faz. O desgaste natural destas peças vai obrigá-lo a efetuar a respetiva substituição e, assim sendo, é essencial que saiba escolher as opções acertadas para o seu veículo.

Pneus desgastados e jantes empenadas aumentam as probabilidades de acidente já que podem estar na origem do desalinhamento da direção e no aumento dos consumos de combustível do veículo.

Jantes e pneus: como escolher os mais adequados para o seu carro


1. Confira das dimensões dos pneus

Para saber como escolher a combinação correta de jantes e pneus para o seu veículo, deverá começar por garantir que cumpre os requisitos legais. Assim sendo, antes de comprar pneus novos ou usados, confira as dimensões aprovadas para o seu veículo.

Toda a informação relativa às dimensões de pneus aprovadas para o seu automóvel vêm especificadas no Documento Único Automóvel. O incumprimento das normas está sujeito a multa e a reprovação na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).

2. Informe-se quanto à etiqueta do pneu

Assim como os eletrodomésticos, os pneus já contam com uma etiqueta europeia que especifica a eficiência (consumo de combustível), a aderência ao piso molhado e o ruído provocado pelos pneus.

pneus

3. Aconselhe-se sobre o barulho dos pneus

Existem pneus que emitem mais barulhos que outros. Este aspeto é particularmente relevante se utiliza o carro, essencialmente, em viagens pela autoestrada, onde o barulho se vai notar mais.

4. Esteja atento ao diâmetro das jantes

Se quiser mudar as jantes do seu veículo, confirme sempre o respetivo diâmetro. Mais uma vez, utilize peças cujas medidas foram aprovadas pela marca do seu veículo. Se pretender alterar estas dimensões das jantes, deverá confirmar junto do seu concessionário se é possível e avançar com um pedido ao Instituto da Mobilidade e do Transporte (IMT).

5. Conheça os tipos de jantes existentes

Existem dois tipos de jantes: liga de alumínio ou aço. As de aço são resistentes, maleáveis e relativamente mais baratas, mas também mais pesadas. As jantes de liga leve ou forjado são mais leves, geralmente mais resistentes do que o aço (especialmente as forjado), mas não são tão maleáveis. Este último aspeto é importante quando há necessidade de efetuar uma reparação.

jantes

6. Esteja atento aos preços

Este também é um fator essencial na altura de escolher as jantes e pneus que vão acompanhá-lo nas próximas viagens. Há preços para todos os gostos e tudo depende do seu orçamento: faça as suas pesquisas de mercado, estipule o valor que quer gastar e procure ajuda especializada para não derrapar no valor que vai gastar.

7. Garanta a maior qualidade possível

Na altura de escolher as jantes e pneus, tenha atenção à qualidade do material: no caso dos pneus, a borracha utilizada deve garantir total aderência ao solo e maneabilidade e controlo em qualquer circunstância; em relação às jantes, a escolha acontece, na maior parte das vezes, por razões estéticas. Produzidas em materiais distintos (aço, liga leve, etc.), os preços das jantes são bem distintos.

Veja também: