Publicidade:

Saiba como e onde usar o lápis hemostático

Como o nome indica, o lápis hemostático serve essencialmente para estancar o sangue proveniente de pequenos cortes, ou seja, não só dos cortes do barbear.

Saiba como e onde usar o lápis hemostático
Dicas úteis que precisa de saber

O lápis hemostático é obrigatório em todas as casas e, ao contrário do que possa pensar, não serve apenas para os senhores terem na casa de banho para estacar o sangue dos pequenos cortes que, por vezes, surgem ao fazer a barba.

Lápis hemostático: para ter sempre à mão

Composição

O sulfato de alumínio e o alúmen de potássio são os principais responsáveis pela função principal  deste produto: estancam o sangue, evitando o incómodo de estar sempre a secar o sangue enquanto não estanca numa pequena ferida.

Quando usar

Pode ser usado em pequenos cortes que causem sangramento. Embora seja mais usado pelos senhores ao fazerem a barba, a verdade é que este produto é também muito útil na cozinha, local onde muitas vezes também acontecem pequenos cortes. Assim, tenha mais do que um lápis hemostático em casa: guarde um na casa de banho e outro na cozinha, para que esteja sempre à mão quando é necessário.

Modo de aplicar

Os lápis hemostáticos devem ser aplicados diretamente no corte, pressionando ligeiramente, deixando atuar alguns segundos. Pode molhar um pouco a ponta do lápis previamente, para ser mais fácil a aplicação. O resultado é o estancamento do sangue quase imediato. Pode ficar um resíduo esbranquiçado na ferida que é a consequência normal da aplicação do lápis.

Pedra hume vs lápis hemostático

Talvez haja alguns senhores que preferem o uso da pedra hume para estancar o sangue dos cortes ao barbear, em vez do lápis hemostático, mas a verdade é que estes dois produtos têm ações ligeiramente diferentes.
A pedra hume pode ser usada mesmo quando não há cortes, pois ela ajuda a fechar os poros depois do barbear, promovendo deste modo a desinfeção da pele e um aspeto mais homogéneo. Por seu lado, o lápis hemostático só deve ser usado para estancar o sangue e é mais eficaz nessa ação do que a pedra hume.

Onde comprar

Os lápis hemostáticos podem ser comprados em farmácias e parafármacias, ou ainda on-line, por exemplo, aqui.

Com estas dicas e informações sobre o lápis hemostático, consiga tirar o máximo partido deste produto que é bastante útil para ter em casa.

Saiba tudo sobre moda e beleza