Publicidade:

Dicas para lavar frigideiras da forma mais eficiente

O que deve e não deve fazer ao lavar frigideiras? Lavar com água quente, sim ou não? Se tem esta e outras dúvidas, este artigo é para si.

Dicas para lavar frigideiras da forma mais eficiente
Respondemos às principais questões

Quantas vezes, mesmo depois de lavar frigideiras, elas permanecem com gordura e com vestígios de sujidade que parecem impossíveis de retirar? Acredite, se seguir estas dicas, não vai mais ter este problema. Confira por si mesmo e saiba como cuidar deste utensílio tão utilizado no dia a dia.

Os 6 erros que deve evitar a lavar frigideiras


Tão ou mais importante do que aquilo que deve fazer ao lavar frigideiras é também o que não deve fazer. Existem erros associados ao processo que para além de não garantirem uma limpeza eficaz, podem mesmo danificar o equipamento. Anote as cinco coisas a evitar.

lavar frigideiras

Deixar a comida acumulada na frigideira

Erro crasso: deixar os alimentos ressecarem depois de ficarem queimados! Se a sua frigideira ficou com uma pequena camada de alimentos queimados, coloque um pouco de água morna, deixe atuar cerca de 5 minutos e lave-a depois normalmente. Nunca, mas nunca mesmo, deixe este trabalho para ‘amanhã’, pois a dificuldade vai ser mil vezes maior.

Usar objetos cortantes ou utensílios de metal

A maior parte das frigideiras já tem um revestimento que as torna mais ou menos antiaderentes. Se utilizar na sua limpeza objetos cortantes ou utensílios de metal vai, muito provavelmente, danificar este mesmo revestimento.

Dê preferência a utensílios de plástico ou de silicone e nos casos de muita gordura acumulada pode até utilizar um pouco de papel de cozinha para absorver o excesso.

Lavar a panela com esponja de aço

Da mesma maneira que utensílios de alumínio vão danificar as frigideiras, já está a imaginar o que farão as famosas esponjas de aço… Fuja delas a sete pés! As esponjas de material abrasivo removem o revestimento da panela e podem causar danos permanentes. Use sempre uma esponja macia para limpar.

Lavar a frigideira muito quente

Não tem qualquer problema lavar frigideiras mornas, mas quando ela ainda está a escaldar não o deve fazer, pois pode acabar por danificar o seu revestimento. Aguarde que arrefeça um pouco e, depois, mãos à obra.

Usar produtos abrasivos na limpeza

Muita atenção aos produtos químicos que utiliza a lavar frigideiras. Uma forma de verificar a sua compatibilidade será através da verificação da etiqueta instruções da mesma. De modo geral, os fabricantes recomendam a utilização de um detergente neutro e sem grandes propriedades mais abrasivas.

Guardar as frigideiras sem proteção

Guardar as frigideiras de modo aleatório pode ser meio caminho andado para as danificar e depois disso de nada adianta saber como lavar frigideiras da forma mais correta. Idealmente devem ser guardadas suspensas e se precisar de empilhar os utensílios para ganhar espaço, coloque uma folha de papel de cozinha entre as mesmas e assim prevenir o atrito entre elas.

Como limpar tachos queimados >>

Lavar frigideiras com toda a segurança e eficácia passo a passo


Passo 1

A primeira indicação de como lavar frigideiras é mais uma orientação de pré lavagem do que de lavagem propriamente dita. Lave a frigideira manualmente e não a coloque na máquina de lavar louça, mesmo que na etiqueta referir que é seguro, porque acaba sempre por ter um risco acrescido.

Descubra o que está a limpar mal na sua cozinha >>

Passo 2

Utilize um detergente neutro e um pano ou esponja macia para esfregar com suavidade. A água deve estar morna mas não demasiado quente para não encurtar a duração da frigideira.

Passo 3

Se ainda assim não conseguir remover toda a sujidade, deixe a frigideira de molho em água morna com detergente neutro (aproximadamente uma colher de chá). Deixe de molho 10 a 20 minutos e lave novamente. Este passo vai ajudar a remover bactérias e a remover a gordura e os resíduos.

Passo 4

Sujidade persiste? Experimente fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com uma gotas de água e esfregue esta mistura com uma esponja ou escova suave. Deixe a pasta atuar cerca de 15 minutos e enxagúe com cuidado, e sem esfregar.

Passo 4

O passo ainda mais ‘intensivo’ no caso de ter sujidade a lavar passa por aquecer um pouco a frigideira com um pouco de óleo e de sal: coloque duas colheres de sopa de óleo vegetal e aqueça a frigideira em lume brando. Adicione três colheres de sopa de sal e retire do lume. Agite a frigideira até que os dois ingredientes fiquem uniformemente distribuídos e depois de arrefecer, lave a frigideira manualmente.

Descubra 5 segredos que o vão ajudar a limpar corretamente o ferro de engomar >>

Passo 5

Seque a frigideira imediatamente com a ajuda de um pano macio e de papel de cozinha e não a guarde enquanto estiver molhada. Caso contrário, poderá ter muito brevemente uma frigideira bem enferrujada.

Agora que já sabe tudo sobre como lavar frigideiras da forma mais correta, não há desculpas para dizer que as panquecas queimaram porque o revestimento das mesmas não está a funcionar corretamente!

Siga sempre estas dicas e conselhos e consiga ainda melhores resultados na sua cozinha assim como utensílios duradouros.

Veja também:

Limpeza e Arrumação